sábado, março 20, 2010

ARI CUNHA

Lago Norte

CORREIO BRAZILIENSE - 20/03/10

Presença dos shoppings no começo do Lago Norte é garantia de que tudo vai mudar na região. Tasso Jereissati assume o mais pesado investimento em favor da cidade com a participação minoritária do ex-vice governador Paulo Octávio. Participação do governo local não deu tempo fazer. Ocorre que a linha elétrica está pronta, vem de longe, e é serviço para a chuva não demolir. A população do Lago Norte sente que está ambientada. O trânsito poderá encontrar dificuldades pela falta de acesso. Caminho será encontrado para justificar tamanho investimento, com tanta honra para participantes. A destacar, conjunto de casas de grifes, como satisfação para senhoras compradoras.

A frase que não foi pronunciada
“A partir de agora, quem ocupar a cadeira do governo do GDF estará em um touro mecânico.”
Deputado Reguffe pensando em uma Câmara que represente o povo.



Mascando
» 
Alô, aqui é o ministro. Pode ser que assim os funcionários dos ministérios melhorem no trato com quem faz o contato por telefone. As reclamações da burocracia e falta de educação dos atendentes chamam a atenção. Desde o chiclete até as conversas particulares que os interlocutores são obrigados a ouvir. Isso é o que se constata quando as nomeações são políticas e não se tem compromisso com o trabalho.
PID
» 
O Brasil é signatário da Convenção sobre Trânsito Viário celebrada em 1968 em Viena. Todos os países participantes honram as “permissões internacionais para dirigir veículos”. Isso significa que em Brasília você poderá solicitar ao Detran o documento PID (permissão internacional para dirigir) que o habilitará a conduzir veículos em diversos países ao redor do mundo. É bom ficar atento à ressalva de que o PID brasileiro não é válido no Brasil.
Sem mão de obra
» 
“Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento e a Superação da Crise.” Engenheiros arregaçam as mangas e sugerem estratégias práticas ao governo relacionadas a reservas de petróleo na camada do pré-sal, infraestrutura, energia, saneamento, mobilidade urbana, meio ambiente e comunicações. O grande problema apontado por Murilo Pinheiro, da Federação Nacional dos Engenheiros, é a falta de mão de obra especializada.
Nada ainda
» 
Apesar da boa organização e orientação, as mães dos adolescentes desaparecidos em Luziânia ainda não tiveram êxito. Os filhos continuam sumidos. A Polícia Federal e a Interpol apoiam nas buscas. Na reunião de que vão participar na Comissão de Direitos Humanos no Congresso, elas vão pedir ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, que crie uma delegacia nacional de desaparecidos, além de um fundo para sustentar a família enquanto estiver envolvida com o problema.
Multa
» 
Por fazer propaganda política nas inaugurações, o presidente Lula foi multado em R$ 5 mil. É que extrapolou obrigações presidenciais. Não há resposta de quem vai cobrar e por que meios. Lula jamais reconheceu erro próprio. A sentença é forte.
Batalha
» 
Operação de guerra em Brasília com militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. Aedes aegypti é o inimigo que mobiliza mais de 200 homens. Joaquim Carlos da Silva acrescenta que a Secretaria de Saúde também vai contratar 500 agentes para participar do combate e prevenção.
Novidade
» 
Depois de tantas críticas à política internacional adotada pelo governo, o Senado resolveu se levantar. Quer participar das decisões sobre a política externa. Membros da Comissão de Relações Exteriores discutiram que só assinam o que o governo impõe. Essa fase acabou. Segundo o senador Collor, enquanto não houver mais participação do parlamento, as solicitações de nomeações enviadas pelo governo ficarão na gaveta.
Participação
» 
Luiz Fux e conselho de notáveis fazem trabalho hercúleo pelo país para definir o novo código de processo civil em reuniões abertas. Em entrevista no Senado, Eduardo Casagrande disse que nada muda no que se refere ao princípio da justiça. Pelo contrário. O novo CPC vai reduzir a sobrecarga dos processos dando mais agilidade com menos recursos.
Escassez
» 
Nenhum projeto contra a corrupção está na pauta de votações da Câmara ou Senado. O deputado petista Francisco Praciano é quem protesta. Ele protocolou na Mesa das duas Casas pedido para que fosse criado um grupo de trabalho conjunto sobre o tema. Para as próximas eleições, seria mais honesto que os próprios partidos mudassem as regras nesse sentido. Não mudam porque falta coragem.
Voos
» 
Programada visita de representantes da Anac e Ministério da Defesa para explicar o movimento do Aeroporto de João Pessoa. O senador Roberto Cavalcanti é quem estranha. Durante o dia, um deserto. À noite um movimento frenético, diz o parlamentar. A preocupação do senador é acertar o passo para a Copa de 2014.


História de Brasília
Um garoto lavador de carros no aeroporto é exemplo de bom humor. Quando chega um carro sujo, ele oferece seus serviços. Se é rejeitado, quando o proprietário chega, encontra todos os vidros com uma única inscrição: “Quero água”. (Publicado em 28/2/1961)

Nenhum comentário: