quinta-feira, junho 24, 2010

PAINEL DA FOLHA

Dias & Dias 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 24/06/2010

Além da dianteira conferida pelo Ibope a Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) enfrenta agora o assédio do correligionário Álvaro Dias. O senador tenta se impor como vice alegando que só assim os tucanos conseguirão atrair no Paraná, sexto colégio eleitoral, o apoio de seu irmão Osmar Dias (PDT), que há meses negocia simultaneamente com o PSDB (para se reeleger senador na chapa de Beto Richa) e com o PT (para disputar o governo e dar palanque a Dilma).

Embora petistas ainda confiem em amarrar o oscilante Osmar, ele lhes disse, nesta semana, estar impedido, pois Álvaro "será" vice de Serra. Mas há quem ache que a faca no pescoço não irá funcionar.
E aí?
Como Osmar Dias marcou sua convenção para este sábado em Curitiba, Serra é pressionado não apenas a decidir em favor de Álvaro, mas também a fazê-lo já.
Não fui euEm suas tratativas com os tucanos, Osmar procura transmitir a ideia de que não é ele, e sim Álvaro, quem exige a vice como pré-requisito para a aliança.
Prós...Uma ala da campanha de Serra defende que a escolha da ex-nadadora, vereadora e presidente do Flamengo Patrícia Amorim pode criar fato novo e positivo no momento em que Dilma o ultrapassou no Ibope. Sem falar na potencial ajuda no Rio, onde os tucanos correm risco de deslizamento.
...e contras
Outra ala, porém, considera "loucura" indicar uma principiante para uma disputa que se desenha cada vez mais difícil. Esse grupo inclui, é claro, quase todos os demais cotados para a vaga de vice.
Janela
O comando da campanha de Serra atribui a subida de Dilma, em boa medida, aos três dias seguidos de "Jornal Nacional" faturados com o giro europeu da candidata do PT. Um deles coincidiu com a data de exibição do programa do PSDB, estrelado por Serra -mas menos visto do que o "JN", argumentam os tucanos.
Calculadora
O dado da pesquisa Ibope que mais animou os petistas não foi a intenção de voto de Dilma, e sim o crescimento da rejeição de Serra de 25% para 30%. O entendimento é que isso demonstraria resistência ao discurso do tucano, recentemente mais duro contra o governo, Dilma e Lula.
Com você
O presidente Lula telefonou para Dilma na segunda-feira e disse que, se o Brasil for para a final da Copa, ele quer levá-la a tiracolo para assistir in loco à partida.
Rei da rimaDo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), fazendo trocadilho no Twitter com o sobrenome do meio de Dilma Rousseff para comemorar o resultado do Ibope: "Os cães ladram e a cara Vana passa..."
PênduloTudo caminha para que Clésio Andrade (PR) seja o suplente de Fernando Pimentel (PT) na chapa ao Senado, o que configuraria mais uma intervenção do PT nacional em Minas. O diretório local havia aprovado resolução, segundo a qual a indicação do suplente caberia ao próprio partido.
Conexão
Parte dos R$ 30 milhões desviados no esquema de fraude de licitações no Ceará, desmontado ontem em operação da Polícia Federal, estava vinculado a emendas de parlamentares. O caso chegou à porta do gabinete do deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB-CE), muito próximo do governador Cid Gomes (PSB).

Visita à Folha Alan Charlton, embaixador do Reino Unido no Brasil, visitou ontem a Folha.
Tiroteio
"O problema é que na sabatina Dilma não poderia usar teleprompter. Nem posar ao lado de Lula."
BR-101 
Os senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Heráclito Fortes (DEM-PI) travavam discussão acalorada sobre a partilha dos royalties do pré-sal, até que o segundo resolveu buscar uma saída contemporizadora:

-O Rio de Janeiro perdeu, mas continua lindo. O Espírito Santo perdeu, mas continuará crescendo. É preciso dar ao Nordeste a oportunidade de crescer!

Candidato ao governo capixaba, Casagrande pediu:

-Dá pra acrescentar "lindo" ao meu Estado?

Disposto a fazer acordo, Heráclito topou e ainda fez questão de dizer que Guarapari era sua praia favorita.

Nenhum comentário: