sexta-feira, maio 21, 2010

MÔNICA BERGAMO

Clube da esquina 
Mônica Bergamo 

Folha de S.Paulo - 21/05/2010

É grande a incerteza nos meios futebolísticos sobre a probabilidade de os estádios privados de futebol -Morumbi, em São Paulo, Arena da Baixada, em Curitiba, e Beira Rio, em Porto Alegre - apresentarem garantias para obterem financiamento do BNDES e promoverem as reformas necessárias para a Copa de 2014.

O prazo acaba em junho. O São Paulo F.C., por exemplo, pretende apresentar receitas da exploração de camarotes e lojas do estádio para viabilizar a operação.

ESQUINA 2
"Tem uma porrada de coisas aqui [na área de camarotes corporativos, lojas e bar]. No ano passado, a renda disso chegou a R$ 45 milhões", diz Juvenal Juvêncio, presidente do SPFC. O valor está abaixo do que se imagina necessário emprestar para as obras. Juvêncio diz que não vê problema. "Meu orçamento é de R$ 200 milhões, isso aqui não é clube de esquina! E vamos ter 15 anos para pagar [o financiamento do BNDES]."

NÃO É A MOOCA
A praça Cidade de Milão, que tem 22.000 m2 e fica ao lado do parque Ibirapuera, passará por uma grande reforma. As grades serão retiradas e o piso e o passeio do espaço, inaugurado em 1960, trocados pela Secretaria das Subprefeituras.

CARINHO
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) telefonou para o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) para amenizar o estrago das declarações de Marta Suplicy (PT-SP). Há alguns dias, comparando o tratamento que se dava a Dilma Rousseff (PT-RS) e a Gabeira, ambos ex-guerrilheiros, a petista declarou que "esse sim [Gabeira] sequestrou". "Ele disse que tem muito carinho pela Marta. Em algum momento, eles vão dialogar", diz Suplicy.

HOLOFOTE
Para Gabeira, "o episódio está superado, sem ressentimentos. Conversei com o Suplicy e com parlamentares do PT. Não foi nada articulado". Um dos comandantes da campanha petista diz que Marta perdeu uma boa chance de "ficar calada. Ela levantou um tema [Dilma e a guerrilha] que não nos interessa discutir". Marta não foi encontrada para comentar.

ACHEI!
Fernando Henrique Cardoso está descobrindo o mundo árabe. Ele, que quando era presidente jamais visitou um país da região, pediu à Câmara de Comércio Árabe-Brasileira que traduzisse seu livro "Dependência e Desenvolvimento na AL" para distribuir naquela parte do globo. "Ele nos disse que a obra foi traduzida em várias línguas, menos em árabe", diz Salim Schahin, presidente da entidade. Os primeiros 5.000 exemplares devem ser distribuídos no Líbano.

EM COMUM
O fato de não ter visitado os países árabes quando exerceu a Presidência não diferencia FHC de seus antecessores. Schahin ressalta que, antes do presidente Lula (que visitou, entre outros, Síria, Líbano, Emirados Árabes, Egito e Líbia), só dom Pedro 2º colocou os pés na região.

DESPEDIDA
A Câmara, por sinal, prepara homenagem da comunidade árabe ao chanceler brasileiro, Celso Amorim.

OLHO NO SHOW
O cinegrafista americano Ryan Short está no Brasil para filmar o show do grupo Mudhoney hoje, no clube Clash. Ele prepara um documentário sobre a banda de Seattle.

MAIS UMA BOLSA
O governo vai lançar o Bolsa Artista, em parceria com Portugal. O programa vai fomentar o intercâmbio entre os dois países e está sendo negociado pelo ministro Juca Ferreira (Cultura) e sua colega lusa, Gabriela Canavilhas. O valor e a quantidade de bolsas, destinadas a artistas, técnicos e gestores da área, ainda não foi definido.

MÃE DA MALOCA
Eva Wilma volta aos palcos em novembro com "Adoniran, o Musical", espetáculo que conta a vida de Adoniran Barbosa. Ela interpretará a mãe do compositor na peça dirigida por Rubens Ewald Filho.

HOMENS-PLACA
O Palmeiras prepara ofensiva contra a oposição do Verdão, contrária ao projeto da nova Arena Palestra Itália. A diretoria vai distribuir panfletos para sócios e torcedores nos acessos de sua sede, no fim de semana. A apresentação do projeto, para votação no conselho do clube, começa na segunda.

MODA
Gisele Bündchen tamanho GG 
"Deus me livre, não quero nem ver mulher gorda! A Mega é lugar de mulher bonita", afirma Eli Hadid, dono da agência de modelos Mega.

Sorte das gordinhas que nem todos têm a mesma opinião de Hadid -e que elas começam a ser acolhidas no Brasil. A agência Ford Models inaugurou no fim de abril um núcleo para modelos "plus size" (tamanho grande), que já conta com dez mulheres -sete estrangeiras e três brasileiras. Os manequins variam de 40 a 48.

A carioca Fluvia Lacerda, 29, chamada de "Gisele Bündchen GG" nos EUA, é a estrela da agência e está no Brasil nesta semana para ajudar a divulgar a novidade.
Radicada há 12 anos em Nova York, Fluvia, manequim 48, 1m73, foi descoberta dentro de um ônibus, quando trabalhava como babá, por uma editora de moda. "Ela sugeriu que eu procurasse uma agência especializada em gordinhas. Fui e deu certo", diz.

A modelo afirma que nunca fez dieta -tem o mesmo manequim desde a adolescência- e que sempre foi muito bem resolvida. Mas não revela o peso. "Nunca me peso. Pra mim, isso é apenas um número", diz.

Fluvia, que faz campanhas para grifes nos EUA e na Europa e já saiu em revistas como a americana "Glamour", não revela seu cachê. Com o dinheiro que ganhou em cinco anos de profissão, comprou um apartamento em Nova York, onde vive com o marido e a filha de nove anos. "Não defendo que a mulher fique no sofá comendo batata frita e bolo. Só que ela se respeite como é e se sinta bem com seu corpo. Eu cuido da minha alimentação, gosto de um bom prato de comida. Ando de bicicleta, malho. Não sou sedentária. Só não faço dieta."

CURTO-CIRCUITO
A EXPOSIÇÃO "Tereza D'Amico - Trabalhos 1957-1965" será inaugurada amanhã, a partir das 11h, na Pinacoteca.

A ATRIZ Adriana Birolli, da novela "Viver a Vida", estreia o espetáculo "Manual Prático da Mulher Desesperada", hoje, às 21h30, no teatro Jaraguá. Classificação etária: dez anos.

O CONTADOR de histórias Ilan Brenman e a chef Joana Leis promovem hoje, às 19h45, o evento Degustação de Histórias, na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho. 16 anos.

A BANDA Roupa Nova faz show no dia 2 de julho, no Credicard Hall, para comemorar 30 anos de carreira. 14 anos.

A FESTA "Hollywood", com os DJs da FunHell e Laís Pattak, acontece hoje, às 23h45, no clube Glória. 18 anos.

Nenhum comentário: