terça-feira, abril 06, 2010

PAINEL DA FOLHA

A ordem é repetir
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 06/04/10

Dilma Rousseff (PT) fez ontem, em evento do aliado PR, uma clara investida para atrapalhar o esforço do adversário José Serra (PSDB) de tirar o presidente Lula do centro do debate eleitoral, protegendo-se do potencial efeito negativo de criticar a gestão do petista, hoje com popularidade recorde.
Na avaliação do núcleo da campanha de Dilma, o tucano tentará se livrar do que pode derrotá-lo, a saber, a marca de anti-Lula. Por isso, a orientação é clara: nos próximos discursos, a ex-ministra seguirá tentando caracterizar a candidatura de Serra como um projeto em tudo oposto ao atual.


Entre nós. Dilma teve uma conversa reservada com Alfredo Nascimento e Anthony Garotinho tão logo encerrado o evento do PR. O ex-governador negou ter sido a origem da notícia de que ela iria ao lançamento de sua pré-candidatura, neste sábado no Rio. O PT diz que Dilma não estará no Estado nessa data.
PPP. O sub-síndico da quadra no Lago Sul onde Dilma passou a morar em Brasília quer compartilhar a segurança da rua com a candidata. Alega que, em virtude da mudança dela, o fluxo de veículos cresceu bruscamente.
GPS 1. Segundo dados fornecidos à Justiça Eleitoral, a pesquisa Vox Populi de intenção de voto para a Presidência recém-divulgada pela Band repetiu o itinerário (incluindo ruas, casas e endereços dos entrevistados) da sondagem anterior do instituto, feita em janeiro. Em ambas, Dilma aparece em ascensão. Na mais recente está tecnicamente empatada com Serra.
GPS 2. De acordo com profissionais da área, voltar aos mesmos lugares para uma nova rodada de pesquisa é procedimento que ameaça "viciar" o resultado. Além disso, pode fazer com que partidos tentem influenciar no campo determinado. Institutos como o Datafolha optam por variar os municípios e/ou os endereços pesquisados.
Outro lado. Diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra nega que o instituto tenha voltado aos mesmos locais na nova pesquisa. Diz ainda não ver problema em fazer pergunta sobre o grau de conhecimento dos candidatos interposta entre as questões para aferir intenção de voto espontânea e estimulada. Segundo ele, tal procedimento tem respaldo na literatura internacional sobre o tema.
Tô fora. O enfático alerta de Nelson Jobim (Defesa) na reunião com o novo time ministerial ontem, para que integrantes do primeiro escalão tenham cautela na campanha em virtude das restrições da Justiça Eleitoral, levou um colega a observar: "Estaria ele tentando justificar sua já esperada inércia?"
Tô dentro. Coube ao vice José Alencar (PRB) fazer o contraponto a Jobim. O mineiro disse que tudo bem ter cautela, mas ressalvou que político não pode ter "medo".
Vagas. De volta ao Senado, o ex-ministro Edison Lobão (Minas e Energia) ficará com a relatoria do projeto que cria o Fundo Social do pré-sal na Comissão de Assuntos Econômicos. A intenção do governo é acelerar a tramitação. Até agora os projetos receberam 80 emendas na Casa.
Vide verso. Autor da emenda sobre a patilha dos royalties do pré-sal, Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) mandou imprimir o polêmico parágrafo em cartões de visitas que carrega a tiracolo. Tem distribuído em todos os cantos.
Fora de casa. Depois de passar incólume pelo Senado, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, será ouvido amanhã na Assembleia Legislativa paulista sobre o caso Bancoop. A diferença é que desta vez os tucanos serão maioria.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER
Tiroteio 
"Antes de falar em ética, Dilma precisa explicar o que fazem mensaleiros e aloprados em sua campanha." 

Do senador SÉRGIO GUERRA (PE), presidente do PSDB, sobre a candidata do PT à Presidência, segundo quem "o debate centrado na ética é muito bom para a gente".
Contraponto 
Objeto de desejo A deputada distrital Eurides Brito, que foi flagrada escondendo dinheiro na bolsa no escândalo do mensalão candango, entrou na tarde de ontem no elevador de um edifício comercial junto de outras duas mulheres. Falavam amenidades. De repente, a peemedebista olhou para o figurino de uma delas e não conteve o entusiasmo:
-Mas que lindo o seu sapato!
As três riram, e Eurides continuou:
-Minhas grandes paixões são sapatos e bolsas!
A deputada se despediu e desembarcou no andar desejado. Imediatamente, a dona do sapato comentou:
-Bem, que ela gosta de bolsas Brasília inteira sabe...

Nenhum comentário: