segunda-feira, março 01, 2010

NELSON DE SÁ - TODA MÍDIA

EUA cortejam Brasil

FOLHA DE SÃO PAULO - 01/03/10


"Apesar do grande terremoto", noticia a Reuters, Hillary Clinton chega hoje ao Chile. "Ainda vamos, mas poderemos mudar o que faremos lá", declarou "importante autoridade". O país "domina o início da viagem, mas o Brasil será o centro diplomático".
No Center for Strategic and International Studies, de Washington, Peter DeShazo avalia que Clinton vai encontrar uma América Latina "desapontada" com o governo americano, que mostrou "mais continuidade do que as pessoas esperavam". Para Julia Sweig, do Council on Foreign Relations, de Nova York, "Hillary tem que correr para recuperar o tempo perdido, por conta de Honduras especialmente". No Huffington Post, Eric Farnsworth, do Council of the Americas, de Nova York, avisa para o tema estratégico central nas Américas: "Administrar a ascensão do Brasil é algo que os EUA ainda não enfrentaram com seriedade".

No "Financial Times", sob o título "EUA cortejam Brasil", um "diplomata americano" afirma que o país "deu um passe ao Irã na questão nuclear: enquanto crescem as suspeitas mundiais, Brasil vai na direção oposta". O embaixador Roberto Jaguaribe responde dizendo que "o Brasil não quer Irã com arma nuclear e o Brasil não quer uma solução não diplomática".

CAIXEIRO-VIAJANTE
Vanderlei Almeida/seattlepi.com
A agência France Presse destacou, com eco em sites americanos, que "a chegada do porta-aviões USS Carl Vinson, com jatos F/A-18 a bordo, é um passo na ofensiva pelo contrato multibilionário para fornecer" os aviões ao país. O almirante dos EUA, em coletiva no Rio, defendeu o jato "provado em combate, muito capaz" etc.

"IN RIO"
Pablo Jacob/"Extra"/timesonline.co.uk
Acima da manchete no Drudge Report, sábado e domingo, com "The Times", a foto publicada pelo jornal "Extra", mais o enunciado "Vida noturna no Rio..."


"O MELHOR DA HISTÓRIA"
Depois da manchete de quinta-feira do jornal "Brasil Econômico", com o lucro recorde do Banco do Brasil, a revista "Veja" publicou longa entrevista com o presidente do banco federal. Ele havia sido indicado para o cargo "com a responsabilidade de reduzir as taxas de juros", o que "não impediu o BB de registrar o melhor resultado de sua história". No título, "O lucro não é vergonha".

DEPOIS DE BRASÍLIA
Bruno Magalhães/ig.com.br

Na home do iG, "50 anos depois de Brasília, nova cidade administrativa". É a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, "encomendada por Aécio Neves a Oscar Niemeyer". A inauguração será na quinta-feira, quando Tancredo completaria cem anos. Na Globo News, era dada ontem como uma "aposta" de fato político da semana

AÉCIO & JK
No alto da capa da "Veja", "As cartas inéditas de Tancredo e Juscelino", que "oferecem uma lição de espírito público cada vez mais rara nos tempos atuais". Aécio, "neto de Tancredo e seu herdeiro político, conta que aprendeu a fazer política com o avô".

"VAI ME CHAMAR"
Ciro Gomes, no cearense "O Povo", após dizer que acredita que José Serra desistirá da disputa para presidente: "O PSDB vai chamar o Aécio para ser candidato e, em algum momento, o Aécio vai me chamar para ser vice dele".

AO ATAQUE
No alto da capa da "Época", da editora Globo, "Novas denúncias complicam o amigo e articulador da campanha de Dilma". Na capa da "IstoÉ", o "roteiro final do mensalão" em que "aparece o coordenador da campanha de Dilma". O alvo é Fernando Pimentel.

BRASÍLIA, 50
O blog de Josias de Souza revela que o governador preso, José Roberto Arruda, fez um documento de 12 páginas com "acusações" a Rodrigo Maia, José Agripino Maia, Demóstenes Torres e outros. Está com seus advogados.


FUNDAMENTAL
De José Serra, para Tales Faria, do iG: "Aécio Neves tem um papel fundamental, nas eleições, por três razões igualmente importantes: é uma das grandes lideranças do país; faz um governo muito competente; Minas Gerais é estado-chave não só por ter o segundo colégio eleitoral, mas porque é um ponto de equilíbrio na federação"

3 comentários:

Victor Hugo disse...

Eu também acho que a inauguração da Cidade Administrativa vai ser um grande fato político.

Não só pela presença de importantes nomes como Serra, Ciro, Dilma e até mesmo Lula, mas por ser a obra que é. União de modernidade, inovação com sustentabilidade e eficiência na gestão.

Um orgulho para nós, mineiros.

Thiago disse...

Cidade Administrativa é o novo cartão de visitas de Belo Horizonte. Todo mundo que chegar na cidade pelo Aeroporto de Confins vai perceber a beleza que é BH e Minas Gerais.

Anônimo disse...

Mas vai ter tanta gente assim nessa inauguração? Eu gostaria de ir.
Vi fotos da obra. Incrível. É interessante demais a obra, pois dizem que ela foi projetada igual cidades como Chicago, Denver e Berlim, a partir do aeroporto, levando em consideração um novo plano de desenvolvimento da região norte de Belo Horizonte.