quarta-feira, junho 09, 2010

MÔNICA BERGAMO

Esti Ginzburg 
Mônica Bergamo 

Folha de S.Paulo - 09/06/2010

Além de modelo, a israelense Esti Ginzburg, 20, também presta serviços militares no Exército de seu país. Ela está no Brasil para desfilar na São Paulo Fashion Week hoje pela Cia. Marítima. Esti falou à coluna:

Folha - Li que você é uma atiradora de elite do Exército.
Esti Ginzburg - Sim, atiro muito bem. Sou boa de mira.

Já atirou em alguém?
Não em alguém. Só em alvos de treino e, talvez, na areia.

Amigos seus já morreram em missão?
Não. Mas alguns já ficaram feridos.

O Exército de Israel foi acusado de crimes de guerra pela ONU quando atacou a Faixa de Gaza, em 2008.
É difícil para mim ver a percepção que todo mundo tem de Israel, porque ela é tão errada -mesmo agora, nos barcos [de ajuda humanitária atacados quando tentavam furar o bloqueio israelense a Gaza]. É injusto, porque ninguém vê o quadro todo. O Exército não anda por aí atirando em criancinhas. Os soldados desceram de helicóptero [nos barcos] e as pessoas já estavam com facas, tacos, barras de ferro, e começaram a bater. Aí dizem: "Israel entrou em um barco e matou 16 pessoas". Foi autodefesa.

Mas os ativistas não tinham armas de fogo.
Eles começaram a bater já no segundo soldado que desembarcou. Para mim, é muito triste, porque esses soldados são meus amigos. Isso é o que acontece com qualquer pessoa, no Exército americano ou no brasileiro, que desembarca em um lugar e é atacado duramente. Não é um jogo justo.

Em 2008, em Gaza, morreram 1.400 palestinos e 13 israelenses. Foi um jogo justo?
Não é justo. Mas Israel não faz isso só para ser o "cara mau". Eles têm que fazer isso para manter Israel seguro. É inevitável, não há o que fazer. Gaza está dentro de Israel. É um problema.

Como concilia o Exército e a carreira?
Eles são muito compreensivos. Sempre que eu preciso, viajo. Entendem que eu quero manter minha carreira. E eu falo sobre o Exército, sobre como é maravilhoso e porque eu acho que todo mundo deveria se alistar. [No final da entrevista, Esti se desculpa: "Eu gostaria de poder te dar respostas melhores, mas somos proibidos de falar sobre assuntos relacionados ao Exército".]
Jockey Tombado
O Jockey Club de SP pode ser integralmente tombado pelo governo do Estado. A proposta, que deve gerar polêmica, será submetida ao conselho do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico de SP), órgão do governo ligado à Secretaria da Cultura, na próxima semana. A ideia, por sinal, conta com apoio entusiasmado do atual secretário, Andrea Matarazzo.
Arquivo
Caso o conselho aprove o tombamento integral do prédio, nada mais poderá ser modificado no Jockey -mandando para o arquivo propostas da atual diretoria. Entre outras, há um projeto de erguer uma torre comercial com 30 pavimentos, outra com 16 andares e um shopping, avançando até onde hoje estão as cocheiras.
Queda de Braço
Aumentaram as pressões do próprio Ministério da Justiça para que o Secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., peça demissão do cargo. Até agora, em vão. De férias, ele tem dito que se considera "absolutamente inocente" das acusações de favorecer contrabandistas - e que pretende ficar no cargo.
Arraial do Lula
O presidente Lula marcou a tradicional festa junina que oferece todo ano para os ministros. Será no dia 19, na Granja do Torto.
Papo Cabeça
José Dirceu, a socialite e candidata a deputada pelo PV, Ana Paula Junqueira, e o marido dela, o milionário sueco Johan Eliasch, juntos e conversando sobre a economia da Inglaterra? Sim, o inusitado encontro ocorreu há alguns dias, num jantar que reuniu empresários, políticos e personalidades como a apresentadora Márcia Goldschmidt em SP. Eliasch, que tem grandes áreas de terra na Amazônia, mora em Londres e é amigo do ex-premiê britânico Gordon Brown.
Ser ou não Ser 
Eliasch e Ana Paula, que passam por um momento de "discutir a relação", estão circulando juntos novamente desde o fim de semana, quando ele desembarcou em São Paulo, onde ela agora está vivendo.
Torpedo Grátis
A maioria dos jogadores da seleção brasileira está se comunicando com a família durante a concentração para a Copa na África do Sul pelo serviço de mensagens instantâneas do aparelho celular. Júlio César, Kaká e Luís Fabiano são alguns dos adeptos do BBM (BlackBerry Messenger), serviço gratuito de troca de mensagens.
Mudança
Cauã Reymond está com novo empresário. A agência de Mario Canivello, que assessora Chico Buarque e Marisa Monte, entre outros, passa agora também a empresariar artistas.
Curto-circuito
Ney Matogrosso participa de debate sobre moda e arte no evento Ziguezague, hoje, às 11h, no MAM.

A Orquestra do Theatro São Pedro faz concerto hoje, às 20h30, na sede do teatro, na Barra Funda. Livre.

Humberto e Fernando Campana lançam livro sobre sua obra, hoje, às 19h30, na loja Conceito:FirmaCasa.

O fotógrafo Paulo Jares inaugura a mostra "Luz", hoje, às 20h, na galeria Virgílio.

A Arezzo lança hoje, às 9h30, coleção de verão 2011, em seu showroom.

O blog da Bolsa de Valores de Políticos concorre ao Prêmio Top Blog 2010.

Nenhum comentário: