quinta-feira, março 18, 2010

MÔNICA BERGAMO

Dá licença!  


Folha de S.Paulo - 18/03/2010
O governo de São Paulo lança na próxima semana um sistema para desburocratizar a abertura de pequenas empresas, livrando-as de licenciamentos diversos e permitindo que sejam registradas pela internet. Ele será voltado para empresas de baixo risco -como, por exemplo, uma pequena loja de roupas-, que não precisarão mais de vistoria prévia nem de licença do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária ou de órgãos do meio ambiente para funcionar.
A JATO
A página da web que permitirá o licenciamento já foi batizada de Portal Poupatempo do Empreendedor. De acordo com o secretário Guilherme Afif Domingos, do Trabalho, a estimativa é que 70% das pequenas empresas de São Paulo sejam beneficiadas.
VIDA PRÁTICA
Negócios à parte: os empresários da comitiva brasileira que acompanhou o presidente Lula na viagem a Israel e Cisjordânia -entre outros, Benjamin Steinbruch, da CSN, Daniel Feffer, do grupo Suzano, Fernando Arruda Botelho, da Camargo Corrêa, e Ivo Rosset, da Valisère- estão dispostos a fazer negócios com os dois lados em conflito. "Quando estamos lá e conversamos com as pessoas, as questões religiosas desaparecem", diz Rosset.
MAR DOCE
Além de Arruda Botelho, que apresentou proposta do grupo para transpor águas do Mediterrâneo para o mar Morto, que seriam potáveis depois de um processo de dessalinização, os brasileiros ouviram exposições de empresários israelenses sobre aviões e irrigação, enquanto os palestinos falaram sobre sua produção de mármore. O intercâmbio entre os países é de US$ 1 bilhão.
PERTO DO FIM
Devagar e sempre: das 640 testemunhas do escândalo do mensalão, cerca de meia dúzia ainda não foram ouvidas. Todas de Brasília.
PLURIPARTIDÁRIO
O PR indicou ao PT o nome de Marcos Cintra, secretário do Trabalho de Gilberto Kassab (DEM-SP) na prefeitura, para vice de Aloizio Mercadante (PT-SP) na chapa para o governo do Estado. Também sonha com o vereador Aurélio Miguel (PR-SP) para a vaga.
TEMPORADA DE CAÇA
A rainha Silvia, da Suécia, que visita o Brasil na semana que vem, chamou o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT-SP), para uma audiência nesta manhã, em Estocolmo. Vai falar com o político, que é amigo e ex-ministro de Lula, sobre a compra de caças pela Força Aérea Brasileira. Marinho está na Suécia a convite da Saab, uma das concorrentes no processo. Anteontem, ele voou em um caça no passeio pela sede da companhia.
DANÇA DA MOTINHA
A loja da Harley-Davidson da avenida Europa, nos Jardins, foi multada pela Subprefeitura de Pinheiros por "lançamento de água de lençol freático em via pública", ou seja, um cano vem jorrando água na calçada em frente ao local. A associação de moradores AME Jardins reclama que o escoamento de água está danificando o passeio e causando buracos na rua. A empresa diz que o problema surgiu "após o longo período de chuvas que castigou a cidade" e pediu um prazo de até 30 dias para solucionar o caso.
A QUADRA DO VIZINHO
A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) fez proposta para baratear a realização das partidas da Copa Davis em São Paulo, em maio. Sugeriu que, em vez de construir seis quadras no Sambódromo do Anhembi, como previa o plano inicial, a prefeitura fizesse apenas uma, para os jogos, e emprestasse as instalações dos clubes Tietê e Esperia, vizinhos do complexo, para os treinos dos atletas.
TERRAPLANAGEM
E a CBT espera começar a construir, no segundo semestre, sua nova sede, com dez quadras, ao lado do parque Villa-Lobos. O terreno, que hoje é um canteiro de obras do metrô, deve ser devolvido ao governo do Estado e depois cedido à confederação. A ideia dos dirigentes é que o local abrigue a Copa Davis nos próximos anos e também o Brasil Open, que atualmente é na Bahia, mas terá o contrato encerrado em fevereiro de 2011.
CURTO-CIRCUITO
A MOSTRA "Dois", de Carlos Bevilacqua, será inaugurada hoje, às 19h, na galeria Fortes Vilaça, na Vila Madalena.
THELMA GUEDES, autora da novela das seis "Cama de Gato", lança o livro "O Outro Escritor" hoje, a partir das 18h30, na Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim.
A GRIFE Spezzato Teen faz coquetel de abertura de sua nova loja hoje, a partir das 18h, no shopping Iguatemi.
ERIKA DOS MARES GUIA lança nova edição da revista "M&Guia" hoje, a partir das 10h, em sua loja nos Jardins.
O ARTISTA plástico Nelson Leirner abre hoje, às 19h, a exposição "Stripencores e Outros", na galeria Silvia Sintra, no Rio.
A SEMANA DE MODA Capital Fashion Week começa hoje, em Brasília, com desfile da grife Missoni no Teatro Nacional.

Nenhum comentário: