segunda-feira, junho 14, 2010

PAINEL DA FOLHA

Marca registrada 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 14/06/2010

Todo o empenho da campanha do PT na convenção de ontem esteve voltado para tentar consolidar a ideia de que Dilma Rousseff, se eleita, não será apenas a herdeira de um presidente com aprovação recorde. Ao construírem o evento em torno da questão de gênero, os petistas quiseram transmitir a mensagem de que, tanto quando a chegada de um ex-operário ao poder em 2002, a eventual vitória de uma mulher será inédita, e ela poderá imprimir uma marca tão forte quanto a do patrono de sua candidatura. Esse paralelo será martelado a todo momento nos próximos meses.

Script Lula zarpou do evento assim que Dilma encerrou sua fala para não dividir holofotes com a candidata. A petista cruzou diversas vezes o palco para tirar fotos e abraçar militantes.
Som na caixa


A marchinha "Depois do cara a gente vota na coroa" não agradou à plateia, formada majoritariamente por mulheres. Diante das vaias, o jingle não voltou mais ao repertório.
Na pressão 1


O comando da campanha de Dilma sabe que ela teve menos exposição do que José Serra no "JN" de sábado pelo simples motivo de que a convenção do dia era a dele -ela prestigiou a de aliados.
Na pressão 2


Apesar disso, a grita foi generalizada, chegando até ao discurso de Lula. O objetivo é indicar que a campanha está, nas palavras de um coordenador, "marcando" a Rede Globo e a grande imprensa em geral.
Cortesia


Pressionado pelo Planalto para aceitar a vice de Hélio Costa (PMDB) em Minas, Patrus Ananias recebeu uma referência explícita de Dilma no discurso, quando ela prometeu fortalecer o Bolsa Família se eleita.
Ferida


Irado com a cúpula do partido que determinou o apoio forçado a Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão, Domingos Dutra (PT) desabafou com um petista de São Paulo: "O que fizeram conosco foi como obrigar o PT paulista a apoiar Maluf".
Lados


A presença do vice-presidente do PP, Mário Negromonte (BA), na mesa da convenção do PT teve a bênção do presidente da sigla, Francisco Dornelles (RJ).
Telão


A campanha de Dilma tenta organizar um convescote para que ela assista à estreia do Brasil na Copa, amanhã, com a comunidade brasileira em Paris. Rodízio Após o duro discurso contra Dilma e Lula na véspera, José Serra transferiu a tarefa aos aliados ontem no lançamento de Geraldo Alckmin (PSDB) ao governo paulista. O tucano apenas sugeriu os temas: confronto de biografias e corrupção.
Tintas


Tucanos, entretanto, ficaram de cabelo em pé quando Orestes Quércia (PMDB-SP), candidato ao Senado, falou em "dar um sarrafo na moça do PT".
Urna


O PMDB
 identificou mais votos de delegados gaúchos pela candidatura de Roberto Requião (PR) à Presidência do que do Estado dele, o Paraná. Pegou mal para Eliseu Padilha (RS), amigo do peito de Michel Temer.

Balcão


Está em curso uma operação para tentar convencer Orlando Pessutti (PMDB) a desistir da candidatura ao governo do Paraná. Em troca, ele indicaria o vice de Osmar Dias (PDT).
Comando


O governo abortou a ideia de liquidar a votação do pré-sal na Câmara na quarta. O motivo é que Temer estará na Europa.
Tiroteio


"Serra disse que ele não caiu de paraquedas na campanha. Na verdade, ele está caindo sem paraquedas."
Contraponto


Morrendo de saudade 
Já passava do meio-dia de sexta-feira quando o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) chegou à reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília. Cercado por repórteres, ele próprio fez questão de falar dos cuidados com a legislação eleitoral:

- Vocês notaram que eu só cheguei à reunião na hora do almoço?

E ainda emendou:

- Eu vim de táxi, viu? Aliás, tô igual a Angélica agora: só "vou de táxi".

Nenhum comentário: