terça-feira, junho 15, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Clubes brasileiros devem faturar o dobro com patrocínio e publicidade até 2014 
Maria Cristina Frias

Folha de S.Paulo - 15/06/2010

As receitas dos clubes de futebol do Brasil com patrocínio e publicidade devem chegar a uma cifra entre R$ 492 milhões, em uma análise realista, e a R$ 700 milhões, em um cenário otimista, segundo levantamento da consultoria Crowe Horwath RCS.

Em 2009, esses recursos cresceram 29% e atingiram R$ 270 milhões.

Empresas percebem que patrocinar clubes dá bom resultado, diz Amir Somoggi, da Crowe.

"Nos próximos anos, deve ocorrer o alinhamento estratégico entre empresas e clubes na gestão de marketing. Na Europa, esse modelo já é bem avançado", afirma.

Apesar do aumento em 2009, a receita brasileira está longe do que ganha o Real Madrid, um dos clubes que mais faturam no mundo. "Apenas com marketing, o clube espanhol faturou 139 milhões [cerca de R$ 300 milhões] no ano passado."

O Corinthians foi o clube que mais lucrou com patrocínio e publicidade no ano passado, com R$ 49 milhões -aumento de 98% sobre 2008. "Resultado do "projeto Ronaldo", que atraiu novas marcas", diz Somoggi.

O segundo colocado é o São Paulo, com receita de R$ 31,3 milhões, afirma a Crowe.
"O clube já foi líder nesse segmento e tem potencial para faturar R$ 80 milhões."
Venda nos EUA
A Brain, associação criada por Anbima, BM&FBovespa e Febraban, irá desembarcar nos Estados Unidos na semana que vem com uma nova estratégia. Na quinta edição de um "road show", feito desde 2004, em vez de explicar sobre a economia brasileira, que já está bem conhecida, a comitiva vai "vender" seus produtos. O principal entrave para o estrangeiro é a burocracia no acesso ao mercado. "Isso não é controle ou regulamentação, é só custo", afirma Paulo Oliveira, presidente da Brain.
Sexto triunfo
Para que aplicações na Bolsa não fiquem de escanteio nos dias de jogo do Brasil, a corretora Link Investimentos não cobrará nada pelas seis primeiras ordens de compra do dia, em alusão ao sexto triunfo perseguido pela Seleção de Dunga. A promoção vale já para hoje, estreia do Brasil no Mundial e, se os canarinhos tiverem sorte, só termina quando a Seleção levantar o caneco.
Na carteiraUm mês após o lançamento, o fundo do Banco do Brasil Multimercado Global LP Private, só para investidores qualificados, já ultrapassou R$ 25 milhões de patrimônio líquido. O fundo também pode aplicar no exterior.
Mais trabalho nas obras
Os empregos na construção civil brasileira cresceram 7,87% com a contratação de 193.386 trabalhadores formais no acumulado do primeiro quadrimestre de 2010.

O resultado marca um novo recorde de 2,65 milhões de trabalhadores com carteira assinada na área, no país.

No mesmo intervalo de 2009, as contratações no setor cresceram somente 2,63% em função da crise econômica mundial, segundo Sérgio Watanabe, presidente do SindusCon-SP, que realizou o levantamento com a FGV.

Para este ano, porém, a entidade prevê crescimento de 9%. "Não há formação de bolha", afirma.

A região que apresentou a maior alta no período foi o Nordeste, com 11,42%. De acordo com Watanabe, há trabalho tanto para pedreiros como para engenheiros civis.
Mordida Latina
Depois de três anos de estudo de mercados, a fabricante de chocolates industriais Harald decidiu iniciar a internacionalização por México e Colômbia. Com investimentos de R$ 45 milhões, as novas unidades irão produzir, no início, apenas as linhas de produtos mais demandadas nas regiões. "Levamos em consideração a renda per capita e o potencial de crescimento desses países", diz Ernesto Neugebauer, presidente da Harald. O consumo per capita anual de chocolate no México é muito baixo, de 2 quilos, de acordo com o executivo. A empresa exporta para mais de 20 países e acaba de conquistar a Inglaterra como cliente. A expectativa é crescer em 20% as vendas para o exterior neste ano.

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