segunda-feira, maio 10, 2010

ANCELMO GÓIS

O drama de dr. Ida 
Ancelmo Góis 
O Globo - 10/05/2010

Lembra aquele caso do médico travesti Roberto Ida, de um posto de saúde de Búzios, craque em medicina de família, cuja história saiu aqui em 2003? Pois ele (ela) marcou agora uma cirurgia de neovagina (mudança de sexo) e entrará com a papelada para trocar de nome.

Mas...

Segundo o dr. Ida, o Conselho Regional de Medicina, careta, consultado, disse que não aceitará mudar seu registro.

Determinou, diz Ida, que, se ele (ela) quiser mudar o gênero no registro, “terá de entrar novamente na faculdade de medicina e se formar com o novo nome”.

Festa da democracia

O TSE se prepara para as eleições deste ano. Semana passada foi autorizada a compra, por R$ 616 mil, de 22 mil embalagens de papelão que vão proteger as urnas eletrônicas.

Em número de habitantes, o Brasil é a quarta maior democracia do mundo.

Vai que é tua, Silva

Quarta agora, Lula faz festa para assinar a MP que cria a APO (Autoridade Pública Olímpica).

O titular, como se sabe, será o ministro Orlando Silva.

De novo

Na relação dos 387 deputados que aprovaram terça o texto-base do projeto Ficha Limpa, não constam Marina Magessi e Adilson Soares.

Soares (irmão do pastor R. R.

Soares) votou a favor da emenda que tungou os royalties do Rio, e Marina faltou à sessão.

Faz sentido

Ouvido sexta-feira agora, por volta de 15h30m, num vagão superlotado do Metrô do Rio: — O Metrô, quem diria?, virou trem da Central do Brasil.

Nada contra... a Central.

AS CHUVAS que espalharam estragos pelo estado em abril fizeram transbordar a Lagoa de Maricá (veja na imagem ao lado) e levaram o prefeito da cidade da Região dos Lagos, Washington Quaquá, a reviver uma solução dos anos 1950: abrir este imenso canal (acima), para escoar o excesso de água.

A prática era comum na metade do século passado. Os pescadores abriam o canal com pás para facilitar a entrada da água do mar na lagoa. O objetivo, à época, era garantir a renovação das águas e das espécies de peixes no sistema lagunar da cidade. Agora, a entrada da água do mar vai fortalecer a economia local

Custo político

O colapso que se abateu sobre a Grécia, hoje, lembra a crise brasileira de 1998 e 99, diz um personagem que viveu o terremoto financeiro caboclo, iniciado na Ásia e na Rússia: — Naquela época, também o custo político de fazer ajustes não era pequeno. Teve eleição, calote do governo mineiro, troca de comando do BC etc.

Rubéola no palanque

Lula deve bater bumbo este ano com a esperada decisão da Organização Mundial de Saúde de certificar o Brasil como País Livre da Rubéola.

Quem se interessa?

Uma churrascaria em fase de inauguração, em Dubai, está selecionando uma dupla de músicos para tocar MPB e clássicos internacionais (www.empregosemdubai.com.br).

Salário: US$ 1 mil por mês.

Combate à máfia

O MP Federal em Niterói determinou à PF a abertura de dois novos inquéritos derivados da Operação Alvará, de combate ao jogo ilegal no estado.

O alvo de um deles é Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, acusado de guardar em seu escritório selos para máquinas caça-níqueis.

Tira-gosto carioca

Um chefe de cozinha especializado na típica comida de boteco carioca será enviado à África do Sul, durante a Copa, para cozinhar por lá iguarias servidas em bares tradicionais do Rio.

A ação é do Rio Convention & Visitors Bureau, em conjunto com a Riotur e a Turisrio.

Avião carregado

Quinta, no Santos Dumont, no Rio, um Boeing da Webjet já a ponto de decolar teve de voltar à área de embarque porque um passageiro passou mal.

Desembarcado o doente, o avião se preparava de novo para voar quando... outro passageiro teve um piripaque. O piloto, mais uma vez, voltou ao embarque.

Aldeia global

No morro Dona Marta, o programa Rio Estado Digital já registra 2.500 acessos diários.

Saliência eleitoral

Juízes e funcionários da Justiça Eleitoral foram semana passada à carceragem da Polinter, em São João de Meriti, entregar títulos de eleitores aos presos.

Ficaram, entretanto, esperando que dois detentos terminassem suas... visitas íntimas.

Uma causa nobre.

A DONA DO sorriso que ilumina a foto é Carolina Ferraz, que voltará assim à TV, como Maria Clara, a mulher do vilão Maurício Viegas (Márcio Garcia), em “Na Forma da Lei”, nova minissérie da Globo

FERNANDA ABREU, a cantora, abraça Diego Hypolito, nosso campeão da ginástica, no lançamento de uma coleção de moda num shopping do Rio

MARCIA PATERMAN Brookey, autora do livro “História e Utopia: o cinema de Silvio Tendler”, posa com o homenageado, durante o lançamento da obra, na Lapa

Nenhum comentário: