terça-feira, março 09, 2010

PAINEL DA FOLHA

De mulher pra mulher 


Renata Lo Prete 


Folha de S.Paulo - 09/03/2010
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, subordinada diretamente à Presidência da República e chefiada pela petista Nilcéa Freire, fará licitação de R$ 1 milhão para contratar instituto ou fundação que realize pesquisas durante a campanha eleitoral. Segundo o edital, trata-se de acompanhar os movimentos do eleitorado feminino. Além de pesquisas, o pacote inclui análise de materiais de campanha ("inclusive sites e blogs dos candidatos").

A secretaria diz ter decidido bancar as pesquisas por se tratar de um "processo eleitoral único, no qual há candidatas mulheres com boa margem de intenção de voto" -em especial a do governo, Dilma Rousseff.

Ferramenta
O edital prevê ainda que o instituto monitore o comportamento da mídia durante a campanha e analise debates entre os candidatos.

Escalação 1
O núcleo da campanha de Dilma terá o reforço de Clara Ant, uma das mais próximas assessoras de Lula. Ela ajudará a candidata a se preparar para debates, reuniões e entrevistas.

Escalação 2
Outro que se despedirá do Executivo para se engajar na campanha é Giles Carriconde Azevedo, secretário-adjunto da Casa Civil. Fiel escudeiro da ministra, ele cuidará de sua agenda.

Pelas beiradas
Já o PT "não-palaciano" tenta emplacar o secretário de Organização do partido, Paulo Frateschi, no núcleo da campanha. Outro nome cogitado é o do deputado José Eduardo Cardozo, secretário-geral petista, caso ele concretize a intenção de não buscar novo mandato.

Efeito Vaccari
No entorno da ministra, há quem sonhe em encontrar um empresário formalmente desvinculado do PT para assumir a tesouraria da campanha. Lula tentou a mesma manobra em 2006, mas ninguém com tal perfil aceitou a tarefa.

Costura
Tudo caminha para que o ex-tucano Fabio Feldman seja o candidato do PV ao governo de São Paulo, garantindo a Marina Silva um palanque no maior colégio eleitoral do país.

Sacudido
Em pleno calvário do DEM, o ex-governador de Sergipe João Alves alcançou 37,6% das intenções de voto, contra 42,6% do atual ocupante do cargo, Marcelo Déda (PT), em pesquisa encomendada pelo jornal "Cinform" e realizada entre 23 e 25 de fevereiro.

Conclave
Os ministros do Supremo Tribunal Federal elegem amanhã seu próximo presidente. Pelo sistema vigente na Corte, o substituto de Gilmar Mendes será Cezar Peluso, e o vice, Carlos Ayres Britto. A transmissão de cargo acontecerá em 23 de abril.

Entre nós 1
Na tentativa de resolver "na base do diálogo" a questão do veto imposto pelo TSE às chamadas doações ocultas de campanha, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), pretende agendar visita ao tribunal.

Entre nós 2
Um grupo de deputados articula entrar com ação coletiva no Supremo contestando as novas regras. Eles alegam dificuldades para tentar restabelecer as doações "no escuro" por meio de projeto de lei, pois o prazo para mudanças, segundo o tribunal eleitoral, já se encerrou.

Com escolta
Preso por suspeita de tentativa de suborno no DF, o suplente de deputado distrital Geraldo Naves propôs ir de camburão à Câmara Legislativa para tomar posse da cadeira herdada de Júnior Brunelli (PSC).

Agenda
Será na próxima terça-feira, dia 16, a partir das 19h, na Cultura do Conjunto Nacional, o lançamento paulistano do livro "Diário de Bordo - A Viagem Presidencial de Tancredo", do ex-ministro Rubens Ricúpero.

Tiroteio 
"É como se a Dilma assinasse um samba-enredo sem ter contribuído nem com a música nem com a letra."

Contraponto

Audiência explosiva 

Samuel Pinheiro Guimarães, secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, esteve na quarta-feira passada no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara para falar sobre os programas espacial e nuclear.

Ele explicava aos deputados que o Brasil tem tecnologia para enriquecer urânio, e detalhava:

-A 4%, para produção de energia, a 20%, de fármacos...

Alguém no auditório se interessou pela bomba atômica:

-A 90%- respondeu Guimarães.

Outro quis saber se o Irã já poderia produzi-la:

-Isso eu não sei...

E Paulo Teixeira (PT-SP) emendou, brincando:

-Foi a Hillary que nos pediu para fazer essa pergunta...

Nenhum comentário: