domingo, junho 06, 2010

PAINEL DA FOLHA

Cartas na mesa
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 06/06/10

Após a desastrada passagem de Dilma Rousseff (PT) pelo Ceará no início da pré-campanha, Lula desembarca em Fortaleza na terça disposto a reforçar o discurso do PT, contrário a um ‘acordo branco’ do governador Cid Gomes (PSB) para facilitar a reeleição do senador Tasso Jereissaiti (PSDB). 
O PT não aceita a oferta de indicar o vice de Cid, deixando Eunício Oliveira (PMDB) sair sozinho ao Senado. Os petistas reivindicam que o segundo nome na chapa ao Senado seja o do ex-ministro José Pimentel. Do contrário, já falam inclusive em pular fora. 

Feridas  - De volta a Brasília depois de um período de reclusão desde que foi alijado da disputa à Presidência, Ciro Gomes (PSB) será chamado para uma conversa com Dilma. A reaproximação é conduzida pelo governador Eduardo Campos (PSB-PE), autorizado a lhe ofertar um papel na campanha. 

Sparring - Dilma tem treinado quase que diariamente para os debates ainda por vir, com confronto direto entre os candidatos. O cardápio de temas inclui declarações recentes de José Serra. 

Cenários - O encolhimento de Fernando Pimentel (PT) na condução da campanha de Dilma só tende a crescer. Se confirmada sua candidatura ao Senado em Minas, ele terá de dedicar boa parte do seu tempo à própria eleição. ‘Ele vai ter de correr atrás da bola. Não vai poder ficar na cozinha’, diz um aliado. 

Para entender - O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade (PR), defende enfaticamente a candidatura de Pimentel ao governo de Minas porque ela lhe garantiria uma das vagas da chapa ao Senado. 
Roteiro - De um integrante da cúpula do PC do B, comentando o recado dado a Lula anteontem sobre a candidatura de Flávio Dino no Maranhão: ‘O gênio saiu da lâmpada. Não tem volta’. 

Isola - Aliados de Serra cobraram o afastamento de Eduardo Jorge Caldas, vice-presidente do PSDB, da campanha. Tucanos se queixam que ele tenta infiltrar seu pessoal no futuro comitê e coordena uma rede de blogs e sites ‘apócrifos’. 

Sinto muito - Marina Silva (PV), que havia meses tinha acertado participar da Confint (Conferência Internacional Infanto-juvenil), que ocorre nesta semana em Brasília, foi discretamente ‘desconvidada’ pelo MEC. Lula falará no evento. 

Criatividade - A equipe da candidata verde torceu o nariz para o slogan ‘preste atenção neste cara’, que Duda Mendonça criou para Paulo Skaf (PSB) em São Paulo. No início da pré-campanha, ela usou o ‘preste atenção na Marina’. 
Militar - A habitual pontuação de Skaf nas pesquisas ao governo paulista rendeu à candidatura do presidente licenciado da Fiesp o apelido de ‘ordem unida’: 1, 2, 1, 2... 

Pós-Planalto - Amigos têm sugerido a Lula que, a pleitear um cargo internacional, o presidente não deveria investir na ONU, e sim no Banco Mundial. Seja lá o que for fazer, Lula disse aos mais próximos que, antes, vai ‘dar uma sumida’ em 2011. 

Trem da alegria - Gerou ruído na Esplanada o tamanho da comitiva brasileira credenciada pelo governo para a Conferência da OIT (Organização Internacional do Trabalho), neste mês, em Genebra: 134 pessoas. No ano passado, com a presença de Lula, foram cerca de 60. 
Tiroteio
Depois das últimas eleições, se o Serra achava que o Alckmin se engajaria na campanha dele esperava um milagre. 

DO DEPUTADO DEVANIR RIBEIRO (PT-SP), sobre as queixas do comando da campanha serrista à reclusão de Alckmin, que lidera as pesquisas para o governo de São Paulo, nas últimas semanas. 
Contraponto
Em evento do PSDB no final de maio, o candidato tucano ao governo paulista, Geraldo Alckmin, divertiu a plateia narrando que em Pindamonhangaba o candidato a vereador Antônio Leopolde percorria casas pedindo votos. Ao abordar uma moradora, ouviu: 
O senhor não está me reconhecendo, mas sou mulher de um adversário seu na eleição. 
Constrangido, ameaçou ir embora, mas, já com um pé na calçada, fez meia volta e sugeriu: 
Olha, faltam 30 dias para a eleição. Caso a senhora brigue com seu marido... Meu nome é Leopolde! 

Nenhum comentário: