terça-feira, março 23, 2010

PAINEL DA FOLHA


Para a plateia
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 23/03/10

Nenhuma liderança do DEM dirá isso em público, mas, na contramão do que declarou o presidente do partido, Rodrigo Maia, poucos acreditam que, se Aécio Neves não aceitar ser vice do também tucano José Serra, a vaga será necessariamente ocupada por um "demo". Pode acontecer. Mas, mesmo se não acontecer, o DEM tende a marchar com o PSDB, porque na prática não lhe resta alternativa.
A dificuldade em indicar o vice não se deve apenas ao desgaste sofrido pelo partido com o mensalão de Arruda, mas também à carência de opções. Mencionada por Maia, a senadora Kátia Abreu jamais foi seriamente cogitada por Serra, além de não contar com o apoio de parcela expressiva de seus correligionários.


Vespertino. Será na tarde do próximo dia 31 a cerimônia em que José Serra transmitirá o cargo de governador a Alberto Goldman para sair candidato à Presidência.
De molho. Dois dias depois de ter dado entrevista assumindo a condição de candidato, Serra registrou no Twitter que aproveitou o domingo para "ficar de bico fechado". O tucano explicou: "É que estou rouco. Inflamação nas cordas vocais ou coisa que o valha".
Páreo 1. Pesquisa telefônica feita para o PSDB nos dias 13 e 14 de março traz Serra com 44% das intenções de voto em Santa Catarina, contra 18% de Dilma Rousseff (PT), 14% de Ciro Gomes (PSB) e 6% de Marina Silva (PV).
Páreo 2. Os tucanos se preocupam com a confusão no PMDB-SC, que fará prévias para escolher um pré-candidato apesar da resistência do governador Luiz Henrique, pró-Serra. Por ora, este tem garantido o palanque de Raimundo Colombo (DEM).
Então tá. Em resposta ao anúncio de que o PMDB terá candidato, descartando o apoio a Colombo, o DEM deixou ontem cerca de 20 cargos no governo Luiz Henrique.
Deixa estar. A ala do PMDB-SP favorável a acordo com os tucanos aposta que o correligionário Francisco Rossi ainda fará marola, mas não conseguirá viabilizar candidatura a governador.
Arrastão. O PT de São Paulo ainda não abandonou o projeto de construir para Dilma no Estado um palanque único, encabeçado pelo senador Aloizio Mercadante. Falta convencer Paulo Skaf (PSB) a abandonar a pré-candidatura.
Será? A ideia de dar ao deputado federal Tadeu Filipelli (PMDB) o posto de vice na chapa de Agnelo Queiroz ao governo do Distrito Federal enfrenta resistências no PT candango. Uma ala do partido enxerga com preocupação o fato de o PMDB não ter punido seus deputados distritais envolvidos no mensalão.
Atravessado. Os 43% obtidos por Geraldo Magela nas prévias contra Agnelo credenciam o deputado a reivindicar uma vaga na chapa para o Senado. Resta saber se ainda haverá clima depois da nota divulgada ontem, na qual Magela sugere que "o uso do poder econômico" contribuiu para a vitória de seu adversário.
Calma nessa hora. Em meio à polêmica sobre a votação do projeto que legaliza os bingos no país, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), avisou a aliados que cogita convocar uma comissão especial para discutir melhor os prós e os contras envolvidos na matéria.
Sem mágoa. Desprestigiado por Lula, que não foi à sua posse, o presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, desembarca em Brasília no dia 9 para uma visita oficial.
Ops! O site do governo do Amapá mantém uma "nota oficial" sobre a morte do governador Waldez Góes (PDT) -que está vivo. O texto, de 28 de janeiro, não passa de pegadinha de hacker, desmentida horas depois de ir ao ar. Mas esqueceram de deletar.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

TIROTEIO
Só se ele se referia à nova ética que nasceu no governo Lula: a ética delubiana. 

Do senador ÁLVARO DIAS (PSDB-PR), sobre o tesoureiro do mensalão, Delúbio Soares, que, falando a uma turma de formandos em Goiás, ensinou que "é importante ter ética em tudo o que se faz na vida".
Contraponto

Fale com ele Enquanto corria a reunião da Mesa Diretora da Câmara, na semana passada, Marco Maia (PT-RS) acompanhava pelo celular a divulgação dos resultados da mais recente pesquisa Ibope sobre a sucessão presidencial.
A cada novo número anunciado, o deputado aproveitava para provocar o colega ACM Neto (DEM-BA):
-Dilma encosta em Serra! Essa é pra você, Neto!
E logo em seguida:
- A aprovação do Lula subiu! Essa também é pra você!
Na terceira vez, o "demo" decidiu reagir:
-Puxa vida, está aí bem ao seu lado o Rafael Guerra (PSDB-MG). Provoca ele, que é tucano!

Nenhum comentário: