terça-feira, junho 01, 2010

PAINEL DA FOLHA

Contrato de gaveta
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 01/06/10

Ainda que as cúpulas do governo e do PT tratem o acordo que fará de Hélio Costa o candidato único do lulismo em Minas como líquido e certo, o PMDB tratou ontem de deixar claro que precisa desta definição antes da convenção do partido, em 12 de junho, destinada a sacramentar a aliança nacional e a aclamar Michel Temer como vice de Dilma Rousseff.
O PMDB quer que o petista Fernando Pimentel formalize a retirada da disputa mineira até dia 6. Do contrário, ameaça adiar a convenção para dia 26. "Não se trata de pressão indevida", diz o líder do partido na Câmara, Henrique Alves. "Isso foi combinado."


Hora de retribuir. Na cúpula da campanha petista, é dado como certo que, resolvida a questão mineira, aumentará a pressão sobre o PMDB no Pará, onde Jader Barbalho lançou um correligionário para enfrentar a petista Ana Júlia, e em Estados onde candidatos a governador flertam com os tucanos, caso do Rio Grande do Sul.

O passado... Na tentativa de demover o governador Orlando Pessutti de se lançar candidato no Paraná, abrindo espaço para uma composição entre o seu PMDB, o PT e o PDT do senador Osmar Dias, que encabeçaria a chapa, coloca-se à mesa o argumento de que denúncias relativas à passagem de Pessutti pela Assembleia Legislativa, mergulhada num escândalo de desvio de recursos públicos, podem vir à tona durante a campanha.

...te condena. Pessutti conversa hoje com Michel Temer em Brasília. Amanhã, será recebido por Lula.

Sorria! O PT montará um pequeno estúdio no centro de eventos onde acontecerá a convenção da sigla, em 13 de junho, para que Dilma tire fotos com candidatos a deputado e a governador, petistas e de siglas aliadas, além de prefeitos que serão instados a se engajar na campanha.

Pilha. Coordenador da campanha de Serra, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, convocou a bancada de deputados do partido para reunião amanhã, na qual cobrará mobilização nos Estados em prol da convenção do próximo dia 12 em Salvador.

Monólogo. Novo atrito entre PSDB e DEM: este último queria aproveitar a convenção que vai aclamar Serra para lançar, no mesmo ato, a chapa de Paulo Souto (DEM) ao governo da Bahia. O deputado tucano Jutahy Jr., próximo de Serra e historicamente anti-Souto, foi contra.

Em coro. Sem a presença de Lula, as centrais sindicais escalaram seis políticos do bloco pró-Dilma para discursar no megaevento de hoje em São Paulo: Edinho Silva (PT), Luiza Erundina (PSB), Miguel Torres (PDT), Renato Rabelo (PC do B), Washington Santos (PMDB) e Miguel Manso, do nanico PPL.

Profissional. No evento será anunciada a recém-concedida autorização do MEC para a abertura da Escola Dieese de Ciências do Trabalho, que oferecerá bacharelado para um público mais amplo e cursos de extensão para formar dirigentes sindicais.

Pode deixar. Em almoço na semana passada no apartamento de Paulo Maluf (PP) em Brasília, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) ouviu do deputado que a candidatura de Celso Russomano ao governo paulista será mantida a todo custo. Isso é música para o PT. Quanto mais nomes na disputa, mais a chance de levar Aloizio Mercadante para um segundo turno com Geraldo Alckmin (PSDB).
com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA

tiroteio

Daqui a pouco o Serra aparecerá no programa de seu próprio partido e dirá que não sabia da gravação.
DO VEREADOR JOÃO ANTONIO (PT-SP) em resposta ao tucano, que justificou seu protagonismo no programa do DEM alegando que "botaram minha imagem lá".

contraponto

Arquivo confidencial

José Serra relatou em seu Twitter diálogo travado com uma secretária de Saúde durante recente evento da área realizado no Rio Grande do Sul.
-Qual é seu município?- indagou o candidato.
-Segredo- respondeu a moça.
-Mas por que você não me conta?- insistiu ele.
-É segredo- repetiu ela.
-Mas por quê?- tentou ele outra vez.
Ela então resolveu pôr fim ao interrogatório:
- José Serra, Segredo é o nome da minha cidade!

Nenhum comentário: