sexta-feira, março 05, 2010

MÔNICA BERGAMO

Jesus fala! 


 Folha de S.Paulo - 05/03/2010


Acostumado aos flashes desde o começo do namoro com Madonna, fato que fez sua carreira de modelo decolar, Jesus Luz resolveu falar um pouquinho. Em entrevista à revista "RG Vogue", o carioca diz que se considera "casado" e que constituiu uma família. Sobre as informações de que não cita o nome da namorada por questões contratuais, ele desmente: "Tenho um contrato com a minha consciência. Nunca falei de nenhuma namorada, não vai ser agora que vou agir diferente".

Maratona
Está aberta a corrida pela cadeira de Eros Graus no STF (Supremo Tribunal Federal). Despontam como candidatos com chance os ministros Cesar Asfor Rocha, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Teori Zavascki e Luiz Fux, do mesmo tribunal.

MARATONA 2
Asfor Rocha tem grande liderança no próprio STJ. O catarinense Teori Zavascki, especialista em direito tributário, tem padrinho forte: Nelson Jobim, ministro da Defesa. O carioca Luiz Fux frequenta há anos a lista de possíveis indicados para o Supremo.

PROMESSA
Eros Grau, que se aposenta em agosto, tem dito a vários interlocutores que sairá do STF em maio.

VALE-BRINDE
Depois de meses de discussão e suspense, a Anvisa retirou da proposta de resolução que irá regular a publicidade de alimentos as diretrizes que tratariam especificamente da propaganda direcionada às crianças. Entidades ligadas à proteção do consumidor reclamam que é preciso haver medidas específicas, como a proibição de distribuição de brindes com venda casada. A Anvisa afirma que regras específicas não são necessárias porque já existe um compromisso das indústrias de não fazer propaganda focada no público infantil.

URNA ELETRÔNICA
Flora Gil abriu dissidência na família: ela vai votar em Dilma Rousseff para presidente, embora seu marido, Gilberto Gil, ex-ministro do governo Lula, tenha declarado apoio a Marina Silva, presidenciável do PV (Partido Verde).

CORRIDA ELEITORAL
E Dilma ganhará um páreo em sua homenagem no aniversário de 135 anos do Jockey Club de SP, no dia 13. O evento será comandado por Marcio Toledo, presidente do Jockey e namorado da ex-prefeita Marta Suplicy (PT-SP). O padre Marcelo Rossi cortará o bolo de aniversário na festa.

BARACK ZUMBI
Hillary Clinton prometeu aos estudantes da Universidade Zumbi dos Palmares que transmitirá ao presidente americano, Barack Obama, o convite para que ele também dê uma entrevista na instituição quando visitar o Brasil.

BERÇÁRIO
O secretário dos Transportes, Alexandre Moraes, anuncia na próxima segunda, 8, Dia Internacional da Mulher, a ampliação, de quatro para seis meses, da licença-maternidade para as funcionárias da CET e da SPTrans. São 1.216 mulheres que podem ser beneficiadas em caso de gravidez, num total de 2.800 empregados da empresa.

ESTACIONE AQUI
Cem paraciclos, grades para estacionar bicicletas, serão instalados neste mês pela Subprefeitura de Pinheiros em áreas verdes como a praça do Pôr do Sol e o parque do Povo.

AFRIKA SP
O DJ e produtor americano Afrika Bambaataa, conhecido como um dos precursores do hip hop, se apresenta no dia 8 de abril no Studio SP ao lado de MCs e DJs brasileiros.

COMPENSAÇÃO
O som baixo foi a principal reclamação dos fãs que foram na noite de terça-feira ao show da banda Coldplay no Morumbi. Na saída, onde os presentes ganhavam um CD de brinde, um dos seguranças comentava: "É pra compensar o show! Vocês não escutaram aqui, mas vão escutar em casa!"

GULLAR NA ACADEMIA

"Cansei de dizer não, não, não"

"Queria lançar aqui o "FGAC': Ferreira Gullar na Academia Brasileira de Letras", diz, erguendo a taça de champanhe, Armando Strozenberg, sócio da Casa do Saber do Rio de Janeiro. Alguém na plateia grita: "Sem Fernando Henrique Cardoso e com Gullar!" O empresário ameniza: "São todos nossos professores, adoramos o Fernando Henrique, mas nosso voto é do Gullar". O poeta sorri. Na noite de quarta, ele dividiu o pequeno palco com a cantora Adriana Calcanhotto e com Antônio Carlos Secchin, ensaísta, professor e membro da ABL.

Sobre a possibilidade de se candidatar, de fato, à cadeira vaga -de número 29, que era de José Mindlin, morto no último final de semana, e aberta a inscrições a partir de hoje-, Gullar titubeia. "Olha, faz 60 anos que eu me nego a entrar para a academia", diz ele, que também é colunista da Folha.
O tradutor Geraldo Holanda Cavalcanti, o sociólogo Muniz Sodré e o poeta Marco Lucchesi já enviaram telegramas aos imortais anunciando suas candidaturas. Gullar não.

"Eu nasci com a geração de antiacadêmicos. Era aquela coisa formal, sisuda. É claro que, agora, mudou. Não tenho propósito para me candidatar, mas, ao mesmo tempo, eu me sinto um arrogante por não aceitar. Cansei de dizer não, não e não.
Quando morreu o João Cabral [de Melo Neto], o Sarney me ligou e disse que eu tinha que entrar. Eu disse: "Mas eu não esculhambei a academia a vida inteira?" E o Sarney: "Não, ninguém tá se lembrando disso!" Bem político, né?"

Ele continua: "Vou te contar uma história. Meu amigo Dias Gomes nunca quis entrar para a ABL. Desabaram Jorge Amado, Rachel de Queiroz e João Ubaldo Ribeiro na casa dele e o convenceram. Um mês depois, ele estava em pânico porque havia um racha na academia e ele não sabia se seria eleito.
Eu liguei para o Sarney, meu conterrâneo: "Você tem que intervir e salvar o Dias Gomes". Ele salvou. Mas você vê que isso é um perigo! Eu já tenho problemas demais. Já basta o governo Lula aí para me atormentar".

Muito crítico ao governo, ele diz que não tem "nada contra a Dilma [Rousseff], pessoalmente". "O fato de o PT continuar é uma ameaça à democracia."

Na palestra, o assunto é poesia. Gullar, que faz 80 anos em 2010 e lança novo livro em agosto, conta histórias, lê poemas. Adriana Calcanhotto está com os olhos cheios de lágrimas. Com grande bracelete no braço direito e vestido longo azul, diz que conheceu a poesia de Gullar quando menina.

"Minha mãe dava aula de manhã, de tarde e de noite. Ela dormia depois do almoço, aquele sono era sagrado. Eu tinha que lavar a louça, mas sem fazer barulho. Então, descobri uma técnica: ligava o rádio bem baixinho e, para ouvir, não podia fazer barulho. Era uma rádio incrível de Porto Alegre e ouvi o Fagner cantando Gullar. É mais do que canção. É uma coisa que me chapou."

Ela canta "Onde Andarás": "Onde andarás nesta tarde vazia/ Tão clara e sem fim/ Enquanto o mar bate azul em Ipanema/ Em que bar, em que cinema/ Te esqueces de mim?" Gullar conta: "Foi uma encomenda da [Maria] Bethânia ao Caetano: "Quero que me faça músicas de dor de corno". E Caetano musicou o poema bem abolerado, bem dor de corno".

A cantora encerra o show-palestra com um poema inédito, escrito por Gullar para "a musa", sua companheira Cláudia Ahimsa. "Como possui-la quando está desnuda? Se ela é toda chuva. Se ela é toda vulva."
(AUDREY FURLANETO, da sucursal do Rio)

CURTO-CIRCUITO
A EXPOSIÇÃO "Roberto Carlos - 50 Anos de Música" será aberta hoje, a partir das 19h, na Oca do parque Ibirapuera. Livre.
A SEGUNDA EDIÇÃO da festa Tô Mara acontece hoje, às 23h, com os DJs My Gay Husband e Dash, na FunHouse. 18 anos.
A CANTORA Luiza Possi se apresenta hoje, às 22h, no Café Paon, no projeto "Sons da Nova". Classificação: 18 anos.
A COMPANHIA SILENCIOSA apresenta a peça "Burlescas" hoje, às 23h, no Kitsch Club. Classificação etária: 18 anos.
A GRIFE Mellina, da estilista Mellina Nunes, faz coquetel de lançamento da coleção de inverno hoje, às 14h, nos Jardins.
O ESTILISTA Pedro Lourenço apresenta sua coleção de outono-inverno 2011 hoje, às 19h, no hotel Westin, em Paris.
A DOCERIA O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo acaba de lançar a empresa O Melhor Bolo Eventos.

Nenhum comentário: