domingo, abril 11, 2010

ARI CUNHA

Lago de Brasília

CORREIO BRAZILIENSE 11/04/10


Quando foi construído, o Lago do Paranoá comportava 660 milhões de m³. Veio o assoreamento e não se sabe quanto armazena de água. Previsões otimistas acrescentam que não passam dos 40 milhões de metros cúbicos. Mesmo assim ainda é o suficiente para passeios em lanchas, barcos e jet ski. Há competições de kitesurf, remo, vela e até mergulho. Na Polícia Fluvial, há o registro de quase 20 mil embarcações. O problema de estacionamento para barcos é realidade em Brasília. Na avenida chique do Iguatemi Shopping, há exposição do que há de melhor em embarcações esportivas. Não será exagero dizer que mais se parece com a Rodeo Drive da Califórnia.


A frase que não foi pronunciada

“O cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.”
José Serra preparando o pensamento para a campanha.


Bovespa
» Garantia dos participantes aos quadros da Bovespa é motivo guardado pela segurança. Açúcar, etanol e outros, se fossem listados oficialmente, os estoques seriam garantidos. Não haveria manipulação e os estoques teriam a garantia da Bovespa. Como está, qualquer necessidade é usada como falta do produto, o que nem sempre é verdade.

Depoimento
» Falando sobre situação do Brasil, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso expõe pontos de vista. Afirma que “tudo está sob uma liderança habilidosa que ajeita interesses contraditórios e camufla a reorganização política que está se esboçando”.

Carta
» Affonso Heliodoro dos Santos, em carta à coluna, diz que “o ideal é mesmo o fechamento da Câmara Legislativa. Lá há, muito embora, pessoas honestas. Mas parece minoria que não luta. Pela ideia de JK, teríamos um prefeito nomeado pelo presidente da República, câmara de vereadores, deputados federais e senadores. Transformaram tudo neste montão de desonestidade em que o Brasil vive hoje”.

Aviso de luta
» Líder separatista checheno Doku Khamatovich Umarov falando em vídeo divulgado pelo site Kavkazcenter: “Sou contra a organização extremista, o Emirado do Cáucaso”. Disse mais: “Eu prometo que a guerra virá até suas ruas e vocês sentirão em vida a dor da própria pele”.

Euro balança
» Ajuda à Grécia fendeu a moeda europeia. O pacote prevê créditos do Fundo Monetário Internacional bilateral de outros países membros. O grupo sugere que a Alemanha abandone o euro, caso o país precise ajudar a Grécia a superar suas dificuldades. O euro vem reduzindo no correr da semana sua cotação internacional.

Financiar
» Deixado de lado por causa da economia crescente, o ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou até dezembro a prorrogação do Programa de Sustentação do Investimento. Vai financiar projetos até R$ 80 bilhões. Trocando em miúdos, o governo abandonou o PAC, que não obteve progresso, e lançou o PAC – 2 para acalmar a população antes da eleição.

Meirelles fica no BC
» Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, tinha interesse em participar das eleições em Goiás, estado de nascimento. Estava preparando. Assistindo a discurso do atual governador, constatou que a corrupção lá é pior do que em Brasília.

Voos difíceis
» Não vão bem o Brasil e os caminhos dos ares. A distância mantida entre aeronaves é grande. Demora para descer, para decolar. Chegar ao destino combustível acima das necessidades. Dois dias viajando no Brasil dia e noite, aviões consomem combustível que daria para voar entre São Paulo e Paris.

Reconhecimento
» Arruda se despede do STJ. Depois de quase 50 anos de magistratura, Denise Arruda deixa a Corte como a quarta mulher a exercer função de ministra no tribunal. Graças a ela, o Código de Defesa do Consumidor passou a ser aplicado também em instituições financeiras.


História de Brasília

Chapas-brancas, aos domingos, agora estão fazendo seu divertimento longe da polícia. No acampamento da Metropolitana, então, nem se fala. (Publicado em 1/3/1961)

Nenhum comentário: