segunda-feira, março 22, 2010

ROGER AGNELLI


Uma nova lógica

O Globo - 22/03/2010
Uma nova lógica de investimento social privado está nascendo. Uma lógica em que o papel da empresa sai da aplicação de recursos em projetos sociais e segue para a integração com poder público e sociedade civil organizada em favor do desenvolvimento territorial sustentável.

A ideia é que todos trabalhem juntos para estimular vocações locais e solucionar problemas através de ações estruturantes. Essa é a proposta da parceria social públicoprivada que está nascendo na forma de um projeto de lei em Minas Gerais, berço da Vale.

O conceito dessa parceria resulta da experiência da Fundação Vale com governos e organizações sociais em várias cidades, na união de esforços, recursos e conhecimentos com um único propósito.

Ações imediatistas e assistencialistas não têm mais espaço. O investimento social privado deve ser planejado em ações de médio e longo prazo, baseadas em diagnósticos socioeconômicos, integradas a políticas sociais emancipatórias, com metas e indicadores de resultados.

É possível.

A política de investimento social estruturante, que valoriza ativos locais e reduz desigualdades, hoje é uma marca da Vale. Nosso grande desafio é fazer com que as oportunidades trazidas pelos investimentos na mineração beneficiem o território, deixando um legado de sustentabilidade para a comunidade.

Por isso, um objetivo dessa parceria é contribuir para fortalecer a economia local, a partir da dimensão social.

Outro objetivo da parceria é contribuir para uma infraestrutura adequada às cidades que querem o desenvolvimento. Na prática, a Fundação Vale já realiza parcerias para reduzir o déficit de infraestrutura urbana e habitacional, aprimorar processos de gestão pública e promover o desenvolvimento humano e econômico. Em Minas Gerais, por exemplo, temos acordo para fomentar o Turismo Solidário no Vale do Jequitinhonha, contribuímos na elaboração de projetos estruturantes e montaremos três núcleos em diferentes áreas para fortalecer o empreendedorismo e oferecer atividades de arte, cultura e esporte para jovens.

A parceria social público-privada demanda uma nova postura de empresas, governos e sociedade. Exige abertura ao diálogo para a construção de uma visão comum, sobre a qual integremos esforços em favor da geração de oportunidades locais e da melhor aplicação dos investimentos sociais privados e dos recursos gerados por impostos. Como iniciativa privada, a Vale quer colaborar com aporte de conhecimento, tecnologia e capacidade de gestão. A expectativa é de que mais empresas, governos e organizações da sociedade civil se unam no desafio de construir este tipo de parceria pelo Brasil.

Todos temos a ganhar.

Nenhum comentário: