terça-feira, março 09, 2010

ARI CUNHA


Mulheres enganadas


Correio Braziliense - 09/03/2010
 
O Dia Internacional da Mulher ainda é enganação dos espertos. No Brasil, meninas são levadas à prostituição até por juízes e autoridades policiais. Mesmo atestando as barbáries da pedofilia, muito pouco foi feito. A violência doméstica atinge na América Latina e no Caribe até 50% das mulheres. Elas ganham menos mesmo trabalhando tanto quanto os homens. Continuam dizendo que o Dia Internacional da Mulher é homenagem à dona de casa. Como bem colocou William Ross Wallace, “a mão que embala o berço governa o mundo”. Bem cedo, dá banho nos pequenos, prepara a roupa para o colégio. Serve o café da manhã, dá instruções, educa. Para as que têm outra jornada de trabalho, nova lei lhe dá o direito de ficar com o filho seis meses depois do nascimento. As coisas mudam, novos rumos são tomados nesse tempo. Na China ainda há o aborto seletivo, quando as meninas são descartadas. Na Índia, quase 5 mil mulheres são assassinadas por ano por disputa da família por dotes de noivas. A informação é da Anistia Internacional. Na África o direito de o marido bater na mulher é amparado por lei. No Oriente Médio, na África e no Sudeste Asiático ainda há incidência de mutilação feminina. O Dia Internacional é da mulher que conquistou direitos e da que ainda não tem voz.


A frase que não foi pronunciada
“Assim como na arquitetura, a prova de alta cultura é escrever as coisas mais profundas do modo mais simples.”
» Oscar Niemeyer, enquanto pensa na vida
Economia

» 
Henrique Meirelles segura os juros para o dinheiro não cair no ralo. Lula gasta e se socorre no Banco Central. Quando não, vai ao cofre da Petrobras. Despesas aumentam e outros ministérios cobrem. Um dia a coisa pode estourar.
Cuba

» 
Ainda hoje a ilha recebe carinhos do mundo. Desde o início da revolução, gente morre no paredón. Hoje, de fome. Passa de 70 anos e o povo continua sem o direito fundamental de ir e vir. Fidel está doente. O mano o substitui. O mesmo ritmo de tratar as coisas dentro de casa. Guilhermo Farñas sentencia: “Se a morte de Zapata não foi uma vingança política planejada, ordene a libertação imediata dos réus”.
Petróleo

» 
Sair da área da Grã Bretanha e voar até as ilhas Malvinas (para os argentinos) é sinal de atenção. Alguma coisa a Corte de Saint James está procurando longe do seu território. O assunto agora é petróleo. Os argentinos também querem o combustível do arquipélago. Explorar perto do seu quintal é melhor.
Boato

» 
Espalharam que o presidente Lula ia se licenciar da Presidência para fazer a campanha de dona Dilma Rousseff. Não entra na cabeça de ninguém. O presidente não faz porque não é de suas obrigações no cargo onde está abandonar a cadeira de presidente.
Plásticos

» 
Carrefour começou a campanha pela França. A experiência tem sido boa. O projeto é diversificar por todas as suas lojas no mundo. São bilhões de sacos plásticos dos quais o povo ficará livre.
Embalagem

» 
Sempre o saco de mercado é o vilão na comissão de frente. Basta olhar no carrinho de compras quantas embalagens de plástico mais resistentes que os saquinhos vão para o lixo. De arroz, açúcar, café, macarrão, sal. E as que são compradas sem refil: xampu, alguns produtos de limpeza, alimentos em lata.
Hora de as indústrias repensarem a venda.
Afaga e afoga

» 
Em plenário todos ficaram admirados com os votos de felicidades do senador Heráclito Fortes ao governador do Piauí. Os desejos sinceros pelo transcurso do aniversário de Wellington Dias saíram realmente do coração. Depois dos parabéns, o senador começou a lista de críticas pelas obras inacabadas e o prejuízo que isso traz para o estado. Ah, bom!
Legado

» 
José Mindlin lutou nos últimos oito anos de vida para doar sua biblioteca particular à Universidade de S. Paulo. Só que a legislação brasileira é recheada de burocracia e ele morreu sem conseguir ver seu sonho realizado. Em compensação, mais de mil volumes de seu acervo podem ser consultados no endereço www.brasiliana.usp.br.
Gilda

» 
Mario da Costa Ramos, do Iate, está em busca de fotos do barco Gilda, usado por JK. Quem puder levar uma cópia da fotografia ao clube é só marcar um horário para bater um papo descontraído com o comodoro.
História de Brasília

O supermercado do Ipase já está com a construção pronta. Mãos à obra, dr. Randal, e vamos entregá-lo logo aos que moram no “subúrbio”, que não têm, até agora, uma única unidade de vizinhança pronta. Dar uma mãozinha aos que moram do lado de lá do Eixo custa pouco.(Publicado em 26/2/1961)

Nenhum comentário: