domingo, maio 02, 2010

PAINEL DA FOLHA

Roupa nova
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/05/10

Candidata mulher é diferente. Enquanto as discussões de José Serra (PSDB) com assessores sobre vestuário se limitam à questão da cor (da camisa, da gravata ou do terno, a depender da ocasião), na campanha do PT cada um tem uma opinião sobre o figurino ideal para Dilma Rousseff _inclusive Lula, que gostaria de vê-la um pouco mais ‘arrumada’, tomando como exemplo os terninhos de estilo ‘executiva’ usados pela ex-presidente do Chile Michelle Bachelet. 
Como em tudo mais, porém, Dilma tem suas próprias opiniões. Aceita até certo ponto as sugestões dos assessores, mas gosta de conforto e não demonstra disposição de mudar radicalmente o guarda-roupa. 

Coleção - Dilma comprou recentemente várias blusas quase do mesmo modelo, em cores diferentes. Num evento com o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), usou a azul. No lançamento da candidatura de Aloizio Mercadante (PT-SP), a vermelha. No programa de José Luiz Datena, na Band, a versão em roxo. 

Como ela é - Do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), amigo do peito de Lula, sobre as diferenças entre o presidente e sua candidata: ‘Eles não são iguais e nunca vão ser. A Dilma tem que ser aquela mãezona que manda a gente fazer a lição de casa, senão vai pro castigo. Tem que ser dura. Se for meiga, não é ela’.
Dupla função 1 - Na origem apenas um entre vários nomes mencionados, Francisco Dornelles (PP-RJ) terminou a semana como o mais provável companheiro de chapa de José Serra, desde que Aécio Neves (PSDB), primo do senador, não se interesse mesmo pela vaga. 

Dupla função 2 - Se eventualmente Aécio quiser ser vice, Dornelles não se oporá à ideia, pelo contrário, e ainda terá cumprido uma função importante: guardar a cadeira, afastando outros postulantes e evitando que o assunto seja discutido agora, algo que não interessa a ninguém. 

Três na bancada - Serra, Dilma e Marina Silva (PV) aceitaram participar no próximo dia 25 de evento no qual a CNI (Confederação Nacional da Indústria) lançará sua agenda 2011-2015. 

Chalita... - Ainda que a candidatura de Paulo Skaf ao Palácio dos Bandeirantes não sobreviva e o PSB venha a apoiar Aloizio Mercadante, o ex-tucano e neossocialista Gabriel Chalita corre o risco de ficar fora da chapa comandada pelo PT. O vereador quer disputar vaga no Senado. 

...ou Netinho? - O presidente do PT paulista, Edinho Silva, e o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, defendem Chalita, mas tanto Mercadante quanto a candidata petista ao Senado, Marta Suplicy, preferem dar o outro lugar na chapa ao vereador Netinho de Paula (PC do B). 
W x W - Na Bahia, os petistas Waldir Pires e Walter Pinheiro disputam a vaga do partido na chapa para o Senado. Candidato à reeleição, o governador e correligionário Jaques Wagner prefere Pires. 

Então tá - No Ceará, uma possível reviravolta: Patrícia Saboya (PDT), que havia desistido de tentar novo mandato no Senado, ensaia uma dobradinha com Tasso Jereissati (PSDB). Ela também avisou que não fará campanha para Dilma Rousseff. É o primeiro movimento no Estado desde que Ciro Gomes (PSB), ex-marido de Patrícia, foi expelido da disputa presidencial. 

Preventivo - Entre as razões que levaram o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), a rifar na última hora a candidatura de seu vice, Ricardo Ferraço (PMDB), optando pelo apoio a Renato Casagrande (PSB), está uma articulação comandada pelo PT do prefeito de Vitória, João Coser. A maioria dos petistas temia o desempenho de Ferraço na campanha e, pior, desconfiava que ele não cumpriria a partilha de cargos caso se elegesse. 
Tiroteio
Incrível: em menos de 48 horas, Dilma apoiou a alta dos juros, criticou o MST e defendeu a decisão do STF de que a Lei da Anistia vale para todos. 

Do deputado RODRIGO MAIA , presidente do DEM, apontando contradição entre opiniões que Dilma manifestou quando ministra e as que declara agora como candidata.

Nenhum comentário: