quinta-feira, março 11, 2010

PAINEL DA FOLHA

Mercado futuro 


Renata Lo Prete - 


Folha de S.Paulo - 11/03/2010
Na tentativa de estancar as especulações sobre a possibilidade de Henrique Meirelles virar vice na chapa de Dilma Rousseff (PT), a cúpula do PMDB resolveu incentivar o presidente do Banco Central a disputar o Senado por Goiás. O argumento: ele reforçaria a candidatura do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, ao governo. Em troca, Meirelles teria a "promessa" de ser o primeiro indicado pelo partido para a área econômica em caso de vitória de Dilma. A proposta foi feita a Meirelles na semana seguinte ao Carnaval, num voo SP-Brasília no qual, além do presidente do BC, estavam o presidente do PMDB, Michel Temer, e o líder do partido na Câmara, Henrique Alves.
Cadeiras
Michel Temer e os senadores Romero Jucá (RR) e José Sarney (AP) deverão se encontrar hoje com Lula para tratar da substituição dos ministros peemedebistas que deixarão o governo para disputar as eleições.
AtracadoA pedido da direção do PSB, o ministro Pedro Britto, que cogitava disputar vaga na Câmara, deverá permanecer na Secretaria de Portos até o final do governo.
CalendárioTucanos manifestam preocupação com a proximidade da data do anúncio oficial da candidatura à Presidência de José Serra e o lançamento do PAC 2 de Dilma. Por ora, só se sabe que ambos serão no final do mês.
Em dobroPara tentar amplificar a aparição de Serra como candidato ao Planalto, o PSDB paulista pretende fazer dele a estrela de outro evento, logo na sequência, para oficializar o nome de Geraldo Alckmin na corrida pelo governo.
Segue o jogoO TRE-MG rejeitou pedido de arquivamento do processo contra o governador Aécio Neves (PSDB) e o ex-prefeito de BH Fernando Pimentel (PT), um dos coordenadores da campanha de Dilma, por acusação de abuso de poder econômico nas eleições de 2008.
Então táEm resposta à recomendação do PV para que se licenciasse do Ministério da Cultura, Juca Ferreira pediu a suspensão, por um ano, de sua filiação ao partido.
Eu nãoPor meio de sua assessoria, Aloizio Mercadante diz que "jamais" manifestou contrariedade em relação a uma visita de Dilma à Fiesp, onde pontifica Paulo Skaf (PSB), possível candidato, assim como o senador petista, ao governo de São Paulo.
Tratores 1Presidida pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) divulgará no dia 25 um documento-plataforma do setor para a eleição presidencial. O texto apontará "leniência do governo com invasões de terras" e ineficiência da atual política agrícola.
Tratores 2O documento da CNA ataca "a indústria das invasões de propriedades", afirma que o PAC "está muito aquém do desejável" e reclama de "ampliação arbitrária de terras indígenas".
MonumentoO PMDB, cuja direção hoje ocupa salas "alugadas" na Câmara e no Senado, decidiu construir uma sede própria em Brasília.
SaunaAo inaugurar ontem uma termelétrica em Cubatão, Lula se queixou mais de uma vez do calor: "Acho que a Petrobras está em fase de contenção, e o ar que deveria estar saindo por esses buracos foi utilizado na caldeira".
Visita à FolhaKumi Naidoo, diretor-executivo internacional do Greenpeace, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace Brasil, Kiko Brito, diretor de Comunicação, Márcio Astrini e Rafael Almeida, membros da Campanha da Amazônia do Greenpeace, e a filha, Naomi Naidoo.
Tiroteio

"Estranha essa lógica do Lula, que compara presos políticos a bandidos, mas absolve mensaleiros, aloprados e todo tipo de corrupção."
Contraponto 
Tudo às claras 
A CCJ da Câmara debatia na manhã de ontem projeto que estabelece o fim do voto secreto na eleição da Mesa Diretora. Luiz Couto (PT-PB), padre, pediu a palavra para defender a proposta, mas foi logo interrompido por Bonifácio Andrada (PSDB-MG):

-Padre Luiz Couto, não entendo o senhor: o papa, por exemplo, é eleito em sessão secreta!
Couto respondeu que sempre foi contra essa regra da Igreja Católica, e o tucano rebateu:

-Então não vou mais me confessar com Vossa Excelência, já que, como acabo de descobrir, o senhor não sabe guardar segredo...

Nenhum comentário: