sábado, março 20, 2010

ANCELMO GÓIS

Dedo na tomada
O GLOBO - 20/03/10

Quarta, Aécio Neves se reúne no Rio com a diretoria da Light, que, há pouco, passou ao controle da estatal mineira Cemig.
O governador promete cobrar ações e metas mais concretas para enfrentar o apagão nosso de cada dia.



O BALÃO BRANCO 
O cinéfilo Celso Amorim soube ontem, pouco antes de voltar ao Brasil desta viagem ao mundo árabe, da libertação do cineasta Jafar Panahi, de O Balão Branco e O Círculo.
O chanceler tinha feito gestões discretas pela libertação de Panahi junto a seu colega do Irã, Manouchehr Mottaki.


ALIÁS...Toma que o filho é...
O TJ-SP suspendeu decisão que obrigava Ronaldo Fenômeno a fazer teste de DNA para verificar a paternidade de um menino de 4 anos, de Cingapura.
O processo foi aberto pela mãe, Michele Umezu, 27 anos.



Segue...Como o então namorado de Michele assumiu a paternidade na época, Ronaldo acha que cabe ao “pai legal” fazer o teste primeiro. Faz sentido.


Raquetada em SC
A Petrobras enviou convites para a comemoração, segunda, em Itajaí, SC, do início da produção de petróleo e gás nos campos de Tiro e Sidon, numa área do litoral de Santa Catarina.
É bom alertar ao pessoal da terra do tenista Guga que o estado e os municípios litorâneos não verão a cor dos royalties pela Emenda Ibsen.

Milhares de cineastas do mundo todo assinaram um manifesto pela liberdade de Panahi. Cacá Diegues, entre eles. Cacá diz que não costuma aderir a manifestos, mas abriu exceção:
– Lembrei-me, sobretudo, de que, na ditadura militar no Brasil, nossos colegas do mundo inteiro sempre se manifestavam contra a arbitrariedade em nosso País, o que muitas vezes nos protegeu do pior.



GRANDE BIBI 
Bibi Ferreira, a grande atriz de 87 anos, vai gravar um DVD só de tangos, em Buenos Aires, em abril. O diretor musical será Ignacio Varchausky, que ganhou um Grammy, em 2004, e integra a orquestra El Arranque.


RAQUETADA EM SC
A Petrobras enviou convites para a comemoração, segunda, em Itajaí, SC, do início da produção de petróleo e gás nos campos de Tiro e Sidon, numa área do litoral de Santa Catarina.
É bom alertar ao pessoal da terra do tenista Guga que o Estado e os municípios litorâneos não verão a cor dos royalties pela Emenda Ibsen.


GRANA PARA A CULTURA
A Funarte anuncia segunda agora a distribuição de R$ 7,5 milhões para artes visuais ao longo de 2010, em nove editais.


O IMORTAL FH 
No fim da palestra de FH sobre Joaquim Nabuco, quinta, na ABL, a convicção geral foi a de que havia surgido uma poderosa candidatura à Academia.
FH fez um paralelo entre Nabuco e Alexis de Tocqueville, autor de A Democracia na América. Para ele, Nabuco foi mais democrata que o francês.


SOIS REI 
Chegam ao Brasil neste fim de semana o rei Gustavo e a rainha Sílvia, da Suécia. 


DAQUI NÃO SAIO
Desencantado de ir para o Senado, o governador Paulo Hartung anunciou ontem que fica no cargo, o que quer dizer que desistiu de disputar uma vaga de senador pelo Espírito Santo: “Estou entusiasmado com o que estou fazendo aqui e tenho muitos projetos. Nunca renunciei a um cargo executivo e assinei um contrato de trabalho com os capixabas que vai até o dia 31 de dezembro”.


OS PRODUTORES
Paulo Hartung, que faz dupla com Sérgio Cabral na defesa dos Estados produtores de petróleo, acha que a solução para o grupo depois da emenda Ibsen, que tirou R$ 7 bi em royalties por ano do Rio, é fazer do limão uma limonada política. Para ele, a emenda trouxe um campo de solidariedade para o Rio e o Espírito Santo: “Trouxe até o governador de São Paulo. Temos de trazer o Brasil para entender a lógica e construir um acordo equilibrado, que permita partilhar a riqueza do pré-sal com todos os brasileiros, mas dê o tratamento adequado para os estados produtores. O Senado tem de zelar pelo equilíbrio federativo”. 





Nenhum comentário: