domingo, junho 06, 2010

ANNIE MORRISSEY

São Paulo celebra a diversidade
ANNIE MORRISSEY
FOLHA DE SÃO PAULO -06/06/10

A mais paulista de nossas avenidas dá uma pausa nos negócios para receber 3,5 milhões de pessoas, na 14ª Parada do Orgulho LGBT


Palco de grandes eventos, como Fórmula 1, espetáculos da Broadway e shows de bandas internacionais, a capital paulista, pelo 14º ano consecutivo, abre os braços para a celebração da diversidade com mais uma edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). A mais paulista de nossas avenidas dá uma pausa nos negócios para receber mais de 3,5 milhões de pessoas, que participam da maior parada gay do mundo neste domingo, dia 6 de junho.
A expectativa dos órgãos oficiais de turismo é a de que o evento gere R$ 189 milhões em receita, lotando hotéis da região da Paulista, além de bares e restaurantes, e movimentando a economia local. Em receita, a parada perde apenas para a F1, que gera R$ 230 milhões. Em público, só não é maior que a Virada Cultural.
A parada tem programada uma grande variedade de atrações em celebração à diversidade. A festa começou em 1997, com a participação de apenas 2.000 pessoas, foi crescendo a cada ano e chega em sua 14ª edição apresentando números gigantescos.
Em 2004, em sua oitava edição, a parada GLS se tornou o maior encontro homossexual do mundo, reunindo mais de 1,5 milhão de pessoas, superando São Francisco, nos Estados Unidos.
Com o crescimento do público GLS na cidade, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) tem a preocupação de oferecer um atendimento de qualidade a este público específico.
Em 2007, a entidade criou o programa Bem Receber, com treinamentos para "concierges" e recepcionistas da rede hoteleira, para qualificar o atendimento ao público GLS. Entre os temas do programa estão: perfil do consumidor, como entender as exigências desse público, como distinguir e tratar sem preconceito todas as minorias sexuais, as dinâmicas desse segmento e, por fim, mostrar como um ambiente de inclusão na empresa se reflete na captação de novos consumidores.
Ao final, os participantes recebem o Guia da Diversidade, que apresenta as credenciais de São Paulo para atrair esse segmento e inclui dicas culturais, de compras, lazer e gastronomia, com endereços e mapas. Em três anos, mais de mil profissionais já participaram desse treinamento. Certamente, com a continuidade do programa, o público GLS será ainda mais bem acolhido em nossa cidade.
Com parceria do SPCVB, São Paulo Turismo (SPTuris), Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (Cads), Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS) e Casarão Brasil foi inaugurada a primeira Central de Informação Turística GLS do Brasil, que passou a funcionar no último dia 17 de maio.
O objetivo do espaço é oferecer informações atualizadas e completas sobre eventos na cidade, seus atrativos turísticos e outros locais de interesse a esse público.A iniciativa comprova a capacidade de São Paulo de atrair todos os públicos e, ao mesmo tempo, o engajamento de todas as entidades para receber bem e fidelizar nossos visitantes.
Um brinde à diversidade!
ANNIE MORRISSEY é presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).

Nenhum comentário: