domingo, junho 27, 2010

PAINEL DA FOLHA

Falando sozinho
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 27/06/10

Não bastassem a dianteira assumida por Dilma Rousseff e o caos instalado na escolha do vice de José Serra, uma outra preocupação ronda o comando tucano: os tão sonhados "embates diretos" com a candidata de Lula, instrumento para produzir o "confronto de biografias", podem no final ser bem poucos.
O QG dilmista assumiu o compromisso de levá-la a quatro debates de televisão. Mais um de internet. E chega. Toda a ênfase será colocada na propaganda e em entrevistas, nas quais ela estará livre da presença do adversário. Há quem tema que Serra tenha apostado alto num recurso do qual pouco poderá se utilizar.

Proeza Com o pandemônio produzido pelo anúncio de que Álvaro Dias (PSDB) seria seu companheiro de chapa, Serra conseguiu algo que há muito não se via no DEM: consenso. Contra ele.

Gasolina Convencido de que seria escolhido, Álvaro circulava pelo Senado, na semana passada, dizendo a quem quisesse ouvir que o vice não seria do DEM, porque este é um "partido de mensaleiros". Que agora ameaça deixar a aliança.

Cotoveladas A ideia, propagada pela cúpula do PSDB, de que a presença de Álvaro na vice viabilizaria um desempenho do tipo "arrasa quarteirão" no Paraná, dado que estarão na chapa também seu irmão, Osmar Dias (PDT), e o tucano Beto Richa, não leva em conta uma realidade amplamente conhecida pelo eleitorado local: os três não se bicam.

Fala sério Palpite de quem acompanha de perto a política do Paraná: depois de passar pelo menos três meses negociando simultaneamente com o PSDB (para renovar seu mandado de senador) e com o PT (para ser candidato ao governo estadual e dar palanque a Dilma Rousseff), Osmar Dias corre o sério risco de sair da eleição menor do que entrou.

Gerais 1 Pesquisas internas levam a campanha de Dilma a concluir que o avanço da candidata na região Sudeste, principal destaque do último levantamento do Ibope, foi puxado por Minas.

Gerais 2 Há um mês, Serra conservava vantagem de quase dois dígitos de intenção de voto sobre a petista na terra de Aécio Neves. Agora, a situação se inverteu.

Jogos de guerra Um estrategista da oposição reconhece que a campanha de Dilma vem executando com disciplina uma velha máxima das batalhas eleitorais, a saber: "perder de pouco onde você perde e ganhar de muito onde você ganha".

Queimada O acúmulo de sinais de que a polarização entre Dilma e Serra se consolidou preocupa a campanha de Marina Silva (PV) não apenas pelo risco de asfixia quando começar o horário eleitoral em televisão e rádio, mas também por uma ameaça real e imediata: desestímulo aos potenciais doadores de recursos.

Mesa redonda Lula promoverá amanhã uma reunião ampliada da coordenação do governo para ouvir os relatos dos ministros envolvidos na operação de socorro às áreas atingidas pelas chuvas no Nordeste.

Ponte aérea Braço direito de Alexandre de Moraes (DEM) quando este ocupava a Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Paulo, o advogado Wellington Márcio Kublisckas foi nomeado para um cargo de confiança na Casa Civil da Presidência da República, agora sob o comando de Erenice Guerra. com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"É sempre bom lembrar que ninguém é obrigado a acompanhar velório."
DO SENADOR DEMÓSTENES TORRES (GO), sobre o apoio de seu partido, o DEM, à candidatura presidencial de José Serra (PSDB), à luz do anúncio da escolha do senador tucano Álvaro Dias para ser vice da chapa.

Contraponto

De duas, uma

Perto do final de "A Ditadura Derrotada", Elio Gaspari relata a surra tomada pela Arena, partido de sustentação dos governos militares, na eleição de novembro de 1974, quando o MDB obteve 72,75% dos votos para o Senado e quase dobrou a bancada na Câmara.
Diante da total discrepância entre as previsões do SNI e as tabulações feitas pelo próprio serviço durante a apuração, Heitor Aquino Ferreira, secretário particular do presidente Ernesto Geisel, anotou em seu bloco:
-Inacreditável. Não entendemos nada de política, ou o povo não entende nada de governo.

Nenhum comentário: