quarta-feira, fevereiro 03, 2010

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Bienal sem vermelho

O ESTADO DE SÃO PAULO - 03/02/10


Na linha "isto é inacreditável", Heitor Martins conseguiu captar R$ 20 milhões e pagar todas as dívidas pendentes da Bienal. Bancos, antecipação de duplicatas e fornecedores de bienais anteriores. Tudo. E mais. Escolheu o experiente Emilio Kalil como responsável pela produção do evento.
Na sexta, Martins pretende divulgar a primeira lista oficial dos artistas que participarão da mostra, que abre dia 21 de setembro.
Obras no prédio? "Estamos dependendo de aprovações da Prefeitura, mas vamos fazer alguma coisa até setembro. Reforma total só para a comemoração dos 60 anos da Bienal, em 2012."

Dívida vira mata?

O Brasil está a um milímetro de fechar renegociação sui generis. "Vamos converter US$ 25 milhões da dívida externa do Brasil com os EUA em contribuição para um novo fundo, o da Mata Atlântica", informou ontem Carlos Minc.
A novidade será gerida nos mesmos moldes do programa federal Arpa - Áreas Protegidas da Amazônia.

Unanimidade

Aloizio Mercadante, palestrante ontem de seminário Lide, de João Doria, juntamente com Henrique Meirelles e Guido Mantega, fez elogios rasgados ao presidente do BC. Todos aplaudiram, inclusive Mantega.
Deve ter sido por isso que, de manhã, fez até sol na cidade de São Paulo.

Pronto-socorro

Depois de ver sua tentativa fracassada em janeiro, cooperados da Unimed Paulistana tentam nova assembleia extraordinária dia 6.
Querem o afastamento total da diretoria que assumiu interinamente, sem eleição.

Quem és tu

A pesquisa Sensus deu gás para Lula pressionar ainda mais Ciro Gomes a disputar o governo de São Paulo - coisa que o deputado não quer de jeito nenhum.
A leitura, no Planalto, é que o presidente é capaz, sim, de transferir votos. E ele quer ligar Ciro e Dilma já.

Meia volta, volver?

Além das enchentes, do aumento dos ônibus, do recorde de roubos e da pesquisa Sensus, a economia indica que "nunca antes, na história", se criaram tantos empregos quanto os que aparecerão em 2010.
Serra tem consciência disto.

O dia do troco

Vai ser quase um "replay" da ditadura militar. A sequestrada Lilian Celiberti, 32 anos depois, frente a frente com João Augusto Rosa, o policial que ajudou a sequestrá-la.
Lilian será testemunha de defesa de Luiz Cláudio Cunha amanhã, no Fórum Central de Porto Alegre. O jornalista está sendo processado pelo policial, denunciado por ele em 1978 e depois no livro Operação Condor, O Sequestro dos Uruguaios.

Briga de foice

Carmelo Furci, ex-Telecom Italia da America Latina, assume cargo na Ongoing - ainda sem sede no Brasil. Isto sinaliza que a empresa de telefonia portuguesa deve entrar no País para disputar a Banda H.
A novíssima geração na linha da tecnologia 3G.

Olelê, olalá

Confirmados foliões pela Vai-Vai: Denílson, Vampeta e Cafu, no carro em ode ao futebol brasileiro.
E, na ala que homenageará a África, entram Milton Gonçalves e Neuza Borges.

Quem vem

Lee Breuer, diretor e fundador do grupo teatral Mabou Mines, de Nova York, chega hoje a São Paulo.
Aceitou o desafio de dirigir, ao lado de Denise Milan, a Ópera das Pedras - O Espetáculo da Terra. Com estreia marcada para dia 22 de abril, no Sesc Ipiranga.

O sem férias

Não foi por acaso que Lula acabou com pressão alta. Em sete anos de Presidência, tirou só 37 dias de férias.
A pedido da coluna, o Planalto fez o mapa das folgas presidenciais desde sua posse. Em 2003 e em 2005, ano do mensalão, não tirou nem um dia. O recorde foi batido em 2010, quando ele parou dez dias úteis inteiros.

NA FRENTE

Conhecido esportista paulista decidiu alugar uma embarcação para 100 convidados. Tudo para comemorar seus 40 anos em março.

Por onde anda Milton Nascimento? Incomunicável, de férias em Búzios há pelo menos duas semanas.

Viko Tangoda, banqueteiro paulista, leva delícias e técnicas da cozinha para o Camarote da Brahma no Rio.

O documentário Áurea, de Zeca Ferreira, será exibido simultaneamente em 20 cidades brasileiras, dentro do Festival do Júri Popular.

O Masp atingiu em 2009 sua segunda maior visitação da história: 679 mil pessoas.

Mauricio de Sousa fechou contrato com a Fundação Osesp. A Turma da Mônica vai ilustrar o material dirigido a 75 mil alunos e professores ligados a projetos da fundação.

Paraíso de Hades, romance de Fábio Porchat, vai para a telona. Com roteiro finalizado e direção de Tizuka Yamasaki.

Ginecologistas da França vão à guerra pelo ponto G. Organizaram uma conferência para rebater os ingleses e dizer que... sim, ele existe.

Nenhum comentário: