sexta-feira, abril 16, 2010

MÔNICA BERGAMO

Emergência 
Mônica Bergamo 

Folha de S.Paulo - 16/04/2010

O bilionário Eike Batista cancelou toda a sua agenda, ontem, para voar para Brasília e se encontrar com o presidente da China, Hu Jintao, que teve que encurtar sua visita ao Brasil e retornar ao seu país, atingido por um terremoto nesta semana.

O empresário tinha que assinar com o mandatário acordo para a construção de uma siderúrgica no Rio, da qual a companhia chinesa Wisco terá 70% das ações e a EBX, de Batista, os outros 30%.
No Páreo
Marcelo Frisoni, marido de Ana Maria Braga, vai tentar mais uma vez um cargo político. Ele será candidato a uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa de SP pelo PP de Paulo Maluf. O partido pode apoiar a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Em 2008, Frisoni concorreu a vereador em SP.
Charme e Simpatia
Frisoni, por sinal, está "encantado" com Dilma Rousseff. Ana Maria Braga e ele jantaram com a ex-ministra anteontem, na casa deles em SP. "É uma das pessoas mais encantadoras que conheci nos últimos tempos. Uma mulher de tirar o chapéu por seu charme, simpatia, conhecimento e história de vida." Ele diz que Ana Maria recebeu Dilma como "amiga". "Foi uma visita de comadres."
Louro José
O jantar, para poucos convidados, foi preparado pelo chef Alessandro Segato. No cardápio, risotos, carnes e peixes.
Longa Caminhada
Um deficiente físico, com má formação de um dos braços, vai percorrer a pé o trajeto entre São Paulo e Brasília. Estará acompanhado por um cadeirante, que vai empurrar a própria cadeira. O objetivo de Orlando Galati, 50 anos, e de José Gonsalo Neto, 44 anos, é colher depoimentos de deficientes de 38 cidades de São Paulo, Minas Gerais e Goiás e apresentar um relatório ao presidente Lula. A dupla, que tem o apoio da vereadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), sai de SP no domingo e prevê chegar à capital federal no dia 27 de maio.
Tato
E Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos, vai visitar pela primeira vez, no dia 29, a exposição em homenagem ao pai, na Oca. Estará acompanhado por 40 ouvintes de seu programa de rádio, que venceram uma promoção. Braga, que é cego, poderá tocar em algumas das peças, como os carros antigos. Permissão concedida pelo Rei a todos os deficientes visuais que visitam a mostra.
Favela Chic
Cacá Diegues, que vai para Cannes em maio com "Cinco Vezes Favela - Agora Por Nós Mesmos", irá levar os cinco diretores do longa, moradores de favelas cariocas, para desfilar no tapete vermelho da boulevard Croisette. "Esse filme é sobre favela, violência, mas não tem autopiedade, autocomiseração. Eu brinco que o "Cidade de Deus" é o filme que mostra a favela dos bandidos, "Tropa de Elite", a favela dos policiais, e "Cinco Vezes Favela", a favela dos moradores", diz Cacá, produtor do longa.
A Próxima Tropa 
E, depois de "Tropa de Elite 2", Wagner Moura vai integrar o elenco de "A Cadeira do Pai", longa de Luciano Moura produzido pela O2, ao lado de Fernanda Torres e Lima Duarte. O filme, um drama estilo "road movie" sobre três gerações de pais e filhos, será rodado no segundo semestre.
Problema Antigo
O musical "É com Esse que Eu Vou", que estreia em agosto no Rio, com direção de Charles Möeller e Claudio Botelho, vai dedicar um dos blocos temáticos às enchentes do Estado. Sem falas, o espetáculo será narrado por meio de cem sambas compostos no século passado, até a década de 1970. "Os grandes sambistas já retratavam esse problema em suas canções", diz Botelho.
Beijo de Ouro
Após ser flagrada aos beijos com o ator Jonatas Faro, a atriz Danielle Winits, que se separou recentemente do ator Cássio Reis, pulou da 85ª posição para a quarta no site www.celeb.com.br, que mede a popularidade de brasileiros por meio de citações na mídia e em sites como o Twitter. À frente dela, apenas Dilma Rousseff, o presidente Lula e o jogador Neymar. Faro passou da 1.016ª posição para a sétima.
Slogan Tucano
"O que é bom as pessoas têm que copiar" 
O presidente do Santos F.C., Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, que se elegeu no clube com o slogan "O Santos pode mais", falou à coluna sobre a adoção da frase pelo ex-governador José Serra (PSDB-SP), que tem dito, na pré-campanha à Presidência da República, que "o Brasil pode mais". Luiz Gonzalez, marqueteiro de José Serra, é irmão de Fábio Gonzalez, que integrou a chapa que hoje dirige o Peixe.

FOLHA - O slogan ajudará Serra?
LUIS ALVARO DE OLIVEIRA - Acredito que sim. Ele é uma espécie de síntese do que a gente pensava a respeito do Santos e do que o Serra pensa a respeito do Brasil. A eleição não pode e não deve ser um plebiscito, como a eleição do Santos não foi.
A convicção de que o Santos podia mais do que vinha tendo é construtiva, não destrutiva. E acho que o pessoal de marketing do Serra deve ter acompanhado o resultado de nossa campanha, que foi um fogo morro acima e água morro abaixo. A gente, com toda dificuldade de enfrentar um candidato que estava no poder havia dez anos [o ex-presidente Marcelo Teixeira], apareceu como um sopro de renovação.
Acho que os marquetólogos do Serra têm muita competência, porque, ao invés de falar mal do governo Lula, que está fazendo um trabalho muito bom, o Serra acrescenta a ideia de que pode fazer ainda mais do que está sendo feito. Ele foi muito feliz em escolher o slogan que a gente tinha usado.

FOLHA - O Luiz Gonzalez, marqueteiro do Serra, criou o slogan da campanha de vocês?
OLIVEIRA - O Luiz participou com opiniões, sempre muito ponderadas, a respeito da nossa estratégia, mas o autor da frase é o Armênio Neto, nosso gerente de marketing.
Mas o Luiz é o homem de comunicação do Serra e, como ele é sócio do Santos, acompanhou a eleição e votou na nossa chapa, deve ter ficado impressionado com a repercussão fantástica que nossa candidatura teve nas ruas.

FOLHA - O ex-governador Geraldo Alckmin usou o slogan em 2006.
OLIVEIRA - Usou sem muita ênfase. Não foi o carro-chefe. Para nós, foi. Durante a campanha, a torcida musicou o slogan. O Pacaembu lotado e a torcida começou: "O Santos pode mais, o Santos pode mais, o Santos pode maaais". O que é bom as pessoas têm que copiar mesmo.

FOLHA - Mas, até agora, a única vitória do slogan foi a do senhor.
OLIVEIRA - Não bastam boas ideias, mas a empatia que você desperta em uma proposta despretensiosa e construtiva certamente sinaliza uma campanha de alto nível, que é o que o Brasil espera. Me deu vontade de dizer: "Serra, eu não vou cobrar "copyright", porque passou a ser de domínio público". Mas eu acho que eles tiveram bom gosto de usar esse slogan.

FOLHA - E o senhor vota no Serra?
OLIVEIRA - Eu não posso contar.


Curto-circuito
O ESPETÁCULO "Após a Chuva", de Silvio Guindane, estreia hoje, às 21h, no teatro Juca Chaves. Classificação etária: 14 anos.

A CANTORA Teresa Cristina lança seu novo CD, "Melhor Assim", amanhã, às 21h, no Sesc Pinheiros. Classificação: dez anos.

O ATOR Celso Frateschi integra o elenco da peça "O Inquisidor", que estreia hoje, às 21h, no teatro Ágora. 14 anos.

A SEGUNDA EDIÇÃO da festa Grito acontece hoje, à meia-noite, no clube Lions, com discotecagem de Alexandre Herchcovitch, Aline Prado e Paulo Troya. 18 anos.

A MOSTRA "Preto & Branco", de Marie Hippenmeyer, será inaugurada amanhã, a partir das 11h, na Caixa Cultural.

O CONCURSO MUSICAL Nelson Freire Orquestra Sinfônica Brasileira Jovens Solistas tem inscrições abertas até o dia 20. Informações no site
www.osb.com.br.

A GUITARRISTA Mônica Agenda, da banda Natiruts, se apresenta hoje, às 19h, na Livraria Cultura do shopping Bourbon. Livre.

Nenhum comentário: