quarta-feira, fevereiro 03, 2010

PAINEL DA FOLHA

Terceiro tempo

Renata Lo Prete


Folha de S.Paulo - 03/02/2010


Dois dias depois da canetada de Lula para liberar quatro obras da Petrobras que, segundo o Tribunal de Contas da União, apresentam "irregularidades graves", a consultoria de Orçamento da Câmara produziu parecer contestando os argumentos do Planalto, que estariam baseados em "raciocínio simplista".

Os técnicos afirmam que a decisão do presidente pode gerar "danos irreversíveis" aos cofres públicos e sugerem que o Congresso tente revertê-la por meio de um decreto legislativo. Integram a lista de obras as refinarias Abreu e Lima (PE) e Presidente Getúlio Vargas (PR), o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e o terminal de Barra do Riacho (ES).

Continuidade
Dilma Rousseff chegou ao Congresso ontem para a cerimônia de abertura do ano legislativo quando a execução do Hino Nacional já estava em curso. A oposição não perdeu a piada: "A ministra está fazendo mesmo de tudo para ficar igual ao Lula", notório atrasador.

Alma do negócio
As quase 400 páginas da mensagem presidencial ao Congresso trazem diversas menções à meta de erguer um milhão de moradias, até o final do ano, no programa Minha Casa, Minha Vida. Hoje há cerca de 300 mil unidades contratadas. Estados como Bahia e Mato Grosso já atingiram o teto de operações possíveis.

Ondas
A mensagem ao Legislativo inclui levantamento da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) segundo o qual o programa semanal "Café com o Presidente" é reproduzido por 1.200 rádios.

Me aguarde
Para minimizar a importância de sua desidratação nas pesquisas, Ciro Gomes disse que, a esta altura, os percentuais refletem o volume de exposição na mídia. "A minha safra volta agora." Em 18 de fevereiro, irá ao ar o programa do PSB.

Quem sabe?
Em conversas reservadas, Aloizio Mercadante já não exibe mais a mesma resistência peremptória diante da possibilidade de abdicar da reeleição ao Senado e se tornar, como quatro anos atrás, o candidato do PT ao governo de São Paulo.

Grid
Pesquisa do instituto GPP encomendada no final do ano passado pelo senador Wellington Salgado (PMDB) para testar cenários ao Senado em Minas Gerais aponta o governador Aécio Neves (PSDB, 52,8%) em primeiro lugar na disputa, seguido do vice-presidente José Alencar (PRB, 36,6%) e do ex-presidente e ex-governador Itamar Franco (PPS, 32,3%).

Em campo
Dilma visita na sexta o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), que enfrentará o PT na disputa pelo governo gaúcho. A pauta oficial é a Copa de 2014.

Racha
Capitaneada por Renan Calheiros (AL), uma ala do Senado tenta desbancar Romero Jucá (RR) da corrida pela vaga de vice-presidente do PMDB. O grupo tenta emplacar Valdir Raupp (RO). Argumentam que Jucá anda alinhado demais com a turma da Câmara. A eleição é sábado.

Muralha
Advogados frequentadores do TSE protestam contra uma porta de vidro instalada para reduzir o acesso aos gabinetes de ministros no ano eleitoral. O assunto foi tema de uma reunião ontem com o presidente tribunal, ministro Carlos Ayres Britto, que anunciou já ter mandado removê-la.

Distância
Enquanto o governo tentará derrubar a partir de hoje a chamada emenda Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que altera as regras da partilha dos royalties do pré-sal, o deputado embarcará com uma comitiva para o Haiti.

Nunca antes
O brasileiro Artur Avila Cordeiro de Melo, 30, está no páreo para receber a Fields Medal, espécie de Nobel da matemática.

Tiroteio
A comissão da verdade que o governo quer instituir é a maior mentira política que este país já conheceu.

Contraponto

Outras palavras
Na cerimônia de abertura do ano legislativo, José Alencar contou que, ao assumir a vice-presidência da República, no início do governo Lula, enviou à secretaria-geral do Senado carta na qual "abdicava" de sua cadeira na Casa.

-Eu tenho problemas com a palavra "renúncia"- explicou o mineiro, acrescentando que o documento não foi aceito pelo Senado por causa do termo utilizado.

Mas ele não se deu por vencido.

-No dia seguinte, mandei a carta novamente, com teor idêntico, mas grampeei nela uma página do dicionário "Aurélio" com o verbo "abdicar". E aceitaram!

Nenhum comentário: