terça-feira, março 30, 2010

MÔNICA BERGAMO

Bilíngue 
Folha de S.Paulo - 30/03/2010

Depois de gravar com Gisele Bündchen o novo comercial da Sky, em Cotia (SP), na sexta-feira, Pelé autografou camisas da seleção brasileira para toda a família da modelo. Na dela, escreveu: "À Gisele, com amor". Logo perguntaram se o rei não temia o ciúme do marido da brasileira, o jogador de futebol americano Tom Brady. "Não tenho medo de marido grande", brincou Pelé. A pedido de Gisele, ele escreveu a dedicatória de Brady em português. "Para que ele [o marido] aprenda a língua", ela disse. O filho do casal, Benjamin, de três meses, também ganhou o autógrafo em uma minicamisa.

Em casa
A família de Lasar Segall decidiu doar ao museu que leva o nome do artista, em SP, além de documentos, fotografias e obras, também o imóvel da rua Berta, na Vila Mariana, em que o pintor viveu e onde hoje funciona a instituição.
O lugar tem valor histórico não apenas por ter sido a morada de Segall, mas por ter sido construído por Gregori Warchavchik. Ucraniano radicado no Brasil e concunhado de Segall, ele foi o primeiro arquiteto moderno a atuar no país.

EM CASA 2
Além do sobrado, o filho do artista, Maurício Segall, e os herdeiros do outro filho, Oscar Klabin Segall, também vão doar oito quadros, 171 matrizes de gravuras, 5.000 fotografias e 8.000 documentos pessoais do pintor (correspondências, anotações teóricas e técnicas sobre artes plásticas, cadernos e livros raros), além do mobiliário usado por Segall.

LUTO VERDE
O ministro Juca Ferreira (PV-BA), da Cultura, já recebeu dois convites para deixar o PV (Partido Verde) de vez e se filiar ao PSB. Um deles foi feito pelo governador Eduardo Campos, de Pernambuco, liderança maior do partido. Num jantar em homenagem a Lula, há alguns dias, Paulo Skaf, presidente da Fiesp e pré-candidato socialista ao governo de SP, também jogou a rede.

LUTO VERDE 2
Juca, que pediu licença do PV por considerar que o partido, com a candidatura de Marina Silva à Presidência, ficou "mais conservador", respondeu que ainda está de luto, pois militou entre os verdes por duas décadas. Os convites, porém, não foram totalmente rechaçados.

SÓ NA FAIXA
Uma pesquisa qualitativa feita com leitores nas cidades de SP, Rio, Porto Alegre e Recife pela Câmara Brasileira do Livro e a Imprensa Oficial de SP apontou que os desafios para o mercado de livros digitais no país são enormes. Dos oito grupos consultados, em apenas dois as pessoas consumiam obras em versão digital. Os leitores também disseram que, assim como acontece na música, não se incomodariam em baixar livros ilegalmente -e não se mostraram muito dispostos a pagar para ler. Os dados serão apresentados amanhã no 1º Congresso Internacional do Livro Digital, em SP.

VIA SACRA
A ministra Dilma Rousseff, que já disse que "aborto é uma questão de saúde pública" para defender a legalização, vai se encontrar com bispos católicos, depois da Páscoa, para discutir o tema. O vereador Gabriel Chalita (PSB-SP), que tenta se lançar ao Senado com apoio do PT, é um dos interlocutores da reunião.

Os cardeais de São Paulo, dom Odilo Scherer, e do Rio, dom Orani Tempesta, estão entre os 50 clérigos convidados.

A SETE PALMOS
Christina Oiticica, mulher do escritor Paulo Coelho, enterrará seis quadros seus no solo da ilha de "Caras", em Angra dos Reis, no Rio.

A artista costuma colocar suas obras embaixo da terra para que sofram a influência da natureza. Ela já enterrou quadros no Japão, no Amazonas e na Europa. As obras da "Caras" serão resgatadas em 2011.

INVASÃO DE GAGAS
Sósias da cantora Lady Gaga vão circular por locais descolados de São Paulo, como a rua Oscar Freire, divulgando uma festa e um "movimento" para convencer a popstar a se apresentar no Brasil. "Vem, Lady Gaga" será o tema da segunda edição do Circuito Velvet Club, balada GLS que aconteceu em dezembro e terá nova data em 28 de abril, na Mokaï. O empresário Haysam Ali, do Velvet, tenta trazer a cantora para shows e quer levar o material da mobilização para uma reunião de negociação que pretende fazer com ela em maio.

AMAZÔNIA CULTURAL
O presidente Lula anuncia hoje, em Salgueiro (PE), a seleção de projetos culturais de 771 municípios da Amazônia Legal que receberão investimentos do programa Mais Cultura, num total de R$ 17 milhões.

CONTO DE FADAS
Pivô da separação de Sandra Bullock, a stripper Michelle McGee sonhava se casar com Jesse James, o agora ex-marido da atriz. Pelo menos foi o que afirmou, sem muita firmeza, o ex da dançarina, Shane Modica, à revista "US Magazine". "Ela falou que viveria com ele para sempre. Mas diz isso sobre todo solteiro que encontra, então não acredito em metade das merdas que ela diz."

CURTO-CIRCUITO
A CANTORA Raquel Coutinho se apresenta hoje no bar Grazie a Dio!, na Vila Madalena, a partir das 21h. 18 anos.
O ESPETÁCULO "Para Todo o Sempre" será encenado hoje, às 21h, no teatro Alfa, em prol do hospital Emílio Ribas. 12 anos.
A DESIGNER DE JOIAS Clementina Duarte inaugura hoje a mostra "Diálogo de Formas: Clementina Duarte e o Acervo Artístico dos Palácios", às 20h, no Palácio dos Bandeirantes, em SP.
O CIRURGIÃO Ricardo Antunes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, lança hoje o livro "Prevenção do Câncer", às 19h30, na rua Franz Schubert, 184, nos Jardins.
O BAR Sonique, na Consolação, comemora seu primeiro ano hoje, a partir das 20h, com festa para convidados.

Nenhum comentário: