domingo, fevereiro 14, 2010

PAINEL DA FOLHA

Divisão de tarefas

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 14/02/10

No roteiro concebido pelo Planalto para o próximo sábado, quando Dilma Rousseff será aclamada ao final do congresso do PT, haverá um descolamento entre os discursos da candidata e do partido. Enquanto este, pela voz da nova direção, falará do futuro, ela se concentrará no que foi realizado por Lula, no esforço para se apresentar como legítima e única opção de continuidade. Dilma não entrará em especificidades sobre o que pretende fazer se for eleita -o comando da campanha considera que isso é assunto para mais adiante-, mas lançará na praça o mote de que, como o atual governo "fez muito" por crianças e idosos, a prioridade agora serão adolescentes e jovens.



Maratona. Do próximo sábado até o final de março, quando deixará a Casa Civil, Dilma protagonizará, além de uma bateria de inaugurações, pelo menos três grandes eventos do governo: os lançamentos do PAC 2, do projeto da CLS (Consolidação das Leis Sociais) e do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga).

Meu querido. Posto que o transplante de Ciro Gomes (PSB) para São Paulo fica a cada dia mais improvável, Lula deverá ter em breve uma conversa com Aloizio Mercadante (PT), atualmente seu plano B para a disputa do Palácio dos Bandeirantes. O senador, que em princípio gostaria de se reeleger, está, segundo os mais próximos, "apavorado".

Custo e benefício. Com José Roberto Arruda preso e o alcance do escândalo em Brasília ainda em aberto, gente graúda no PSDB se pergunta se vale mesmo a pena investir na aliança eleitoral com o nanico PSC. Um acréscimo no tempo de televisão sempre ajuda, mas agora ficou mais perigoso pôr José Serra no palanque de Joaquim Roriz.

Terceira via. O Planalto avalia que o PT só terá condições de se beneficiar eleitoralmente da terra arrasada na política do Distrito Federal se apostar num "nome novo". Ou seja: nem Agnelo Queiroz, nem Geraldo Magela.

Cineminha. Delegados da Polícia Federal tem feito sessões internas nas quais são exibidos os melhores momentos das produções do gravador-geral Durval Barbosa.

É só folia! Não bastasse o Arrudagate, o Carnaval em Brasília terá um trio elétrico todo decorado com o nome de Agaciel Maia. Diretor-geral degolado no escândalo do Senado, ele agora tem um blog e pretende se candidatar a deputado pelo nanico PTC.

Excluídas. Para espanto de pesquisadores de USP, Unicamp e Unesp, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) não incluiu representante de nenhuma das universidades públicas de São Paulo na Comissão de Preparação do Plano Nacional de Pós-graduação, que deverá funcionar nos próximos dez anos. As três respondem por mais da metade da produção científica brasileira e pela maior parte dos doutorados e mestrados.

Não foi... Presidente da agência federal, o carioca Jorge Guimarães recuou diante da reação negativa. Desculpou-se com o secretário de Ensino Superior de SP, Carlos Vogt, a quem pediu indicações para a comissão.

...por mal. Segundo Guimarães, USP, Unicamp e Unesp ficaram de fora porque o prazo para formar a comissão era exíguo e ele usou nomes de que já dispunha. "Estava lutando contra o relógio. Agora está tudo resolvido."

Memória. Não é a primeira polêmica a envolver o bioquímico Guimarães. Em 2009, ele criticou o modelo de financiamento de bolsas no exterior. "Continuaremos a mandar alunos para formar doutores num modelo que faliu o mundo? Esse modelo se mostrou totalmente anticientífico, para dizer o mínimo."

Contemporâneos. Os generais Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, que criticou a presença de homossexuais nas Forças Armadas, e Maynard Marques de Santa Rosa, exonerado após chamar de "comissão da calúnia" a comissão da verdade que o governo quer criar para investigar crimes da ditadura, formaram-se em 1967 na Academia das Agulhas Negras.


com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"O Lula toma as rédeas do debate por saber que sua candidata, de tão fraca, não tem condições de responder."

Do deputado LUIZ PAULO VELLOZO LUCAS (PSDB-ES) sobre Lula, segundo quem Dilma Rousseff não deveria responder às críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para "não baixar o nível".

Contraponto

Lei seca Ao defender sua agenda carregada de inaugurações, Lula disse na sexta em Goiânia que a oposição pode reclamar o quanto quiser, mas ele manterá o ritmo:
-Tenho compromisso com o povo brasileiro até o dia 31 de dezembro de 2010, à meia-noite, quando vou parar para comemorar o ano, tomar um uísque ou uma caninha boa, se alguém de Goiás me der...
A plateia riu, e o presidente cobrou:
-Porque Goiás fala, fala, fala que produz caninha boa, mas eu venho aqui e só me dão empadão!

Nenhum comentário: