quinta-feira, março 18, 2010

PAINEL DA FOLHA

Papatudo 
Renata Lo Prete
 -
Folha de S.Paulo - 18/03/2010

Fracassada a operação Ciro-SP e consolidada a candidatura de Aloizio Mercadante ao Palácio dos Bandeirantes, o PT se movimenta rapidamente para atrair apoios, ameaçando deixar sozinho aquele que, em tese, oferecerá a Dilma Rousseff um segundo palanque no Estado: Paulo Skaf (PSB).

Além de ter praticamente assegurados PC do B e PDT (este na dianteira para indicar o vice), Mercadante está adiantado na negociação com o PR, uma das siglas com que o presidente da Fiesp imaginava contar. A outra é o PP, que no momento se faz de difícil para Skaf: Celso Russomanno tem sinalizado que ou bem se lança candidato ou apoia o PT.
Topa?
De Russomanno, 6% no Datafolha mais recente, sobre Skaf, 1%: "Se ele quiser ser meu vice eu aceito".
Endereço. O PT ainda não definiu quem será o tesoureiro da campanha de Dilma, mas já está acertado que as finanças (arrecadação e compra de material) serão centralizadas em São Paulo.
Pocket
O PSDB tentará evitar excesso de oradores no evento para lançar José Serra, no dia 10 de abril em Brasília. Os mais radicais defendem que, fora o próprio candidato, falem apenas os presidentes dos três partidos que por ora formam a aliança -além dos tucanos, DEM e PPS.
Ação...A ala pró-Dilma do PTB diz que, em 15 Estados, o partido fechará com a ministra, apesar do apoio do presidente da sigla, Roberto Jefferson, a Serra. Em Goiás, base do líder petebista na Câmara, Jovair Arantes, a sigla apoiaria Marconi Perillo (PSDB) ao governo e Dilma ao Planalto.
...e reaçãoEx-padrinho e hoje adversário do petebista Gim Argello, anfitrião do jantar pró-Dilma, Joaquim Roriz (PSC) foi ontem a Jefferson: "Vim aqui lhe dar um abraço". O presidente respondeu: "Obrigado, governador, o abraço é muito bem-vindo".
Transferência 1Detalhamento da pesquisa CNI/Ibope aponta que, daqueles que avaliam o governo Lula como "ótimo", 51% declaram intenção de voto em Dilma, contra 22% em Serra. Já para quem o governo é "bom", 38% declaram preferir o tucano, contra 29% da petista.
Transferência 2Dos entrevistados que manifestam preferência por Ciro Gomes (PSB), 52% afirmam optar, caso ele não concorra, por Serra, e 28% por Dilma.
Que tal?Depois que Lula traçou o perfil ideal para o substituto de Hélio Costa nas Comunicações, um nome passou a ser citado no círculo presidencial: Antonio Palocci.
BatismoDepois do impasse jurídico envolvendo o nome Petrosal, o governo resolveu batizar a futura estatal de Pré-Sal Petróleo S.A -sigla PPSA. Para alguns, lembra a PDVSA de Hugo Chávez.
ParceriaApós intermediação de Nelson Jobim (Defesa) e de Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula, a FAB vai participar no fim de semana de nova missão de resgate de reféns das Farc na Colômbia.
IntercâmbioA ex-secretária da Receita Lina Vieira, que afirmou ter sido chamada por Dilma para tratar de investigação sobre a família Sarney, pediu afastamento do cargo de auditora por três meses. Estudará inglês em Londres.
Roupa do corpoA demora na checagem das bagagens fez a comitiva de Lula embarcar de Israel à Jordânia sem as malas, que só chegaram a Amã horas mais tarde.
Em baixaUm notável fez a conta: do ano passado para este, caiu pela metade o número de ministros na festa de aniversário de José Dirceu. O vice José Alencar também não foi. E havia menos representantes de partidos aliados em meio à maioria de petistas.
Tiroteio
"Quem se aproveita deste momento na verdade só está perdendo seu tempo." De REINHOLD STEPHANES (PMDB), em resposta ao correligionário Eduardo Cunha, segundo quem o ministro "não tem condições de continuar nem indicar sucessor" porque "não consegue controlar nem o próprio filho", que atacou o PT na tribuna da Assembleia paranaense.
Contraponto
De volta para o futuro
O ministro Geddel Vieira Lima, que hoje completa 51 anos, recebeu ontem um telefonema de sua mulher, que por sua vez relatava ter recebido outro, do Palácio de Ondina, residência do governador da Bahia. Uma funcionária lhe informara que alguém havia deixado ali um presente de aniversário para o titular da Integração Nacional.

Presente resgatado, Geddel descobriu que se tratava de uma garrafa de vinho enviada pelo presidente de uma associação de imobiliárias, que apenas errara o endereço.
O peemedebista, que planeja enfrentar o governador Jaques Wagner (PT) na eleição de outubro, ligou imediatamente para agradecer, fazendo somente uma ressalva:

-Eu podia ter deixado no palácio e beber em janeiro!

Nenhum comentário: