terça-feira, junho 22, 2010

PAINEL DA FOLHA

Próximo capítulo 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 22/06/2010

Com Patrus Ananias (PT) praticamente escolhido vice de Hélio Costa (PMDB), as atenções em Minas se voltam para a primeira suplência do candidato ao Senado Fernando Pimentel (PT). Como ele é considerado nome certo no primeiro escalão em caso de vitória de Dilma Rousseff, a vaga desperta grande interesse.

Em encontro no final de semana, o PT aprovou resolução dando ao partido a prerrogativa de indicar o suplente de Pimentel. Amigo do ex-prefeito de BH, o deputado Virgílio Guimarães é o nome mais cotado. Mas o PR também está na disputa. Quem se apresenta é o presidente estadual do partido, Clésio Andrade.

Entre nós Michel Temer recebeu uma delegação do PMDB-SC para discutir a crise envolvendo a decisão de Eduardo Pinho Moreira de abdicar da candidatura ao governo estadual e apoiar o DEM. Há quem veja chance de evitar a intervenção no diretório. Isso, no entanto, passaria pela troca de Moreira pelo deputado federal João Matos no comando local.
Filho da terra


O material de campanha de Geddel Vieira Lima (PMDB) martela que o ex-ministro "tem sangue baiano", é "baiano de verdade". O governador e adversário Jaques Wagner (PT) é carioca de nascimento.
Cláusula


Para desistir de mudar o desenho da chapa de Fernando Gabeira (PV), palanque de José Serra no Rio, a cúpula do PSDB obteve o compromisso de que os candidatos ao Senado (um do DEM e outro do PPS) aparecerão na TV tendo ao fundo o número do tucano, 45.
Zzzzzz...


Do presidente do PTB, Roberto Jefferson, depois de se submeter a uma sessão de acupuntura com o médico do aliado Geraldo Alckmin: "Relaxei e dormi".
Sem consenso


Nem o PDT se entende sobre a indicação do deputado estadual Major Olímpio para a vice de Aloizio Mercadante (PT) em São Paulo. Presidente do partido, Carlos Lupi é contra.
Contra-ataque


A notícia de que ONGs recepcionarão o presidente Lula hoje em Altamira (PA) com um protesto contra a construção da hidrelétrica e Belo Monte levou a governadora Ana Júlia (PT) a promover ato público em favor do "desenvolvimento sustentável no Xingu". Tudo na tentativa de demonstrar apoio popular à usina.
Tente outra vez


Depois da viagem de Michel Temer (PMDB) à Europa e da estreia do Brasil na Copa, agora são as festas juninas que ameaçam estragar os planos do governo de liquidar a votação do pré-sal no Congresso. A avaliação é que dificilmente haverá quórum para apreciar a matéria nesta semana.

Prestativos

Tão logo souberam que Lula receberia o governador Téo Vilela (PSDB) para tratar do impacto das chuvas em Alagoas, os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PTB) rapidamente saíram em busca de um jeito de se integrar à comitiva.
Moeda


Ao oferecer a vice ao PPS, a governadora gaúcha Yeda Crusius revoltou o PP, partido com o qual já havia se desentendido quando rechaçou sucessivas vezes nomes sugeridos pela sigla para compor sua chapa. A avaliação dos tucanos é que Yeda se esforça para se afastar do PP, partido ao qual ela responsabiliza pela crise do Detran que por pouco não implodiu seu mandato.
Com imagem


Funcionários do TSE gravaram um vídeo no qual a diretora-geral, Patrícia Landi Bastos, chama servidores do tribunal de "vagabundos". Eles pretendem ingressar com uma ação por assédio moral.
Tiroteio


"Ao antecipar a indicação de cargos num governo fictício, Lula revela que pretende ser o alter ego da Dilma."
Taxa de rejeição


Ao embarcar do Rio para Brasília, há uma semana, no horário em que o Brasil estreava na Copa contra a Coreia do Norte, Cássio Taniguchi (DEM-PR) chamou a atenção de um grupo de torcedores:

-Temos aqui um coreano!- disse o líder da turma.

Descendente de japoneses, ele cuidou de esclarecer:

-Coreano não, brasileiro!

Um passageiro se apressou em socorrê-lo:

-Calma gente, ele é deputado...

E então alguém do grupo retrucou:

-Nossa, seria melhor se ele fosse coreano...

Nenhum comentário: