segunda-feira, junho 21, 2010

PAINEL DA FOLHA

Na prorrogação
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 21/06/10

Mesmo com o acordo entre Osmar Dias (PDT) e o PSDB praticamente fechado no Paraná, o PT e o PMDB estão oferecendo tudo na tentativa de convencer o senador a disputar o governo estadual e dar palanque a Dilma Rousseff, em vez de concorrer à reeleição apoiando os tucanos Beto Richa e José Serra. 
Apesar das idas e vindas de Osmar, o PSDB está confiante. Avalia que, se a direção nacional do PDT der amanhã resposta negativa à consulta do senador, que pediu permissão para se juntar aos adversários de Dilma, ele poderá concorrer ao Senado como candidato avulso, em aliança “branca” com Richa. 

Deixa disso Foi na undécima hora e à base de muito verbo que o presidente do PTB, Roberto Jefferson, e o secretário-geral, Campos Machado, convenceram o líder na Câmara, Jovair Arantes, a não estragar a festa da convenção que aprovou a aliança nacional do partido com o PSDB de José Serra, no sábado. Jovair, assim como boa parte da bancada, é Dilma.

Na real - Em “on”, Jefferson e outros petebistas insistirão em oferecer o ex-deputado Benito Gama como opção de vice para a chapa de Serra. Mas a) eles sabem que a ideia não vingará; e b) não pretendem criar nenhum estresse por causa disso. 

Quase lá - A passagem de Serra pela Bahia, para a convenção nacional do PSDB, acelerou a articulação para convencer ACM Júnior (DEM), que estava inclinado a deixar o Senado, a disputar novo mandato na chapa que terá Paulo Souto (DEM) como candidato a governador. 

Fumaça branca - Negociadores da chapa lulista em Minas Gerais iniciaram a semana convencidos de que Patrus Ananias (PT), a despeito das resistências iniciais que exibiu, aceitará ser vice na chapa encabeçada por Hélio Costa (PMDB). 
No time - Recém-saído da presidência da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, Sérgio Rosa começou a colaborar com a campanha de Dilma. 

Capilaridade - Integrantes do QG de Dilma reuniram na semana passada um grupo de deputados federais aliados para discutir formas de engajá-los na campanha. 

Doril - O empresário Benedito de Oliveira Neto, que circulava com desenvoltura no QG dilmista e esteve na reunião em que teria sido discutido o dossiê contra Serra, trocou os números de seus celulares e sumiu de Brasília. 

Setorial - Num afago ao DEM, Geraldo Alckmin escolheu seu vice, Guilherme Afif, para coordenar a campanha na capital paulista. 

Caneta - O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), nomeou Francisco Toledo diretor a Companhia Energética de Brasília (CEB). Ele é irmão de Marcelo Toledo, que é citado no inquérito da operação Caixa de Pandora. A indicação teve o aval do gravador-geral Durval Barbosa. 

Paredão - Depois da exoneração de Marco Antonio Oliveira, diretor de operações dos Correios, o próximo da fila é Pedro Magalhães, de gestão de pessoas. O diretor de administração, Roberto dos Santos Souza, tem chance de permanecer no cargo. 

Entendeu? - O escritório de advocacia Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga fez uma consulta à Comissão de Ética Pública sobre convites para almoço ou jantar feitos a servidores federais. Resposta: o convite é aceitável, desde que a refeição seja registrada na agenda de trabalho do convidado, que deve comparecer sempre acompanhado de um funcionário encarregado de tomar notas que registrem quem participou, qual foi o assunto tratado e o que foi resolvido. Mais: as notas devem ficar disponíveis para consulta pública. Ressalva: menos nos casos que exijam sigilo.
Tiroteio
A equipe de Dilma lembra a Argentina de 1986. Se o juiz não vê, vale gol com a mão. 

DO PRESIDENTE DO PSDB, SÉRGIO GUERRA, acusando a campanha adversária de desrespeitar a legislação eleitoral sem medo de ser feliz.
Malhando na Esplanada 

Diálogo registrado em encontro recente do ex-ministro da Justiça Tarso Genro com o atual ocupante da pasta, Luiz Paulo Barreto:
 
- Luiz Paulo, como você emagreceu! Está fazendo regime? Tudo isso é para caber melhor na cadeira? 

- Não, Tarso. É a própria cadeira ministerial, quase elétrica, que acaba por emagrecer a gente...

Nenhum comentário: