sábado, abril 24, 2010

FELIPE PATURY

REVISTA VEJA
Felipe Patury
Panorama

Holofote


Felipe Patury
Só queriam um lubrificante
Ana Nascimento/Bg Press

Faltam apenas oito meses para acabar o governo Lula, mas seus aliados ainda lutam por boquinhas. É o caso dos deputados do PTB. O presidente do partido,Roberto Jefferson, apoia o candidato tucano ao Planalto, José Serra. Já seu líder na Câmara, Jovair Arantes (GO), integra uma ala que prefere a petista Dilma Rousseff. Há dez dias, Arantes pediu ao Planalto um favorzinho para ajudar o PTB a mudar de lado: nomear um novo diretor de oleodutos para a Transpetro, o braço de logística da Petrobras. Esbarrou no líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), padrinho do atual titular do cargo, Claudio Campos.

Um radical na Anatel
Carlos Moura/CB/
D.A.Press

Na partilha feita pelo governo, uma das diretorias da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) coube ao PMDB. Hoje, a cadeira pertence a Antônio Bedran, que deixará o cargo em novembro. Há duas semanas, o Planalto deflagrou uma ofensiva para convencer o partido a abrir mão da vaga. A ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, quer o cargo para seu assessor André Barbosa, que foi um dos mentores da Conferência Nacional de Comunicações (Confecom), um instrumento criado pelos radicais petistas para ameaçar a liberdade de imprensa.

Polícia para quem precisa
Folha Imagem

As greves deflagradas às vésperas de eleições por sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) sempre apavoraram os adversários do PT. Agora, é a vez de o partido provar esse veneno. A Federação Nacional dos Policiais Federais cobra 70% de aumento salarial para os agentes e os convocou para uma paralisação de dois dias nesta semana e de outros três em maio. O assunto é considerado explosivo pelo comando da campanha presidencial da petista Dilma Rousseff. O ex-ministro José Dirceu foi destacado para acalmar os tiras, que têm cartucheiras recheadas de dossiês.

Muito além do Ibope
Thiago Bernardes

Vez por outra, o empresário Silvio Santos, do SBT, reclama da baixa audiência do apresentador Ratinho, mas deve manter o programa do funcionário, que ganha quase 1 milhão de reais mensais entre salários e participações publicitárias. Ratinho tornou-se um parceiro estratégico do SBT. É dono das quatro retransmissoras da rede no Paraná e tenta, agora, comprar mais uma na paulista Araçatuba. O canal pertence ao ex-deputado Maluly Netto (DEM). O apresentador ofereceu 25 milhões de reais pela empresa. Maluly quer 35 milhões de reais.

Longe dos chifrudos
Roberto Setton

A pecuária nacional está dividida. Os proprietários de bois sem chifres deixaram a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil para fundar sua própria entidade. Em uma década, a fatia de mercado dos donos de mochos, como são chamados os animais sem cornos, caiu de 10% para 2%. Esses fazendeiros concluíram que a perda continuaria enquanto eles participassem de um sindicato dirigido por eventuais concorrentes e nomearam o produtor José Roberto Giosa para presidir a nova Associação dos Criadores de Nelore Mocho.

Pesquisa para ganhar tempo

Fernando Brito

No início do ano, o PP encomendou um levantamento para aferir quem seus diretórios estaduais prefeririam apoiar na eleição presidencial: a petista Dilma Rousseff ou o tucano José Serra. Deu Dilma disparado: vinte a sete. A situação mudou no último mês, porque o PSDB sinalizou que gostaria de ter o presidente da agremiação, o senador Francisco Dornelles (RJ), na vaga de vice de José Serra. Muitos diretórios cogitaram mudar de lado, mas os dirigentes do PP só querem decidir seu destino em junho, às vésperas da convenção partidária. Até lá, dirão ao PSDB e ao PT que precisam fazer uma nova pesquisa antes de escolher um candidato. A sondagem ocorrerá no fim de maio.

Nenhum comentário: