quarta-feira, abril 07, 2010

MÔNICA BERGAMO

"Ninguém quer ser negro no Brasil" 

Folha de S.Paulo - 07/04/2010

No papel de Ernesto Dantas, presidente da República no filme "Segurança Nacional", de Roberto Carminati, que estreia em maio, o ator Milton Gonçalves participou de café da manhã na Base Aérea de São Paulo, para divulgar o trabalho. No longa, ele comanda as Forças Armadas numa guerra ao terrorismo nas fronteiras do país. Milton falou à coluna:

FOLHA - O Brasil ainda vai ter um presidente negro?
MILTON GONÇALVES - Se aparecer um, trabalho para ele de graça. Mas vai demorar um pouco, sabia? O país tem uma série de preconceitos, dentre eles o racial, que é muito incômodo. Todo mundo diz que tem um avô negro, mas na hora "H"... Nas pesquisas, por exemplo, quem declara [a cor] é o depoente. Um sobrinho meu trabalhou no IBGE e foi num cara que era azul. Perto dele, eu sou loiro. E quando perguntou a cor, o cara disse que era "moreno". Ninguém quer ser negro no Brasil, esse é o problema.

FOLHA - O Brasil é racista?
GONÇALVES - É. O presidente da República não se declara negro. Não sei se ele [Lula] é, mas com aquele cabelo e com aquela "napa", é o quê?
FOLHA - O jogador Ronaldo já se declarou branco. GONÇALVES - O Ronaldo gorducho? Ele é um bobão. É um cara safo, inteligente. Foi para a Holanda e saiu falando holandês. E o resto ele não falou mais, entendeu? Essa questão é profunda. Está na alma escravista brasileira, na disputa de pedacinho de pão, de coisas mínimas. A única salvação, e isso vai demorar, é e-du-ca-ção para todos.

FOLHA - O que pensa sobre a adoção de política de cotas para negros?
GONÇALVES - Se alguém achar a política de cotas boa, que faça uso. Mas eu não acredito que vá resolver alguma coisa. Se eu estabeleço cota de 20% para "x", que não tiraram nota suficiente para passar [no vestibular], eu vou ser injusto com 80% de "y".

FOLHA - Ainda é filiado ao PMDB?
GONÇALVES - Eu sou MDB, presta atenção na sutileza. Sou das antigas. E não vou concorrer a nenhum cargo. Nem declaro meu voto porque os poucos que gostam de mim vão ser influenciados e eu não quero.

FOLHA - Inspirou-se em algum presidente para o personagem?
GONÇALVES - Não, mas na minha infância, evidentemente, fui seduzido por Getúlio Vargas, que encantou várias gerações. Não tenho nada contra [Lula], mas não está no meu panteão. Getúlio estaria, pelo carisma, o JK era carismático, o Jânio Quadros, se não tivesse feito aquela cagada federal, teria sido um bom presidente. Esses têm a minha admiração.

Tô verde!

Fracassou de forma retumbante, até agora, uma das mais badaladas iniciativas que tentavam juntar eleições e internet. Dois meses depois de lançar campanha pioneira de arrecadação de recursos pela rede, o PV de Marina Silva arrecadou míseros R$ 2.500. O dinheiro não cobre sequer o salário de um dos seis funcionários que cuidam das páginas do partido e da pré-candidata à Presidência da República na web.

VERDE DE FOME
"A internet ainda não deu muito resultado para nós. É difícil conseguir contribuições", constata o vereador Alfredo Sirkis (PV-RJ), coordenador da campanha presidencial de Marina, sobre os R$ 2.500 que ele diz terem pingado na conta do PV. "Acredito que, quando a campanha eleitoral pegar fogo e as contribuições forem diretamente para a candidata, e não para o partido, vamos arrecadar mais." Ainda assim, afirma, "a internet não terá aqui o peso que teve [na eleição de Barack Obama] nos EUA".

VIRTUAL
O público de Marina Silva na internet também deixa a desejar: até ontem, ela tinha pouco mais que 14 mil seguidores em sua página no Twitter, ou menos que 10% de José Serra, pré-candidato do PSDB.

DANÇA DAS CADEIRAS
O jornalista Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás e atualmente no conselho da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura de São Paulo, não apresentou seu nome para a renovação do colegiado, segundo a emissora. A eleição para o conselho, com oito vagas em disputa, acontece na segunda-feira.

TUCANOS E PALMEIRAS
Entre os novos candidatos ao conselho estão o tucano Andrea Matarazzo, o ex-embaixador Rubens Barbosa, o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, e Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-conselheiro da TV Brasil, do governo federal, e presidente do Palmeiras.

TERCEIRA VIA
E o Verdão não pretende aderir nem à reeleição de Fábio Koff para o Clube dos 13 nem ao candidato de oposição, Kleber Leite, que rachou os cartolas e é apoiado pela CBF. "Essa disputa, do jeito que está, é perigosa. Pode dar uma cizânia no futebol", diz Belluzzo. Ele afirma que pretende trabalhar pelo consenso. "O Palmeiras quer encontrar uma solução melhor junto aos clubes, na busca de um desfecho mais tranquilo."

BROADWAY
O promotor Francisco Cembranelli, do caso Isabella, retorna ao Tribunal do Júri na próxima segunda. Ele foi descansar do julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá em Nova York com a mulher, Daniela. No roteiro, visitas a museus e sessões de musicais da Broadway, como "Mamma Mia" e "Chicago".

BIS
Maria Bethânia bateu o martelo: volta ao palco do Citibank Hall, em SP, nos dias 16 e 17 para apresentações extras de seu show "Amor, Festa, Devoção".

SINAL VERMELHO
E o produtor e DJ americano Moby fez uma lista de vetos para o seu camarim, no Credicard Hall, nas apresentações que faz no país no fim do mês. Estão proibidos chás, café, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Vegetariano, ele pediu cenoura, maçã, gengibre, geleia de morango, homus e espinafre.

CURTO-CIRCUITO
O LIVRO "Memórias e Cinzas - Vozes do Silêncio" será lançado hoje, às 19h, com debate com a participação de Sylvio Band, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
ANA ESTELA DE SOUSA PINTO, editora de Treinamento da Folha, autografa o livro "Jornalismo Diário" amanhã, às 20h, na livraria Leitura do BH Shopping, em Belo Horizonte.
A PEÇA "Flechas do Anjo do Esquecimento" tem reestreia hoje, às 21h, no Espaço Parlapatões. Classificação: 12 anos.
A EXPOSIÇÃO "Acessibilidade", com curadoria de João Kulcsar, será aberta hoje, às 14h, no Senac de Santo Amaro.
A JOALHERIA Talento promove coquetel de lançamento da coleção Eterno hoje, a partir das 14h, na loja da Bela Cintra.

Nenhum comentário: