quarta-feira, março 10, 2010

MÔNICA BERGAMO

Baú em campo  


Folha de S.Paulo - 10/03/2010
O Grupo Silvio Santos está contratando a Merrill Lynch para buscar, no mercado, empresas de varejo que possam formar parcerias ou até se fundir com o Baú da Felicidade, rede de 128 lojas do complexo.

MÃOS DADAS
De acordo com fonte ouvida pela coluna, o grupo, que tem lojas do Baú espalhadas por São Paulo, Minas Gerais e Paraná, teria especial interesse em conversar com redes como o Magazine Luiza, com atuação forte em São Paulo, e a Insinuante, que tem presença predominante no Nordeste. Uma proposta para esses grupos não seria de compra ou aquisição, mas sim de uma parceria que poderia envolver troca de ações, diz a mesma fonte.

DE VOLTA
A iniciativa do Baú é uma resposta às investidas recentes do Pão de Açúcar, que comprou o Ponto Frio e as Casas Bahia e formou um gigante do varejo. Depois disso, outras redes, como o Baú, passaram a correr o risco de se "fragilizar" diante do poder de negociação do Pão de Açúcar com industriais e fornecedores diversos.

VOO LOTADO
Explodiu o tráfego aéreo de passageiros em fevereiro.

De acordo com dados preliminares da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o número de pessoas que embarcaram no país subiu 40% em relação ao mesmo mês de 2009.

NO AZUL
Já a receita bruta da Infraero, a estatal que administra os aeroportos, em 2009, subiu 2,6% em relação ao ano anterior. De acordo com o balanço já aprovado, que será divulgado nos próximos dias, ela chegou a R$ 2,6 bilhões. O lucro operacional bruto foi de R$ 358 milhões e o lucro líquido, depois de descontadas todas as despesas e os investimentos em aeroportos, foi de R$ 20 milhões.

DE PIJAMA
Pré-candidato ao governo de São Paulo, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) passou boa parte do sábado passado gravando comerciais do PT que vão ao ar a partir de sexta no Estado. Ele recebeu João Santana, responsável pelos programas, em casa, já que está de licença médica e se recupera de uma cirurgia de próstata.

CARA & COROA
Santana também fez gravações com Marta Suplicy (PT-SP), pré-candidata ao Senado, e com Lula e Dilma Rousseff, que vão usar o espaço do PT paulista para divulgar a imagem da ministra, pré-candidata à Presidência, em São Paulo.

TOGA MAÇÔNICA
A OAB pretende fazer em SP o primeiro encontro de advogados maçons da América Latina.

Estima-se que sejam cerca de 60 mil pessoas, o que equivale a 10% de todos os profissionais da classe no Brasil -e 30% dos maçons do país.

MAGRA, EU?
Depois de ter sua magreza criticada em matéria do jornal britânico "Daily Mail", que disse que seu corpo é o de uma "jovem adolescente" e que seus ossos estão saltando, a top model brasileira Alessandra Ambrósio, 28, volta hoje às passarelas. Ela desfila na semana de moda de Paris, para a grife Louis Vuitton. Sua agência, a Way Model, diz que a única vez em que a modelo fez dieta foi depois da gravidez e que Alessandra "desfila as medidas ideais exigidas pelo mercado". A top não se manifesta.

PAR OU ÍMPAR
A Sociedade de Amigos do Alto de Pinheiros (Saap) enviou representação ao Ministério Público contra a escola bilíngue Beacon School, instalada na rua Berlioz e que cobra mensalidade de R$ 1.800. Alegam que ela não deveria estar lá porque a via é residencial. Acontece que o lado ímpar, onde está o prédio, é zona mista. Luciana Barros, sócia da Beacon, diz que a reação da associação é "antiquada e pessoal". A Subprefeitura de Pinheiros afirma que a Beacon está regularizada.

CORTA O CABELO DELE
Cabeleireiro da primeira-dama, Marisa Letícia, Wanderley Nunes levou anteontem 20 pessoas de sua equipe para cortar os cabelos de crianças e de seus pais ligados a ONG Fundação Julita, no Jardim São Luiz, zona sul de SP. O objetivo era realizar 200 cortes e dar dicas sobre a profissão. Alguns pais evangélicos, no entanto, não autorizaram os filhos a passarem pela tesoura. A ONG quer agora dar orientações aos pais explicando que cortar o cabelo é um ritual de higiene imprescindível para a garotada.

POESIA NO RIO

Maria Bethânia e o "desassossego do artista"
"Eu sou geminiana, eu sou esquisita, eu mudo", diz Maria Bethânia, ajeitando a longa cabeleira que cai sobre os ombros do terno branco com camiseta azul-marinho por baixo. "Fernando Pessoa", ela lembra, "também era". A cantora recebeu anteontem, no Instituto Moreira Salles, no Rio, uma medalha de prata -a Ordem do Desassossego- por divulgar a obra do poeta português lendo poemas em shows e espetáculos. A medalha é uma espécie de condecoração da Casa Fernando Pessoa, de Lisboa.

Ela "conheceu" o poeta pelo amigo Fauzi Arap. "Eu sou uma cantora popular e música pega muito rápido. Foi lindo o Fauzi saber que podia me salvar, trazer Fernando Pessoa", diz Bethânia, que dividiu uma mesa de conversas e poesia com o poeta Antonio Cicero, a escritora portuguesa Inês Pedrosa e a professora Cleonice Berardinelli, recém-eleita imortal da Academia Brasileira de Letras (ela também recebeu a medalha). "Cantar é o que eu gosto, meu destino. E Pessoa foi natural, como Santo Amaro. Parecia lá de casa, parecia que subia na mangueira comigo."

Ela é, então, uma "desassossegada"? "Eu acho que desassossego para um artista é interessante. Precisa ter. Uma pessoa muito calma, sossegada, não tem estímulo, um empurrão", diz Bethânia à Folha. E completa: "Eu gosto de ser o tempo inteiro perturbada, incomodada. Isso é interessante". A repórter tenta fazer uma pergunta mais, digamos, perturbadora: "Vamos falar de política?" "Ah, política não... Fernando Pessoa é muito puro para misturar com a política", diz a cantora, saindo rumo ao coquetel. No menu, risotinho de bacalhau, enroladinhos de pato com geleia de carambola, ambrosia, entre outros.
Entre uma taça e outra de champanhe Moët & Chandon, Malu Mader contava que "não foi na adolescência, já foi na fase adulta" que passou a ler a poesia de Pessoa. "Uma coisa bem óbvia, assim: de uns anos para cá, andei fazendo umas viagens a Portugal, sempre levava livros dele, gostava de ler Fernando Pessoa em Portugal. Uma coisa bem boba, mas é fato. Sempre comprava um daqueles livros no aeroporto..."

Malu e os demais convidados deviam sortear uma frase do poema "Tabacaria" para gravar em vídeo, que será editado como documentário. Ela mostra a frase: "Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer". "Pesada, pesadíssima", diz. "É coisa de ator, de gente que fica interpretando vários papéis. Mudo de ideia a respeito das coisas. Volta e meia, fico inteira num sentimento e, logo depois, fico inteira em outro sentimento. Não sou muito boa em me definir, mas o que eu sinto é que eu mudo de ideia. Me sinto bastante incoerente. Um dia, eu sou básica. Outro dia, eu tenho vontade de ficar perua, ficar exótica e tal", filosofa. Pouco depois, está às gargalhadas com Cláudia Abreu.

Renata Sorrah e Regina Casé lembram que a poesia de Pessoa chegou a elas por meio de Maria Bethânia. "No colégio, eu achava bonito. Agora, ela no palco, cantora, eu, atriz, a maneira como ela me passou Fernando Pessoa foi encantadora. Eu não sou uma expert em Pessoa, mas eu me rendo", diz Renata, que "adoraria voltar a estudar". "Hoje em dia, é incrível como a gente sente falta disso, de falar da língua portuguesa, das palavras, dos sentimentos. O mundo tá tão... [pausa] Sabe, é linda a tecnologia, a internet, mas falar de sentimento... [pausa] Faz falta, sabe?" (AUDREY FURLANETO, da Sucursal do Rio)

CURTO-CIRCUITO
O LIVRO "Herivelto Como Conheci - A Verdadeira História de Amor" será lançado hoje na Casa do Saber, no Itaim.
AMIGOS do cantor Johnny Alf convidam para uma missa em homenagem ao cantor, morto na semana passada, amanhã, às 19h, na igreja da Consolação.
O LIVRO "10 Cases do Design Brasileiro - Os Bastidores do Processo de Criação - Vol. 2" tem lançamento hoje, às 19h30, no Museu da Casa Brasileira.
A REDE DE HOTÉIS Mercure faz coquetel em comemoração do contrato com a Chaim Produções e do musical "Hairspray" amanhã, no Espaço Oliva Pink.
OS CANTORES Renato Braz e Zé Renato se apresentam hoje, às 21h, no Sesc Vila Mariana. Classificação: 12 anos.

Nenhum comentário: