quarta-feira, junho 23, 2010

PAINEL DA FOLHA

Segundo turno 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 23/06/2010

Depois de negarem a possibilidade de candidaturas "solteiras" ao Senado, ou seja, desvinculadas das coligações dos partidos para as eleições ao governo, ministros do Tribunal Superior Eleitoral estão divididos ao voltarem a analisar o tema. Se liberadas, essas candidaturas podem embaralhar as alianças estaduais, já que hoje são permitidos apenas dois senadores por chapa. O julgamento foi paralisado com placar empatado após pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello. Faltam três votos. O relator, Hamilton Carvalhido, respondeu positivamente à pergunta: "Partidos A, B, C, D e E, coligados para governador, podem ter candidatos isolados ao Senado?"
Releitura


O caso já havia sido analisado em maio pelo tribunal, numa consulta do presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ). Na ocasião, a maioria dos ministros votou contra a possibilidade. Desta vez, o questionamento é do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Cenários


O Rio seria um dos principais Estados implicados numa eventual mudança na regra. Por exemplo: desataria o nó de PSDB, DEM e PPS para apoiar Fernando Gabeira (PV) ao governo, já que sobram candidatos interessados em tentar o Senado nas quatro siglas.

Nervos de aço Osmar Dias (PDT) não apareceu ontem à tarde na rodada de negociações entre PT, PMDB e PDT para fechar o palanque da corrida ao governo do Paraná. Segundo o presidente do partido, Carlos Lupi, ele estava com a "pressão alta".

Noiva De um paranaense, sobre a lista de exigências de Osmar Dias: "Ele quer ser nomeado, e não eleito".
Terceirizando


Na conversa com a cúpula do seu partido ontem, Eduardo Pinho Moreira (PMDB) tentou culpar Ideli Salvatti (PT) por ele ter pulado fora do barco governista e optado pelo apoio ao DEM em Santa Catarina. Sem efeito, tentou emplacar a desculpa de que, quando esteve com Dilma Rousseff, não havia prometido ficar com o PT.
Atrito


O grande embate da reunião do PMDB foi entre o ex-governador Luiz Henrique da Silveira e o deputado Eunício Oliveira (CE). A cúpula da sigla segue dizendo que não aceitará apoio formal ao DEM no Estado.
Rebuliço


 A nova regra imposta pela Lei da Ficha Limpa causou confusão no Pará e em Mato Grosso do Sul, onde os partidos correm o risco de perderem candidaturas já colocadas na rua, a saber: Jader Barbalho (PMDB-PA), Paulo Rocha (PT-PA) e Dagoberto Nogueira (PDT-MS). Todos vão recorrer para tentar o registro.

Quem dera



No site oficial de Dilma Rousseff (PT), um vídeo diz que a convenção estadual do PMDB baiano, realizada anteontem em Salvador, serviu "para oficializar a aliança entre o partido e o PT da Bahia". No Estado, o peemedebista Geddel Vieira Lima e o petista Jaques Wagner são adversários.

Na rede



A campanha de Dilma lançará nos próximos 15 dias nova ferramenta na web: um site que funcionará como espécie de guarda-chuva de redes sociais.

Dízima periódica



Comunicado do PT distribuído ontem comemorava que a última atualização do governo nos números de empregos com carteira assinada indicava 13.013.131 postos de trabalho desde 2003.

Folclore



A convite do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), o tucano José Serra deverá fazer uma visita, no final da semana, ao Festival de Parintins, no Amazonas.

Tiroteio



Num país com tamanha tradição de compadrio, afrouxar as regras na mais alta instância induz a um efeito dominó.

Contraponto 


Ocupação irregular 



Instalada para investigar supostos desvios da cooperativa dos bancários para o PT, a CPI da Bancoop ouvia ontem o depoimento do engenheiro Ricardo Luiz do Carmo na Assembleia Legislativa de São Paulo sobre a compra de terrenos. Segundo ele, os imóveis estavam em áreas pantanosas ou em rota de aviões.

-Em um deles, assim que tiramos o primeiro punhado de terra, a água começou a verter...

Tucanos não resistiram, e Ricardo Montoro atirou:

-Então será que algum diretor molhou as mãos?

Nenhum comentário: