sexta-feira, março 12, 2010

MÔNICA BERGAMO

Giro familiar  


Folha de S.Paulo - 12/03/2010

Foi com o incentivo da filha Naomi Alexandra, 17, que o sul-africano Kumi Naidoo aceitou ser o diretor-executivo mundial do Greenpeace no fim do ano passado. Naomi veio acompanhar o pai em viagem de dez dias pelo Brasil (paga por ele). Os dois passaram por São Paulo, Brasília e pela Amazônia, terra que encantou a moça. A visita serviu também para que pai e filha passassem um bom tempo juntos, já que os dois não se veem muito. Ele mora na Holanda (sede internacional da ONG) e ela vive na Inglaterra, onde acaba de terminar o ensino médio e pretende fazer um curso sobre religiões.

Boca do caixa
As instituições financeiras ocupam quatro das dez primeiras posições no ranking de reclamações do Procon-SP, que será divulgado hoje. Juntos, Itaú (segundo lugar), Bradesco (sétimo), Unibanco (oitavo) e o banco Ibi (nono) somam 3.849 manifestações de consumidores insatisfeitos que reclamaram em 2009. A Febraban, federação que representa os bancos, não se manifesta.

CARTÃO VERMELHO
As principais reclamações se referem a cobranças de compras feitas após furto ou roubo do cartão de crédito, de serviços não solicitados (como seguros de vida) e de valores diferentes aos que foram negociados no parcelamento da fatura do mesmo cartão. Os consumidores também reclamam do pagamento de taxas de emissão de boleto e de tarifa de abertura de crédito, ambas proibidas pelo Banco Central. Contando os quatro bancos acima e seus concorrentes, o grupo "assuntos financeiros" soma 21% de todas as reclamações.

CADA UM NA SUA
Apesar da fusão, Itaú e Unibanco aparecem individualmente no ranking porque, para seus clientes, a operação de cada um dos bancos ainda se apresenta de forma autônoma.

AGENDA
Convidado para reforçar a defesa de Alexandre Nardoni e Anna Jatobá, acusados de matar a filha dele, Isabella, o advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira declinou, alegando compromissos assumidos anteriormente. Os dois vão a julgamento no próximo dia 22.

BRAÇOS DADOS 1
Filho do ditador Muammar Gaddafi, da Líbia, Saif Gaddafi mereceu deferência especial do presidente Lula e do governador de SP, José Serra. Os dois o receberam em audiência -Serra, na terça, no Palácio dos Bandeirantes, e Lula, na quarta, no escritório da Presidência da República, em SP. Detalhe: as audiências com o filho do ditador, solicitadas pela empreiteira Odebrecht, que ciceroneou Gaddafi no Brasil, foram secretas, ou seja, estavam na agenda extraoficial dos governantes.

BRAÇOS DADOS 2
Marcelo Odebrecht, presidente da empreiteira, por sinal, acompanhou Gaddafi em vários compromissos, como um jantar com empresários na casa de Ana Paula Junqueira, em SP. Com obras em Trípoli, a construtora patrocina exposição de uma fundação de Gaddafi no Museu Afro Brasil, em SP.

PARA QUEM PODE
E Gaddafi, com viagem programada para Salvador, circula no Brasil a bordo de um Airbus particular.

FUTURO PRÓXIMO
Paulo Markun termina seu mandato na TV Cultura em junho -e a discussão sobre sua sucessão já atinge altas temperaturas. O grupo de José Serra no PSDB defende a sua recondução, para não "criar marola". O jornalista, no entanto, enfrenta forte resistência de parte do conselho da Fundação Padre Anchieta, que o elege. "Tratar desse assunto com o Serra é até impertinência no momento em que ele está angustiado com a própria candidatura à Presidência", diz um assessor do governador que defende que o assunto seja discutido "só lá na frente", quando Serra não for mais governador de SP.

AFILHADO
O diretor José Padilha é o padrinho de Bento, filho dos atores Maria Ribeiro e Caio Blat. Padilha e Maria são primos.

EM CAMPO
Depois dos shopping centers, é a vez de os estádios de futebol de São Paulo serem fiscalizados para verificar se cumprem regras de acessibilidade, como rampas de acesso, piso tátil e cadeiras para obesos. O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, deve começar a inspeção pessoalmente em breve.

EM CAMPO 2
Segundo a secretaria, o Parque Antarctica (Palmeiras) e o Canindé (Portuguesa) estão em condições críticas. Já o Pacaembu e o Morumbi têm a acessibilidade como pré-requisito se quiserem sediar jogos da Copa de 2014, no Brasil.

PALHAÇADA
Selton Mello, que começou a rodar nesta semana "Palhaços", seu segundo longa como diretor, conta com a ajuda de um "personal palhaceitor", como ele brinca. O palhaço Kuxixo, atualmente do Beto Carrero World, é quem auxiliará Selton e o ator Paulo José nas cenas de picadeiro que serão filmadas a partir do dia 16.

CONTERRÂNEO
Daniel Filho, diretor do longa "Chico Xavier", vai receber amanhã o título de cidadão honorário de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, onde nasceu o médium. A cidade também terá uma sessão especial do filme, cuja estreia nos cinemas está marcada para o dia 2 de abril.

CURTO-CIRCUITO
A 10ª EDIÇÃO do Fashion Weekend Kids, evento de moda infantil, começa hoje, às 19h30, no shopping Iguatemi.
OS ATORES Bruno Mazzeo, Luis Miranda e André Moraes são os DJs convidados da festa de dois anos da Gambiarra hoje, às 23h, na The Week. Classificação: 18 anos.
A PEÇA "Gorda", com a atriz Fabiana Karla, estreia hoje, às 21h30, no teatro Procópio Ferreira. Classificação: 14 anos.
A BOATE Mokaï apresenta hoje, à meia-noite, o projeto House of Jazz, com o DJ Rafael Yapudjian. Classificação: 18 anos.
A ONG Adote Um Gatinho, que existe há sete anos, comemora o número de 3.000 doações de gatos atingido nesta semana.

Nenhum comentário: