quarta-feira, março 24, 2010

MÔNICA BERGAMO

Alberto Goldman, senhor governador 

Folha de S.Paulo - 24/03/2010

No dia 1º de abril, o vice Alberto Goldman (PSDB-SP) acordará governador de SP no lugar de José Serra (PSDB-SP), que deixará o cargo para disputar a Presidência. Dono de personalidade forte, poderá ele se transformar num sucessor autônomo e crítico como Claudio Lembo, vice que assumiu o governo no lugar de Geraldo Alckmin, em 2006?
Lembo, que na época enfrentou a crise do PCC, criticou duramente os tucanos e chegou a dizer que o governo que herdou era como "um Fusca 68, com o motor meio fundido". Goldman defende Lembo, diz que será diferente dele -mas já deixa transparecer que seu candidato preferido para disputar o governo de SP pelo PSDB não é Geraldo Alckmin (o partido também discutiu internamente a possibilidade de Aloysio Nunes Ferreira concorrer ao cargo). O futuro governador falou à coluna:

FOLHA - Serra estaria desenhando a administração do Estado com o senhor para blindar o governo por temer o "efeito Lembo".
ALBERTO GOLDMAN - É uma criatividade, né [dos jornalistas]? Vocês são muito criativos. Os secretários que vão sair agora [do governo] não estão fazendo isso por decisão dele [Serra], mas sim por decisão pessoal. Vão sair porque são pretensos candidatos [nas eleições deste ano]. E quem vai ficar são as pessoas que vieram desde o começo do governo. Nós estamos, por enquanto, discutindo a questão federal [como a candidatura de Serra à Presidência]. Fora isso, tem poucas coisas decididas em nível estadual.

FOLHA - Mas o seu candidato ao governo de SP é o Alckmin, né?
GOLDMAN - O meu candidato? Eu vou te dar uma resposta padrão: o meu candidato é o candidato do partido. Gostou da resposta padrão? A resposta padrão é essa: o meu candidato será o candidato do partido.

FOLHA - E dentro do partido, quem é o seu candidato?
GOLDMAN - Mas esse é um problema meu dentro do partido. Você nem membro do partido é... Se você fizer uma avaliação do que ocorreu até agora em SP, ninguém se declarou candidato [ao governo do Estado e ao Senado] ainda. E quando é que vão se declarar? A partir do dia 2. O único que eu ouvi dizer "sou candidato ao Senado" foi o [deputado] José Aníbal (PSDB-SP). Aliás, não é nenhuma novidade porque ele é candidato aos cargos majoritários nos últimos 50 anos. Então, já se sabia. Mas, no geral, não tem ninguém que tenha dito "sou candidato, vou me apresentar ao partido para disputar". A partir do dia 2, isso vai ter que ser feito. E nós vamos começar a discutir essas questões.

FOLHA - E o efeito Lembo?
GOLDMAN - O Lembo pegou um quadro gravíssimo, o negócio do PCC. Ele não teve culpa de nada. Ele não fez nenhum movimento contrário à candidatura do PSDB e do Alckmin [que disputava a Presidência].

FOLHA - Ele fez declarações...
GOLDMAN - Ele falou aquela história, "achei que ia pegar uma Ferrari e peguei um fusca velho" [na verdade, Lembo declarou que imaginara encontrar um governo que funcionasse como uma Maserati, mas herdou um Fusca 68]. O Geraldo [Alckmin] o excluiu do governo, o fato concreto é esse. No meu caso, é o inverso. Eu construí essa Ferrari. Eu participo desde o primeiro dia das decisões de governo, das escolhas de secretários. Estou a par de todos os problemas. Conheço todos os programas.

FOLHA - Não tem medo de encontrar um Fusca?
GOLDMAN - Não, não. Vou pegar uma Ferrari e transformar numa Maserati, ou vice-versa.
O meu candidato [ao governo de SP]? Eu vou te dar uma resposta padrão: o meu candidato é o candidato do partido
ALBERTO GOLDMAN
Vice e futuro governador de SP

Mas esse é um problema meu dentro do partido. Você nem membro do partido é...
IDEM

BARULHO
Caso permaneça na Secretaria da Educação, Paulo Renato Souza vai mexer em outro vespeiro até o fim do ano: ele pretende modificar o sistema de nomeações de diretores de escolas da rede estadual, hoje feitas por concurso. Pode adotar, por exemplo, uma escolha por lista tríplice e mandatos fixos para os cargos.

VESTIBULAR
O concurso aberto pelo governo de SP para a contratação de 10 mil professores, por sinal, atraiu 260 mil candidatos.

CONFIDENCIAL
A Justiça do Rio determinou que o processo em que Bradesco e Previ pedem anulação de sentença arbitral favorável ao grupo Opportunity, de Daniel Dantas, numa disputa por ações da Vale, tramite em sigilo. A discussão judicial envolve a imagem do ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Francisco Rezek, pivô da atual disputa por ter atuado como advogado para o banco de Daniel Dantas e também como árbitro da pendência judicial.

ÍDOLO TEEN
O lutador Marcelo Dourado, do reality show "Big Brother Brasil", é o preferido dos adolescentes para levar o prêmio de R$ 1,5 milhão do programa da Globo. Em enquete feita com 61.888 usuários da rede social Habbo Hotel, a maior do mundo voltada para adolescentes, o "brother" teve 43% dos votos. Em segundo lugar, com 22%, ficou o preparador físico e galã Cadu.

VIOLÊNCIA BRASILEIRA
O documentário "Sequestro", de Wolney Atalla, que fala sobre as ações da Divisão Antissequestro de São Paulo, foi selecionado para abrir o festival de cinema de Beverly Hills, nos Estados Unidos, no dia 14 de abril. Durante quatro anos, o diretor acompanhou investigações sigilosas da divisão.

BOLSA GRACINHA
O PSDB está chiando com a participação do ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) no programa de Hebe Camargo, anteontem. A apresentadora fez elogios ao programa Bolsa Família antes de passar o microfone a ele. O deputado estadual tucano Milton Flávio pediu a fita para apurar se houve propaganda eleitoral. O ministério nega. Diz que Ananias foi convidado pela produção de Hebe e que a fala dela sobre o Bolsa Família é de responsabilidade da apresentadora. O SBT não se manifestou.

MINICRAQUES
Os dois primeiros bonecos da linha de miniaturas que o São Paulo FC vai lançar no final de abril serão da saltadora Maurren Maggi, contratada recentemente pelo Tricolor, e do atacante Dagoberto.

ABUNDÂNCIA
A "bunda da Gisele Bündchen" vai ser atração de um espetáculo de balé que estreia em São Paulo no dia 9 de abril, no Teatro de Dança. Em "Bundaflor Bundamor", a dupla de bailarinos gaúchos Eduardo Severino e Luciano Tavares interpreta vários personagens em uma coreografia inteiramente inspirada na "preferência nacional", com canções como o "Melô do Piripiri", de Gretchen, na trilha sonora. No número dedicado a Gisele, um dos artistas vai dançar usando sapato de salto alto.

OLHA O QUIBE
O menu do jantar oferecido ao presidente Lula amanhã no clube Monte Líbano, em São Paulo, só terá especialidades da culinária árabe. Serão servidos, além de esfihas, homus e babaganuj, miniquibe de peixe, couve-flor com tarator e carneiro recheado com damasco. Todas as carnes das receitas são certificadas como "halal", ou seja, cujos animais foram abatidos seguindo os preceitos muçulmanos.

CURTO-CIRCUITO
O LIVRO "Nos Bastidores da Educação Brasileira", com colaboração de Antoninho e Fernando Trevisan, será lançado hoje, às 16h30, no hotel Maksoud Plaza.
O BAR VOLT comemora um ano hoje com a festa Volta, de Fabio Spavieri, a partir das 19h30, na rua Haddock Lobo. 18 anos.
O PROJETO "Entre Estantes & Panelas" promove debate hoje, às 18h30, com Carlo Petrini, do movimento "Slow Food", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
A PRINCESA Paola de Orleans e Bragança é a DJ da festa Chandon Baby Disco hoje, às 23h, no clube Lions.18 anos.
O ADVOGADO Paulo José da Costa Jr. celebra seus 85 anos hoje, às 20h, com um jantar no clube Athletico Paulistano.

Nenhum comentário: