terça-feira, abril 13, 2010

ANCELMO GÓIS

A Barrafunda  
O Globo - 13/04/2010

A BARAFUNDA DAS calçadas cariocas, de obstáculos variados, ganhou os objetos das fotos, tiradas pela coleguinha Rejane Guerra. São carrinhos de supermercados “estacionados” ao lado de árvores, e presos por correntes, um no Leblon, na esquina das avenidas Ataulfo de Paiva e Afrânio de Melo Franco (foto de cima), o outro na Glória, na Rua Conde Laje.
Provavelmente, são de moradores de rua, que os utilizam para guardar seus pertences, na migração permanente em que vivem

Os fuzis
Amanhã, os soldados da Unidade de Polícia Pacificadora do Morro Dona Marta, no Rio, iniciam treinos para uso de spray de pimenta.
A ideia é que os policiais das UPPs usem cada vez mais armas não letais. A meta é reduzir, paulatinamente, o uso de fuzis, que ficaria restrito a 20% da guarnição nestas comunidades.

Chame Jack Bauer
A bomba que explodiu o carro do bicheiro Rogério Andrade foi, provavelmente, detonada por um celular.
O uso desta tecnologia no crime carioca acendeu um alerta na polícia e nas Forças Armadas.
Na série “24h”, a do agente Jack Bauer, o presidente dos EUA, vivido por Dennis Haysbert, sofreu um atentado assim.

Varig, Varig, Varig

O juiz Luiz Ayoub condenou, cinco anos depois, o ex-presidente da Varig Marcelo Bottini e seus antigos diretores a devolverem, com juros e correção, R$ 1,1 milhão à finada voadora.
A grana é referente a rescisões antecipadas pagas, segundo o Sindicato Nacional dos Aeroviários, aos caciques da falecida, “em detrimento dos trabalhadores, ainda hoje sem receber”.

Marketing na Copa
A Vivo, que já patrocina a seleção, assinou com Pelé.

Contra Hu Jintao
A ONG inglesa Free Tibet, que luta pela libertação do Tibete, fará um protesto amanhã contra a visita do presidente da China, Hu Jintao, ao Brasil.
Será em frente ao consulado do país no Rio, das 16h às 18h.

Telefone para o céu
A José Olympio vai relançar “Se eu morrer, telefone para o céu”, de José Cândido de Carvalho, autor do clássico “O coronel e o lobisomem”.
O livro, que ficou décadas esquecido, sairá pela coleção Sabor Literário.

Diário de Justiça
A Comissão de Anistia, que julga casos de quem reclama ter sofrido perseguições políticas, analisa amanhã um pedido de Norma Bengell, 75 anos.
Em recente entrevista à “Folha de S. Paulo”, a atriz e diretora disse que “perdeu as contas de quantas vezes foi detida na ditadura”. Norma teve bens bloqueados pela Justiça por causa de “O guarani”, acusada de mau uso de dinheiro de incentivo fiscal para fazer o filme, em 1995.

Amor em pedaços
O casamento do jogador Alexandre Pato com a atriz Stephany Britto não anda bem.

Cinema livre
O senador Francisco Dornelles apresentou projeto para prorrogar até 2016 o artigo 1º da Lei do Audiovisual (expira este ano).
Baseada em renúncia fiscal, a lei representa uma injeção no setor de R$ 40 milhões anuais.

Acorda, Jorge!
Embora Niterói tenha umas 30 áreas problemáticas, a equipe da Defesa Civil da prefeitura da cidade é formada por... quatro funcionários.

Igreja Católica
Leonardo Boff, cujas idéias políticas já renderam um litígio com o Vaticano, voltou a enfrentar problemas na Igreja.
É que Boff foi convidado para fazer a palestra de abertura da II Conferência Municipal de Saúde Mental, sexta, na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mas teria sido vetado pelo bispo dom Filippo Santoro.

O outro lado...
Segundo o monsenhor Daher, vigário-geral diocesano, a UCP cederia o espaço ao evento, mas os organizadores não mandaram a tempo toda programação: — A universidade, por ser católica, tem responsabilidade com a Igreja. E em vários destes encontros há coisas que podem bater com posições da Igreja. A decisão de proibir foi da universidade e não do bispo — diz o monsenhor.

Negócio fechado
Já é dada como sacramentada a compra da Richards e da Salinas pelo grupo InBrands, o mesmo das marcas Ellus, Isabela Capeto e 2nd Floor.

Tem culpa eu?
Luiz Pezão foi ontem ao Morro do Bumba, em Niterói. No meio do papo, um morador perguntou se ele era jornalista.
Quando Pezão disse que era vice-governador, o homem ficou aliviado: “Não aguentamos mais tantos jornalistas em cima.”

VOVÔ ZECA
Pagodinho, nosso sambista, posa todo coruja com o primeiro neto, Noah, no Porcão da Barra. Vovô bamba é outra coisa

O CANTOR ALEJANDRO
Sanz recebe carinho em dose dupla da atriz Sheron Menezes e da modelo Letícia Birkheuer nos bastidores do “Domingão do Faustão”

PONTO FINAL
A Light ouviu as preces da coluna, e os cariocas correm menos risco devido a uma instalação elétrica clandestina. Foram retiradas, veja na foto, tomadas que levavam energia ilegal a camelôs, na Rua do Lavradio, no Centro. Ainda bem.

Nenhum comentário: