sábado, março 27, 2010

PAINEL DA FOLHA

Sem ambiente
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 27/03/10

Já foi melhor a situação de Franklin Martins na campanha de Dilma Rousseff. Vem de longe a má vontade da máquina do PT com o ministro da Comunicação Social. A novidade é que agora ele está em baixa também com os "pragmáticos" integrantes do núcleo decisório da candidatura. Alega-se que Franklin, com sua atitude permanentemente combativa em relação aos veículos da grande imprensa, não ajuda num momento em que é preciso "construir pontes" para Dilma, notadamente com a Rede Globo, emissora de maior audiência do país. O ex-ministro Antonio Palocci tem sido encarregado dessa tarefa. Antes de integrar o governo Lula, Franklin trabalhou na Globo, de onde saiu em circunstâncias pouco amistosas.


Superdosagem. Lula e Dilma vão aproveitar a cerimônia de lançamento do PAC 2, na manhã de segunda, para promover uma rodada de conversas com governadores que irão a Brasília prestigiar a nova versão do programa.
Torneira. Para reforçar o discurso da ministra-candidata, o badalado PAC 2 terá um volume de recursos direcionado a ações de prevenção a enchentes muito superior da primeira fase do programa.
Sem bandeira. No convite para a cerimônia de desligamento de José Serra do cargo, a ser realizada na próxima quarta-feira, o PSDB incluiu "PS": "Trata-se de ato de governo e não de ato político, portanto, não devemos levar material de caráter eleitoral, faixas ou camisetas com frases de apoio a candidaturas".
Comando. A bancada do PT na Assembleia paulista se mobilizou ontem para "resgatar" professores transportados em ônibus retidos pela Polícia Militar nas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares e na marginal do Tietê. O grupo havia sido convocado para mais um protesto na porta do Palácio dos Bandeirantes.
Pressão. Depois de sucessivas crises de hipertensão, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), 39, chega hoje a São Paulo para exames com o cardiologista Roberto Kalil no hospital Sírio-Libanês. Na quarta-feira, ela passou mal durante uma inauguração.
Canteiro. Hoje, como em todos os sábados recentes, a futura chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, deverá colocar o capacete de segurança para vistoriar pessoalmente a reforma do Palácio do Planalto. Tudo para garantir a reabertura do local em 21 de abril, como deseja Lula.
Para depois. Dois fatores pesaram na decisão do governo de adiar para abril a votação da MP que reajusta as aposentadorias: o esvaziamento do Congresso no feriado da Páscoa e evitar polêmicas na despedida de Dilma.
Aliado preferencial. O presidente do Uruguai, José Mujica, estará com Lula em Brasília na segunda. É sua primeira visita internacional desde que tomou posse.
Mordaça não 1. Procuradores da República farão protesto no próximo dia 6 em Brasília contra a perspectiva de votação de projeto de lei do deputado Paulo Maluf (PP-SP) que prevê criminalização de membros do Ministério Público que agirem "com fins de perseguição política".
Mordaça não 2. A Associação Nacional dos Procuradores entregará manifesto ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), no que batizou como "Dia Nacional de Alerta contra a Lei Maluf".
Visitas à Folha. Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Isaac Sidney Menezes Ferreira, secretário-executivo, e Ribamar Oliveira, assessor-chefe de imprensa.

Luiz Antonio Elias, secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, visitou ontem a 
Folha.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER
Tiroteio 
Tem limite para prestar serviço ao governo. Sempre é bom lembrar aquele ditado das nossas avós: "quem muito se abaixa, aquilo aparece". 

Do senador ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB-AM), sobre as manobras de parlamentares da base aliada para evitar o depoimento do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, à CPI das ONGs.
Contraponto 
Vide bula Na reta final de CPI na Assembleia paulista sobre a proliferação dos cursos de medicina, em fevereiro passado, a comissão ouvia o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e o cardiologista Adib Jatene.
Quando já ia encerrando a sessão, o presidente da CPI, Celso Giglio (PSDB), foi interpelado por um médico que acompanhara todo o debate e defendia o fechamento de boa parte das faculdades da área.
-Mas por quê?- quis saber o tucano.
-Porque os professores hoje em dia ensinam assim: em caso de dor da barriga para baixo, receite Buscopan. Quando a dor é da barriga para cima, Novalgina...

Nenhum comentário: