quinta-feira, abril 01, 2010

ANCELMO GÓIS

A Cruzada 

O Globo - 01/04/2010 

“A PRAÇA é nossa”, aqui da coluna, está de volta, porque hoje é quinta-feira. E volta com um pedido à nova prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama: uma boa guaribada na praça do Parque São José, no bairro Bom Jesus. Veja na foto: os brinquedos estão todos quebrados e não há nenhum banco, embora o hoje candidato a senador, e ex-prefeito, Lindberg Farias tenha prometido fazer uma nova praça. O interesse dos cidadãos é tanto que um morador resolveu fazer bancos para o lugar. Saiu pedindo na comunidade pedaços de madeira e conseguiu construir três. Bem que a prefeitura poderia se sensibilizar e seguir o exemplo do contribuinte
Benjor pela água
Jorge Benjor fará um show na Apoteose, no Rio, dia 18 de abril, no evento Dow Earth Run For Water, pela água do planeta, que ocorrerá em 100 países.
O ingresso, a R$ 65, será a inscrição para uma caminhada/ corrida de 6km.
O balão branco
Cineastas brasileiros, como Cacá Diegues e Luiz Carlos Lacerda, receberam ontem e-mail com a informação de que Jafar Panahi continua preso no Irã.
Semana passada, o Itamaraty, que havia feito gestões discretas pela libertação do cineasta, foi informado que o diretor de “O balão branco” havia sido solto.
Ou seja...
Ahmadinejad não é confiavel.
Questão de gosto
Lula, na fala de despedida aos ministros, deu muito mais espaço a Alfredo Nascimento (Transportes) e a José Pimentel (Previdência) do que a Patrus Ananias, gestor do Bolsa Família.
Como se sabe, as estradas brasileiras e as aposentadorias são um orgulho nacional.
Eu me amo
Sobre si mesmo, Lula foi mais modesto, como é de seu estilo: — Tem hora em que estou no avião e, quando alguém começa a falar bem de mim, meu ego vai crescendo, crescendo, crescendo...
Tem hora que ocupo, sozinho, três bancos com o ego.
Aliás...
Lula, reconheça-se, às vezes, é bem-humorado. Foi impagável sua despedida de Carlos Minc: — Companheiro Minc... o menos polêmico de todos os companheiros, o que menos gosta de falar com a imprensa, o que se veste mais discretamente...
No mais...
A coluna oferece um doce a quem souber de cor os nomes dos novos ministros.
Vale para o próprio Lula.
Chico x piratas
Daniel Filho, o diretor de “Chico Xavier”, o filme que estreia amanhã nos cinemas, avisa aos compradores do DVD pirata do longa: — O que está sendo vendido é oportunismo e fraude. É um pirata da edição do (documentário) “Pinga-fogo com Chico Xavier” (de Oceano Vieira de Melo, de 1971).
Segue...
Segundo Daniel, as 377 cópias do filme estão marcadas. “Se aparecer pirata, saberemos em que cinema foi feita”, diz. A vigilância dos gerentes das salas será, portanto, maior, acredita.
E mais: “Em cada sala, haverá uma pessoa vigiando durante as exibições.”
Agente
Com as idas e vindas ao exterior, Rodrigo Santoro agora tem também um agente no Brasil.
Fechou com Ike Cruz, empresário de Juliana Paes.
Domingo no parque
A prefeitura do Rio, numa ação conjunta da Fundação Parques e Jardins e da Subprefeitura do Centro, vai instalar 18 câmeras de alta definição no Campo de Santana, para monitoramento 24h.
Duas serão móveis, com alcance de 360 graus.
É que...
O Campo de Santana é alvo constante de vândalos e ladrões de mobiliário público.
Além disso, meu Deus, a Escola Municipal Campo Salles, que fica ali dentro, já foi assaltada, acredite, 14 vezes.
No pasarán I
Domingo, no jogo contra o Fluminense, no Maracanã, o Macaé vai usar uma camisa em defesa dos royalties do Rio.
O uniforme foi feito especialmente para a partida, que será transmitida pela TV.
No pasarán II
Também domingo, moradores de Rio das Ostras, outro município dependente dos royalties, vão fazer uma cavalgada contra tentativa de tungar o dinheiro do Rio.
A “cavalaria” parte às 9h do Jardim Campomar.
Cena carioca
Outro dia, um senhorzinho negro de mais de 70 anos, de terno e gravata, com a Bíblia embaixo do braço, vendia biscoitos na Praia do Leblon sob um sol de rachar.
Marcelo Camelo, o músico que integrou o Los Hermanos, com pena do vovô, pegou R$ 100 e comprou todos os seus biscoitos. Depois, distribuiu de graça na praia.

DEBORAH SECCO, a linda atriz, vai enfeitar assim, hoje, as TVs do Brasil, na apresentação de “Emoções sertanejas”, especial de Roberto Carlos, na TV Globo

NELSON SARGENTO, baluarte da querida Mangueira, capricha na canja com Muri Costa, do Arranco de Varsóvia, na gravação do DVD “Pãozinho de Açúcar — Arranco de Varsóvia canta Martinho”
PONTO FINAL

Rui Barbosa, Jorge Amado, Dorival Caymmi, João Gilberto, Bebeto, Caetano, Gil, Gal Costa, Bethânia...
O Rio sempre recebeu de maneira fraterna e camarada os baianos, ilustres ou não. Com Gabrielli, não foi diferente. Mas tem gente que cospe no prato em que come. É pena.

Nenhum comentário: