domingo, março 14, 2010

PAINEL DA FOLHA


PAC do palácio

RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 14/03/10

Quem passa pela frente mal consegue acreditar, dado o estágio da obra, mas o governo garante que a reforma do Planalto ficará pronta em 21 de abril. Lula faz questão de voltar a despachar no palácio no aniversário dos 50 anos de Brasília.
Entre outras providências restauradoras, a obra dará fim ao aspecto de "colmeia" que o palácio adquiriu ao longo do tempo, com a multiplicação de divisórias internas improvisadas para acomodar o crescente número de funcionários. Dos 700 que ali trabalhavam antes da reforma, apenas 400 deverão voltar. Os demais passarão a dar expediente em outros prédios.


Oração. Uma cerimônia religiosa deverá marcar a reabertura do palácio. O governo ainda não definiu se ela acontecerá no dia 21 ou na noite da véspera, como a missa acompanhada por JK e que selou a inauguração do Planalto.
Susto. Do Executivo ao Judiciário, ninguém quer saber de intervenção federal no DF. No entanto, quem conversa por mais de cinco minutos com o governador interino, Wilson Lima (PR), sai pregando: "Intervenção ontem!".
Tempo... No entorno de Lula e no comando da campanha de Dilma Rousseff (PT), cresce a impaciência com Ciro Gomes (PSB). Mas a ordem do presidente é manter a calma.
...ao tempo. Segundo o raciocínio zen, quando abril chegar e Ciro concluir que apostou no cavalo errado -a saber, na desistência de José Serra (PSDB)-, não lhe restará senão sair da disputa, dada a marcha das pesquisas e a ausência de apoio partidário.
Foi. Para completar, quase não se encontra mais, no Planalto ou no PT, quem acredite na viabilidade da operação Ciro-SP. A candidatura de Aloizio Mercadante é tratada como um dado da realidade.
Longo prazo. Petistas envolvidos na costura da chapa de São Paulo tentam arrancar de Marta Suplicy, que deverá disputar o Senado, o compromisso de dar a Mercadante a preferência na eleição municipal de 2012. Esta, no entanto, está longe demais para acerto tão radical.
No papel. Quem frequenta o BC enxerga na atitude desenvolta do diretor de Normas, Alexandre Tombini, mais um indício de que Henrique Meirelles deixará o banco, até o final do mês, para disputar cargo em outubro. Tombini deverá sucedê-lo.
Em família 1. A candidatura ainda não foi anunciada, mas as especulações em torno do vice de José Serra -caso Aécio Neves rejeite mesmo a oferta- estão a todo vapor. Acaba de entrar para a lista Francisco Dornelles, tio do governador de Minas. O senador teria a vantagem de atrair o PP à aliança oposicionista.
Em família 2. Em fase de levantamento de nomes, alguns tucanos chegaram até mesmo a falar na irmã de Aécio, Andréa Neves.
Três tenores. Na tentativa de selar a paz no segundo maior colégio eleitoral do país, PT e PMDB farão ainda neste mês um evento conjunto em Minas. Mesmo sem um candidato a governador sacramentado, dividirão o palanque os petistas litigantes Fernando Pimentel e Patrus Ananias e o peemedebista Hélio Costa, favorito à vaga.
Zerado. A despeito do que lhe recomendaram os médicos depois da crise de hipertensão em Recife, no final de janeiro, Lula em nada reduziu seu ritmo de trabalho. Mas, desde então, o presidente não fumou nenhuma cigarrilha.
Plataforma. Gim Argello (PTB) será o relator do projeto da Petrosal no Senado. Interessado em concorrer ao governo do Distrito Federal, ele pretende "deixar claro" no texto do projeto que a sede da empresa será em Brasília.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER
Tiroteio 
Sou lulista. Mas, se o lulismo é religião, não sou devoto. 

Do governador do Paraná, ROBERTO REQUIÃO, integrante da parcela do PMDB que, ao menos por ora, não aderiu à candidatura de Dilma Rousseff, explicando que, embora reconheça méritos no governo federal, reserva-se "o direito de criticar".
Contraponto 
Vista para o mar Durante discurso em evento sobre o pré-sal realizado quinta-feira no Rio, José Alencar recorreu ao baú de histórias humorísticas sobre a falta de acesso de Minas Gerais ao mar "por culpa" do Espírito Santo.
O vice contou que, na década de 50, um fazendeiro de seu Estado resolveu estender as fronteiras de suas terras para dentro do solo capixaba, e o caso foi parar na polícia.
Então governador de Minas, José Maria Alkmin determinou que a cerca fosse imediatamente recolocada na posição original. Inconformado, o fazendeiro protestou:
-Logo agora que eu estava varando aquele lagão...

Nenhum comentário: