segunda-feira, maio 24, 2010

PAINEL DA FOLHA

Com Skaf, sem Chalita
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 25/05/10

A direção do PSB ainda vai apelar, mas já sabe que Gabriel Chalita decidiu não disputar o Senado. O vereador paulistano, que havia deixado o PSDB com esse objetivo, planejava executá-lo em aliança com o PT. Diante da manutenção da candidatura do neossocialista Paulo Skaf ao governo, desistiu da eleição majoritária. Concorrerá a deputado federal.
Chalita, que tem ajudado a fazer a ponte entre Dilma Rousseff e a Igreja Católica, será convidado a assumir um papel formal na campanha da ex-ministra, tanto nessa área quanto no capítulo do programa de governo relativo à educação, que esteve sob seu comando em São Paulo durante a gestão de Geraldo Alckmin.


A + B De um petista satisfeito com os resultados do Datafolha: "O eleitorado que aprova o governo vai para a Dilma fortemente. Basta saber que ela é a cara do cara".
Acabadão Do presidente do PT, José Eduardo Dutra, em seu Twitter: "Algum tempo morando num flat em Brasília, estou com saudade dos meus discos. Vou chegar em casa, em Aracaju, e ouvir um blues antes de dormir". E pouco depois: "Cheguei em casa, morto. O blues vai ficar pra amanhã. Boa noite".
Endereço A convenção do PT que oficializará a candidatura de Dilma, em 13 de junho, será no novo centro de eventos Unique Palace, com vista para a ponte JK.
Mesa... Passada a convenção do PMDB, que deve aprovar a aliança com o PT, Michel Temer terá de rebolar para satisfazer os pleitos de todos os correligionários que trabalharam para transformá-lo em vice de Dilma.
...para muitos Eliseu Padilha (RS), que embora serrista trabalha pela vitória de Temer, quer presidir o PMDB, sonho também acalentado por Eunício Oliveira (CE). Henrique Alves (RN) almeja a presidência da Câmara. Eduardo Cunha (RJ) espera liderar a bancada.
Canseira 1 Depois de esnobar o PT, que quer apoiá-lo ao governo do Paraná, sob o argumento de que faltam outros partidos na aliança, Osmar Dias (PDT) sugeriu ao PSDB, que tenta arduamente integrá-lo como candidato ao Senado à chapa do tucano Beto Richa, optar pelo pedetista para o governo. Não há hipótese de isso acontecer.
Canseira 2 Ao negociar com o PT, Osmar insistia em dar a Ricardo Barros (PP) uma das vagas para o Senado, ampliando a coligação. Já ao discutir com o PSDB sua possível reeleição ao Senado, ele torce o nariz para a presença de Barros na chapa. Não quer concorrência.
Dupla O primeiro suplente de Orestes Quércia (PMDB) ao Senado será o pastor José Wellington, presidente da Assembleia de Deus em SP e também da convenção geral da igreja no Brasil. A escolha teve a bênção de Gilberto Kassab, cujo DEM tem entre seus vereadores paulistanos Marta Costa, filha do pastor.
Prancheta O governo organizou força-tarefa para garantir o mínimo de defecções nas votações do pré-sal, em junho. Quem controla o mapa do Senado diz que só os votos da bancada do Rio não constam da lista de "certos".
Em marcha A prevalecer a vontade da maioria de seus integrantes, a bancada ruralista organizará um novo "tratoraço" em Brasília, desta vez para pressionar pela votação do Código Florestal, em discussão na Câmara. "Se for necessário, colocaremos 100 mil, 200 mil produtores nas ruas", diz a senadora e presidente da CNA, Kátia Abreu (DEM-TO). O martelo deve ser batido hoje.
Com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA
tiroteio
"Nada de salto alto, mas a Dilma vai crescer ainda mais. Anormal é o Serra empacar mesmo com a avalanche de propaganda do governo paulista."

DO PREFEITO DE OSASCO EMÍDIO DE SOUZA (PT), sobre o discurso tucano de que o crescimento da petista no Datafolha se deveu apenas à propaganda.
contraponto
Conforto espiritual Em "Atentai bem! Assim Falou Mão Santa", Zózimo Tavares narra que o hoje senador tentava a reeleição ao governo do Piauí, em 1998, e resolveu lançar vários auxiliares à Assembleia. No curso da campanha, ele se deu conta de que a maioria não tinha chances. Então chamou seu secretário de Comunicação e pediu:
-Mande comprar 50 Bíblias!
-Para quê, governador?
-Quando acabar a eleição, você entrega aos que não se elegeram. Como eles não vão para a Assembleia Legislativa, vamos mandá-los à Assembleia de Deus!

Nenhum comentário: