sexta-feira, maio 07, 2010

RUY CASTRO

Em horas mortas

Ruy Castro
Folha de S. Paulo - 07/05/2010
 
RIO DE JANEIRO - Os rapazes que picharam o Cristo Redentor há duas semanas, ao perceber que seriam presos, preferiram apresentar-se à polícia carioca. E, talvez para não levar uns cascudos, ofereceram-se para uma punição: vestiram uniforme, avental e luvas fornecidos pela prefeitura e dedicaram-se a limpar a nojeira deixada durante anos por seus colegas de vandalismo, na entrada do túnel Novo, em Botafogo.
Os pichadores tiveram de dar duro nos solventes e escovas para remover a tinta dos garranchos e garatujas. "Não sabia que era tão difícil de limpar", disse um deles. É provável que, enquanto admitia isto, pensasse na irresponsável facilidade com que já "escrevera" em fachadas, sem dizer nada de original, profundo ou compreensível.
Foi-se o tempo em que pichadores tinham algo a declarar, como "Abaixo a ditadura" ou "FMI: Fome e Miséria Internacional". Eu próprio, em 1966, rabisquei esta última com um bastão num muro da Tijuca, em horas mortas, embora estivesse mais interessado na colega que me acompanhava e com quem deveria simular um namoro até que o olheiro, plantado numa esquina, desse o sinal de tudo bem.
O bastão provocava uma lambança nas mãos, o que nos obrigava a levar querosene e estopa para a tarefa, a fim de apagar suspeitas. Tivéssemos spray na época, e as paredes do Rio receberiam tratados de Althusser, Débray e Marcuse. Vida que segue e, nos anos 70, a cidade seria palco de pichações crípticas, como "Lerfá Mu" e "Celacanto Provoca Maremoto", cujo sentido nunca ficou claro.
Desde então, o nível dos pichadores caiu para abaixo de zero. O que não os impede de ter seus defensores. Chamá-los de cretinos, por exemplo, como faço agora, é certeza de um enxame de cartas a favor do seu direito de sujar a propriedade pública ou particular.

Nenhum comentário: