quinta-feira, março 04, 2010

MÔNICA BERGAMO

"Espero que não levantem o meu peito"

Folha de S.Paulo - 04/03/2010


A ex-vereadora Soninha Francine (PPS), 42, é uma das estrelas da "Playboy" que chega às bancas no dia 9. Depois de afirmar, há um mês, que "nem a pau" aceitaria um convite para posar nua na revista, a subprefeita da Lapa cedeu, em parte. Ela fez um retrato sem blusa e só de calcinha "minúscula" para a seção "Mulheres que Amamos" da publicação.

FOLHA - Como surgiu o convite?
SONINHA FRANCINE - Eles leram que eu disse que jamais seria convidada pela "Playboy". Me ligaram, falaram que eu estava enganada e me convidaram. Eu falei não, porque não me sinto à vontade, não sou modelo, não gosto das minhas fotos. Perguntaram se eu faria um retrato sensual. E eu falei: "Beleza"!

FOLHA - E você vai aparecer totalmente sem roupa?
SONINHA - Eu usei adesivo nos seios e uma calcinha minúscula. Mas vai aparecer como se eu estivesse sem nada.

FOLHA - Eles vão usar Photoshop (programa para retocar imagens)?
SONINHA - Vão, para apagar o elástico do biquíni. Mas, no resto, sei lá. Teve maquiagem no rosto e fizeram o meu cabelo, uma megaprodução. No corpo, passaram só um pó para uniformizar. Espero que não levantem o meu peito.

FOLHA - Por quê?
SONINHA - Porque é mentira. Corrigir é aceitável, às vezes, se você sai na foto com uma dobra no pescoço, no queixo, quando o retrato te distorce além do que você é. Mas, se quiserem me dar um corpo perfeito, vai ficar muito esquisito.

FOLHA - Recebeu cachê?
SONINHA - Não. Minha assessora inclusive achou absurdo eu não ter perguntado quanto seria o cachê: "Só você que sai na "Playboy" e nem ganha dinheiro. Vai aguentar a encheção e de graça".

FOLHA - O prefeito Gilberto Kassab soube dessa foto?
SONINHA - Ah, não, não. Nem me ocorreu [conversar com ele sobre isso]. O prefeito é meu chefe na subprefeitura, não no que mais eu faça por aí.

FOLHA - E o governador José Serra, que é seu grande conselheiro? Você o consultou? Ele viu as fotos?
SONINHA - Ah, também não. Eu consulto os amigos várias vezes quando eu tenho dúvida. Tipo: "O que você acha que eu faço?". [Desta vez] Eu não tinha dúvidas, não consultei ninguém.

FOLHA - Trata-se de uma questão de querer aparecer?
SONINHA - Olha, eu não preciso fazer isso para aparecer. Eu já apareço bastante, querendo ou não querendo. As coisas que eu faço aparecem. Essa foto não tinha nenhuma outra razão a não ser a de fazer um retrato bonito. Não tem nenhum engajamento político. A militância no máximo é "poxa vida, qual é o problema?". Eu queria fazer uma foto bonita com o meu corpo cheio de defeitos.

FOLHA - Não teme comentários?
SONINHA - A vida inteira eu opinei sobre a vida dos outros: se casou, separou, saiu pelado. Temos que conviver com isso.

FOLHA - Faria um ensaio completo para a "Playboy", nua de verdade?
SONINHA - Não, não acho que vale fazer um ensaio estilo"Playboy". O ensaio de nu da "Trip" [revista], por exemplo, é diferente. É sensual, não muito sexual.

FOLHA - E você faria um ensaio maior se ele fosse, assim, artístico?
SONINHA - É possível. Seria diferente.

A volta do canhão

O presidente Lula determinou que seja devolvido ao Paraguai o canhão "Cristão", que o Brasil apreendeu naquele país em 1868, quando as duas nações estavam em guerra. A peça, considerada um troféu de guerra, está em exibição no Museu Histórico Nacional, do Rio, e já causou desconfortos diplomáticos -nesta semana, o vice-presidente daquele país afirmou que as feridas do conflito só cicatrizariam depois que o armamento voltasse ao Paraguai.

CANHÃO 2
Lula acertou a devolução ontem com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, que cuidará das questões práticas da viagem de retorno do canhão.

INCLUA-ME FORA
A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) avisa que não subirá no palanque do presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PSB-SP), se ele for o candidato da legenda ao governo de São Paulo. "Terei que resolver isso na minha relação com o partido, mas nem saberia fazer discurso, em comício ou na TV, em defesa dele". Skaf será candidato caso o deputado Ciro Gomes (PSB-SP) mantenha a disposição de não se candidatar ao governo no Estado.

A FORÇA DO VICE
"Vice, quando não tira voto, já faz muito", diz o ex-deputado Fernando Lyra (PSB-PE) ao comentar a possibilidade de Aécio Neves (PSDB-MG), com os votos que tem em Minas Gerais, turbinar a candidatura de José Serra (PSDB-SP) à Presidência caso aceite formar chapa com ele. Lyra fala com conhecimento de causa: em 1988, ele teve 90 mil votos para deputado federal em Caruaru (PE). Em 1989, foi vice de Brizola -e a dupla teve míseros 16 mil votos na cidade, contra votação avassaladora de Collor.

COISA RARA
Marcos Coimbra, do instituto Vox Populi, que também faz pesquisas para Aécio em Minas Gerais, considera até otimista a possibilidade de o governador, que tem 57% de votos para presidente no Estado, transferir tudo para Serra, que tem 39%, de acordo com pesquisa Datafolha de dezembro. E, ainda que ocorresse, essa transferência significaria menos de 2% na pesquisa nacional.

ESCOLTA
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) desceu a rampa do Congresso com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e foi até a porta do carro dela falando sobre seu projeto de renda mínima, anteontem. Entregou para ela os textos de duas palestras suas sobre o tema e o relato da visita que fez ao Iraque no início de 2008. Hillary, segundo o senador, "disse que gostaria de dialogar mais sobre isso".

TAXÍMETRO
A suspensão da campanha original da Devassa foi festejada internamente pelos donos da cerveja. A polêmica está gerando alguns milhões de mídia espontânea para a marca -algo bem superior aos gastos, por exemplo, com o cachê de Paris Hilton, estrela dos anúncios. A socialite americana recebeu cerca de US$ 600 mil por 16 horas de trabalho. Oito delas foram gastas nas filmagens do comercial da bebida, nos EUA. As demais foram distribuídas entre o tempo de entrevistas com jornalistas, a aparição no Sambódromo do Rio e numa festa no sábado de Carnaval.

CURTO-CIRCUITO

GLÓRIA KALIL comemora os dez anos de seu site Chic hoje, às 21h, com uma sessão para convidados do filme "Direito de Amar", de Tom Ford, no shopping Iguatemi. 14 anos.

A BANDA PLACEBO faz quatro shows no país, em abril. Em São Paulo, se apresenta no dia 17, no Credicard Hall. 14 anos.

A CIA. TRUKS , de teatro de bonecos, faz retrospectiva de seus espetáculos de amanhã ao dia 25 de abril, no Complexo Cultural da Funarte. Classificação etária: livre.

A MARCA de sapatos e acessórios Arezzo promove hoje em suas 250 lojas o lançamento da coleção de outono-inverno.

Nenhum comentário: