quarta-feira, março 17, 2010

PAINEL DA FOLHA

Repescagem do mensalão


RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 17/03/10


Depois de apresentar a denúncia contra os 40 do escândalo do mensalão, a Procuradoria-Geral da República indicou dois peritos para fazer uma triagem e obter cópia de documentos da CPI dos Correios que, segundo parlamentares que atuaram na comissão, não chegaram a ser analisados pelo Congresso.
São dados que apareceram quando o relatório da CPI já havia sido concluído. O pacote inclui CDs com movimentações financeiras de fundos de pensão e corretoras, agora levados ao noticiário na esteira do caso Bancoop. A entrada e saída de papéis foi registrada em ofícios da Secretaria Geral da Mesa do Senado no período de maio de 2007 a março do ano passado.

Esticando a corda. Em conversa no final de semana, Ciro Gomes deixou as lideranças do PSB de cabelo em pé ao sugerir que o partido adie para junho, quando ocorrem as convenções, a definição sobre sua permanência ou retirada da disputa presidencial. Ninguém que não o próprio deputado tem interesse em levar a novela tão longe.
Que tal? Com a candidatura ao governo paulista pronta para sair do forno, Aloizio Mercadante (PT) sugeriu ao PDT o nome do prefeito de Campinas, Dr. Hélio, para vice. Mas o partido indicou Reginaldo Nogueira, que administra Indaiatuba. Na próxima segunda, os petistas tratarão do tema também com PC do B, PR e PRB.
Road show. Às vésperas da saída de Dilma Rousseff do governo, ninguém segura Lula em Brasília: o presidente se ausentará da capital por quatro dias na próxima semana. Estão previstas visitas a SP, Rio, Bahia e Tocantins.
Apertando. Ibope a ser divulgado hoje traz José Serra (PSDB) cinco pontos à frente de Dilma (PT) não apenas no primeiro turno mas também na simulação de segundo.
Teste. Recente pesquisa feita pelo instituto Ipsos para a Natura indagou aos entrevistados, entre outros itens relativos à imagem da empresa, qual seria o efeito da ida de Guilherme Leal, co-presidente do Conselho de Administração, para o lugar de vice na chapa de Marina Silva (PV).
Cofre 1. Feito a pedido de Lula, o pente fino da Controladoria Geral da União nas contas do Distrito Federal detectou que, ao final de 2009, chegavam a R$ 390 milhões os recursos repassados pelo governo federal à Secretaria de Saúde e que permaneciam aplicados em CDBs.
Cofre 2. O volume, equivalente a 50% do total direcionado à pasta no ano passado, já havia chamado a atenção do Ministério da Saúde.
Dividido. Enquanto o presidente do PTB, Roberto Jefferson, deixa clara a intenção de se aliar a José Serra, o líder do partido no Senado, Gim Argello (DF) organizou ontem um jantar de parlamentares petebistas com Dilma.
Caneta. A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) será a relatora do projeto que trata da partilha dos royalties do pré-sal na CCJ do Senado.
De mal. O clima pesou entre os líderes do PMDB, Renan Calheiros, e do governo no Senado, Romero Jucá. O alagoano culpa Jucá por não ter sido chamado à reunião da cúpula do partido com Lula para discutir a substituição dos ministros-candidatos.
De bem.
Após intervenção de Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que ontem foi ao Senado, Jucá e Renan fizeram questão de circular juntos ao lado do ministro. Visita à Folha. Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), visitou ontem a Folha. Estava com Fábio Souto de Moraes, secretário-geral, Rosana Inácio da Silva, secretária de Comunicações, e José Rocha Cunha, assessor.
com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER
Tiroteio

"Não há problema em reabrir dados da CPI dos Correios, desde que o PSDB aceite retomar a investigação do mensalão mineiro."
De REGINALDO LOPES, presidente do PT-MG, sobre o esforço da oposição para buscar na base de dados da finada comissão informações relativas à Bancoop e ao tesoureiro do PT, João Vaccari.
Contraponto

Longo prazo


Gilberto Kassab discursava, sexta-feira passada, na cerimônia de formatura da primeira turma de alunos do programa de inclusão digital resultante de parceria entre a prefeitura da capital e o governo de São Paulo.
Num aparte, alguém da plateia propôs um debate sobre o tema em abril. O prefeito aproveitou a deixa para provocar os secretários que deixarão seus cargos até o final deste mês para disputar as eleições. Fingindo-se de sério, apontou para Rodrigo Garcia (Desburocratização) e Ricardo Montoro (Participação e Parceria) e informou:
-Então, a reunião fica agendada para o dia 15 de abril. Vocês dois estarão disponíveis, certo?

Nenhum comentário: