segunda-feira, março 15, 2010

PAINEL DA FOLHA


Na beira da estrada

RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 15/03/10

Revelado ontem pela Folha, o esquema das empreiteiras para driblar concorrências públicas vai além das obras do metrô nas capitais do país. A Polícia Federal suspeita que os "consórcios paralelos" tenham atuado também em rodovias. Ao menos em dois lotes da duplicação da BR-101, há disparidade entre a participação societária das construtoras (a fatia definida no processo de licitação) e a participação operacional (efetivamente verificada no canteiro de obras).
Documentos das empreiteiras indicam que a Camargo Corrêa tem 50% societários, mas apenas 21,8% operacionais nas obras do lote 6 da BR-101. E 33% e 26%, respectivamente, nas obras do lote 8.


Trava. Como a Operação Castelo de Areia foi trancada por determinação da Justiça, os peritos não podem continuar a análise dos papéis sobre a ampliação da estrada que percorre o litoral de norte a sul. Procurada, a Camargo Corrêa não se manifestou.
Cadastro positivo. A CGU, que já produz uma lista de empresas inidôneas, agora fará outra, em parceria com o Instituto Ethos, de companhias que investem na ética e adotam métodos de prevenção à corrupção. Um dos itens que serão levados em conta é a transparência nas doações a campanhas políticas.
Fogo amigo. Interessado em equacionar o problema de sua reeleição no Ceará, o senador tucano Tasso Jereissati ainda não desistiu de ver o nome de José Serra substituído por Aécio Neves como candidato presidencial do PSDB.
Bola de cristal. Nas contas do PSDB, Serra aparecerá na próxima pesquisa com algo em torno de 3 a 7 pontos percentuais à frente da candidata petista, Dilma Rousseff.
Roteiro. Assim que deixar o governo de São Paulo, Serra será aconselhado pelo núcleo da campanha a potencializar suas aparições nas regiões onde é mais bem avaliado, como o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Segura. A nova denúncia contra o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, não mudou o discurso da cúpula do partido, por ora em prol de sua permanência no cargo. Mas, nos bastidores, há quem admita um erro de avaliação na escolha do tesoureiro.
Laços de família. Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT quer sua mulher, Gilda dos Santos, na primeira suplência do deputado Dagoberto (PDT), que tentará o Senado.
Protocolo. Toda vez que Lula pede comida no Hotel King David, onde está hospedado em Jerusalém, um funcionário da segurança de Israel acompanha a preparação e a entrega da refeição.
Encrenca... O governo está para enfrentar na Câmara duas votações de forte apelo popular e eleitoral: a partir de sexta, trancam a pauta as MPs que estabelecem o novo valor do salário mínimo e o índice de reajuste dos aposentados.
...à vista. A ordem do Planalto é não mudar o texto enviado por Lula, em vigor desde janeiro. Mas, faltando sete meses para a eleição, todas as emendas apresentadas pelos deputados vão no sentido de ampliação das bondades.
Intermediário. A cúpula militar se queixou o quanto pode, no Planalto inclusive, do item do projeto de reestruturação das Forças Armadas segundo o qual os três comandantes serão "indicados pelo ministro da Defesa", e somente depois disso "nomeados pelo presidente". O texto foi aprovado na terça-feira passada pela Câmara.
Bênção. José Serra está empenhado em ver Paulo Markun reconduzido à presidência da Fundação Padre Anchieta, administradora da TV Cultura. Na avaliação do governador, trata-se da melhor opção para a emissora.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER
Tiroteio 
Lula deveria pensar duas vezes antes de ironizar maquetes, logo que carrega uma a tiracolo: Dilma. 

De RAUL CHRISTIANO, membro da Executiva PSDB-SP, em resposta ao presidente, que fez piada com o fato de José Serra ter comandado evento para apresentar a maquete da futura ponte Santos-Guarujá. 
Contraponto 
Estilo Fidel Em discurso na Conferência Nacional de Cultura, Lula lembrou que certa vez levou a Mauá, município da Grande SP, um de seus filhos, àquela altura com sete anos. Na ocasião, o presidente falava à plateia todo empolgado:
-Eu estava fazendo uma verdadeira apoteose revolucionária!- rememorou ele na quinta-feira.
Convencido de que estava abafando, Lula foi no entanto desiludido pelo menino, que o interrompeu:
-Ô, pai, não quer parar de encher o saco?
Lula ficou surpreso, mas não se deu por vencido:
-Eu não parei, continuei falando até o fim!

Nenhum comentário: