domingo, abril 11, 2010

PAINEL DA FOLHA

Discurso da inclusão
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/04/10

"Não aceito o raciocínio do nós contra eles." "Lutamos pela união dos brasileiros e não pela sua divisão." "Jamais rotularemos os adversários como inimigos da pátria ou do povo." Repetidas vezes no discurso com que se lançou candidato à Presidência, José Serra martelou a tecla da inclusão. Com ela, quer rebater a narrativa desenhada pela campanha de Dilma Rousseff, que aposta numa divisão na qual o lado "ruim" é o PSDB, cuja volta ao poder seria necessário evitar.
Não houve combinado prévio, mas Aécio Neves foi na mesma linha ao criticar os petistas por terem sempre "priorizado o partido", colocando-se contra avanços da história recente do país como a eleição de Tancredo, a Constituição de 1988 e o Plano Real.


Tá vendo? Louca para acreditar na possibilidade de Aécio aceitar ser vice, a plateia se agarrou especialmente na seguinte frase do discurso do ex-governador, que se dirigia a Serra: "Estarei a seu lado onde eu for convocado".
Convincente. Petistas que assistiram ao discurso engajado de Aécio passaram a duvidar um pouco da ideia de que o mineiro vá "lavar as mãos" na campanha presidencial.
Para o brejo. De um petista maldoso, sobre o momento do discurso em que Aécio dá os louros do Plano Real a FHC: "Ih, agora eles perderam o Itamar de vez..."
Aprovado. Já Fernando Henrique gostou. Nessa hora da fala de Aécio, comentou baixinho: "Ele é bom".
Hino nacional. "Olê, olê, olê, olá", grito de guerra histórico das campanhas de Lula, virou suprapartidário na eleição deste ano. Depois de ser adaptado para Dilma, ontem ganhou versão tucana, terminando com "Serra, Serra".
Casual. Foi por recomendação do marqueteiro Luiz Gonzalez que Serra se apresentou ontem de camisa esporte. No palco, apenas o presidente do PPS, Roberto Freire, surgiu de terno e gravata.
Deu pau. A transmissão via internet pelo site do PSDB perdeu feio para a que o PT fez no lançamento de Dilma Rousseff, no final de fevereiro. Caía o tempo todo, além de "mastigar" as imagens -de baixa resolução, aliás.
Longo alcance. Nesta primeira semana pós-anúncio da candidatura, Serra fará uma bateria de entrevistas para emissoras de rádio do interior do país. Haverá um núcleo específico para cuidar de rádio.
Orelha quente 1. Em jantar dias atrás na casa de Nelson Jobim (Defesa) do qual participaram quatro ministros do Supremo e/ou do TSE, rolaram duras críticas ao descaso público de Lula para com as multas que lhe foram aplicadas pela Justiça Eleitoral por fazer campanha antecipada para Dilma Rousseff.
Orelha quente 2. Presente à mesa, o ministro do Supremo José Antonio Toffoli ouviu tudo um tanto embaraçado. Em dado momento, lembrou que não era mais o advogado-geral da União.
Minha casa... Dilma gostou tanto do imóvel alugado pelo marqueteiro João Santana em Brasília que acabou por "desalojá-lo". O endereço passará a servir de escritório à pré-candidata petista.
...minha vida. O site pessoal de Dilma, ativo a partir desta semana, mesclará textos em primeira pessoa, notícias e agenda da campanha. Trará ainda biografia alentada da ex-ministra. Os posts serão abertos a comentários, numa tentativa de criar comunicação direta com ela.
Batalha naval. Inaugurada em 24 de março passado por Dilma e pelo então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), a rampa flutuante do porto de Humaitá (AM), obra de R$ 15 milhões no rio Madeira, cedeu e está afundando.
Avatar. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Giovani Cherini (PDT), viajou à Bahia para ter aulas de "transmutação da consciência", o que lhe permitiria "estar em vários lugares ao mesmo tempo". De acordo com a Casa, o curso de mago e a viagem foram pagos pelo próprio deputado.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER
Tiroteio 
Dilma ainda está muito verde. Sonhar com os votos do adversário todo mundo sonha. Mas o que ela falou em Minas não é coisa que se fale. 

Do deputado ACM NETO (DEM-BA), sobre a declaração da candidata do PT sugerindo que o eleitor mineiro vote nela para presidente e no tucano Antonio Anastasia para o governo.
Contraponto 
Mão Santa, o breve Mão Santa (PSC-PI) chegava na quarta ao plenário do Senado quando soube que, em razão da viagem de Lula hoje aos EUA, José Sarney assumiria interinamente a cadeira que ocupou entre 1985 e 1990 -o que acabará não ocorrendo, pois na sexta o vice José Alencar resolveu tomar posse, mesmo sabendo que isso o tornará inelegível em outubro.
Ao cruzar com Sarney, Mão Santa, conhecido pelos longos discursos contra "Luiz Inácio", pediu:
-Por que o sr. não me faz líder do governo por dois dias?

Nenhum comentário: