quarta-feira, maio 19, 2010

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Fios soltos 
Sonia Racy 

O Estado de S.Paulo - 19/05/2010

O acordo Irã-Brasil-Turquia não tocou na essência do problema por lá: o enriquecimento de urânio a 20%. "Ahmadinejad não explica por que o Irã se recusa a parar de processar nesse nível. Para fins pacíficos, 3,5% bastam", explica José Goldemberg, admitindo exceção: o funcionamento do reator médico.

Para um dos principais especialistas em produção de energia do mundo, grande crítico da energia nuclear, o Irã só quer ganhar tempo.

O Brasil errou ao entrar nessa história? "Olha, nos anos 90, tiramos o Brasil da suspeita internacional de que estaríamos fabricando armas nucleares. Hoje, podemos voltar a ser objeto de suspeita", antevê o reconhecido professor, ex-reitor de USP, ex-ministro, ex-secretário do meio ambiente, vencedor do Planeta Azul, o Nobel da natureza.

Que pode ser visto, ainda depois dos seus 80 anos, andando todos os dias pela manhã no Clube Hebraica.


Eu fico

Serra desistiu de ir para Nova York. Dilma vai?

Meu "canto"

Antes de assumir seu novo cargo na Grécia, o embaixador Oto Maia, encarregado dos consulados e comunidades brasileiras no exterior, fez questão de passar pela China. Para acertar últimos detalhes de abertura do esperado consulado brasileiro em Cantão.

Mc prazer

Oscar Maroni negocia franquias de seu Bahamas. Diz estar recebendo interessados de SC, Rio e RS". Só não conseguiu reabrir sua casa em SP, mesmo com o apoio de Agnaldo Timóteo, em carta a Kassab.

Time goes on

Eternizada pela série Confissões de Adolescente, Maria Mariana cresceu. Quer levar aos palcos agora a peça... Confissões de Mãe.

Viradinho Paulista 1

Agora é a vez da Virada Cultural Paulista no interior. Com Cat Power, Manu Chao e Yann Tiersen, André Sturm aposta em 1,5 milhão de pessoas passando pelas cidades. "Resolvemos provocar e levar coisas boas para o interior", justifica.

Viradinho Paulista 2

E a poderosa Cat Power exigiu: quer ao menos duas horas para sua passagem de som.


Sem ressaca

Fim do mistério. Ricardo Teixeira revelou à coluna quais serão os dois primeiros amistosos do Brasil pós-Copa da África. Adversários: França, dia 11 de agosto; e Alemanha, dia 2 de setembro. Ambos fora do País.
Quanto vale?
A Telefonica, que deseja comprar a parte da Portugal Telecom na Vivo, fez uma oferta. Mas não conseguiu. Muito se fala sobre a recusa mas, pelo que se apurou, o problema é de... preço.

A Telefonica, quando comprou a Telecom Itália, pagou 14 vezes o seu Ebtida. Pela parte da PT na Vivo, quer pagar somente 8 vezes.
Quanto vale 2
O que é "Ebtida"? Não, não é uma fórmula química. Trata-se de sigla americana que significa lucro da empresa antes de impostos, juros, depreciação e amortização de ativos.
Laços de amizade
Benjamin Moser, autor de biografia de Clarice Lispector, já tem visita marcada em sua passagem pelo Brasil, em agosto.

Vem se encontrar com Maria Bonomi, artista plástica, que foi amiga íntima da escritora.



Aquele abraço

Rompidos desde a Copa de 2006, Ricardo Teixeira e Ronaldo voltaram às boas. Dirigente e jogador tiveram um reencontro afetuoso, segunda, no fim da concorrida festa de 30 anos da Traffic Sports, em São Paulo.

A aproximação teve ares de novela. Acompanhado de dois seguranças e de Bia, sua mulher, o craque repetiu o mesmo script desde o fiasco brasileiro na Alemanha: ignorou o presidente da CBF. Chegou ao evento após o show do cover de Michael Jackson e se refugiou no fundo do salão do Hotel Unique. Em uma mesa reservada, assistiu ao show de Lulu Santos, sempre com uma taça de champanhe na mão.

Ao perceber a saia justa, J.Hawilla entrou em campo. Conversa daqui, conversa de lá, e o anfitrião costurou a paz. Já passava da meia-noite quando o Fenômeno cruzou o salão e deu um longo abraço de urso no desafeto, que retribuiu com um beijo no rosto. "Não tinha motivo essa divergência", celebrou o "embaixador" Hawilla. "Foi a imprensa que brigou "ele comigo e eu com ele". Quando duas pessoas se abraçam e se beijam, isso quer dizer o quê? Que elas se gostam. Precisa de mais alguma coisa?", pergunta Ricardo Teixeira.

E logo uma roda de amigos se formou. "Cuidado, Andrés. O Dunga vai dar muita "porrada" na Copa", brincou Ronaldo com Andrés Sanchez, presidente do Corinthians e escolhido para chefiar a delegação brasileira na África do Sul. Teixeira e Ronaldo ficaram de almoçar juntos assim que agenda deles permitir.

Muitos tucanos pousaram na festa, mas só um petista apareceu: Marta Suplicy. E da coligação lulista, estava Protógenes Queiroz que passou a noite distribuindo... cartões de visita do PC do B.

Nenhum comentário: