sábado, junho 12, 2010

PAINEL DA FOLHA

O almoço do patriarca
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 12/06/10

Reunido com integrantes da cúpula do PMDB num almoço na casa do deputado cearense Eunício Oliveira, José Sarney comemorava o cabresto imposto ao PT, obrigado a apoiar a reeleição de sua filha Roseana no Maranhão, quando recebeu um telefonema do próprio Lula, que queria cumprimentá-lo pelo resultado da reunião do Diretório Nacional petista.
Sarney fora informado da decisão num telefonema anterior, recebido do presidente do PT, José Eduardo Dutra. Ao desligar, saiu alardeando a notícia para os correligionários e disse que, a partir dali, podia tudo: encheu a taça de vinho e o prato de bacalhau.



Ligadão Sarney não saiu do telefone na véspera e durante o conclave petista. A um dirigente a quem pediu apoio disse que o governo deve muito à sua atuação no Senado. Citou a votação do pré-sal como exemplo.

Temática 1 A convenção que oficializará amanhã a candidatura do PT será, nas palavras de um dos organizadores, "uma celebração à mulher brasileira, às mães fundadoras do país". Da índia tupinambá Catarina Paraguaçu a Dilma Rousseff.

Temática 2 Já hoje, na convenção em que o PMDB indicará Michel Temer como seu vice, Dilma falará sobre o papel do partido aliado na reconstrução democrática.

Vuvuzela Em meio à reunião do Diretório Nacional, petistas torciam eufóricos pela África do Sul na abertura da Copa. Não era só simpatia pelo país-sede, mas bronca do adversário México, que, na contramão do Brasil, votou a favor das novas sanções ao Irã no Conselho de Segurança da ONU.

Desabafo Almoçando depois da reunião, Patrus Ananias foi abordado por simpatizantes interessados em saber de seu destino eleitoral. Cotado para vice de Hélio Costa (PMDB) em Minas, o ex-ministro respondeu: "Se eu fosse ouvir meu coração, não saía candidato a nada".

After hours Até a noite de ontem, poucos aliados conheciam o teor do discurso que será feito por José Serra hoje na convenção do PSDB, em Salvador. O candidato ainda trabalhava no texto.

A palavra é... Sabe-se que o discurso defenderá valores como "respeito à democracia" e "jogo limpo". Aliados, especialmente do DEM, sugeriram que Serra mencione explicitamente o episódio do dossiê contra ele que teria sido gestado no QG da campanha de Dilma, mas não é certo que a ideia vingue.

140 caracteres Para evitar queixas, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, não divulgou a lista de oradores. O objetivo é que apenas o candidato faça propriamente um discurso. Os demais fariam "breves saudações". 

Embaralhado Na véspera da convenção em Salvador, os diretórios baianos de PPS, PTB, PRP, PTC, PRTB e PT do B divulgaram manifesto pró-Serra, cobrando mudanças "na maneira de governar o país". Todas essas siglas apoiam a candidatura ao governo de Geddel Vieira Lima (PMDB), embora o palanque do tucano no Estado seja o de Paulo Souto (DEM). 

Autoria O discurso de Marina Silva na convenção do PV, anteontem, foi escrito pela própria candidata. O do vice, Guilherme Leal, por Mauro Lopes, da equipe de comunicação da campanha. 

Pra valer O comando da campanha de Marina não viu problema na escassez de artistas na convenção verde. Apoios são bem-vindos, mas há preocupação de evitar transmitir a ideia de uma candidatura "festiva". 

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

tiroteio

Lula, que já pagou até a dívida externa do Brasil, não consegue quitar nunca a sua dívida com o Sarney. 

DO DEPUTADO DOMINGOS DUTRA (PT-MA), protestando contra o presidente por ter obrigado seu partido a apoiar a reeleição de Roseana (PMDB) no Maranhão.

contraponto

Empreendedorismo Durante discurso na convenção que oficializou sua candidatura à Presidência da República, Marina Silva lembrou que o empresário Guilherme Leal, vice da chapa, deu o pontapé inicial nos negócios usando seu Fundo de Garantia e hoje é presidente do Conselho de Administração da Natura. A plateia riu, e a senadora verde cuidou de emendar uma advertência:
-Mas olha, gente, não é para todo mundo sacar o FGTS e montar empresa de cosméticos na garagem!

Nenhum comentário: