terça-feira, fevereiro 02, 2010

PAINEL DA FOLHA

Dupla função

RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/02/10

Divulgada na esteira de um Vox Populi também favorável a Dilma Rousseff, a pesquisa CNT/ Sensus na qual a candidata do PT aparece na zona do empate técnico com José Serra foi usada ontem para alimentar dois discursos caros ao governo. Um deles é o de que o tucano ainda pode "amarelar", optando pela segurança da reeleição ao governo paulista -não obstante o fato de que outro cenário do mesmo levantamento lhe dá vitória no primeiro turno. O segundo discurso é o da polarização consolidada, que tornaria natural a esperada retirada de Ciro Gomes (PSB) do páreo. "Mais um pouco ele estará empatado com Marina", prevê um cardeal da campanha de Dilma.



Passou. O Planalto não se impressiona com o fato de Ciro surgir, em um dos cenários da Sensus, como elemento garantidor do segundo turno. Alega-se ali que o crescimento de Dilma e a progressiva desidratação do deputado em breve mudarão esse quadro. "A saída do Ciro não representa mais risco nenhum", diz um integrante do comando da campanha petista.

Embaralhado. Os anexos da pesquisa Vox Populi enviados ao TSE, que incluem as cartelas apresentadas aos entrevistados pelo instituto, trazem o nome de Serra e a sigla PSDB "espelhados", dificultando seu reconhecimento.

Lupa. Tucanos protocolaram petição na Justiça Eleitoral para ter acesso ao "sistema de fiscalização e controle" do instituto, sob o argumento de que as letras invertidas teriam prejudicado seu candidato.

Pai da matéria. Em Sorocaba, Serra não quis falar sobre política, preferindo reclamar da vitória do Corinthians sobre o Palmeiras no domingo. "O Roberto Carlos foi expulso, mas acabou substituído pela sorte e pelo juiz", protestou o governador.

Agora vai. Aliados de Tarso Genro (Justiça), pré-candidato ao governo gaúcho, apostam que a visita de Lula ao Estado, nesta sexta-feira, venha a marcar a despedida do ministro da Esplanada.

Duas canoas. Apesar do apoio declarado pelo PDT a Dilma, o diretório gaúcho do partido está dividido entre endossar a candidatura ao governo de José Fogaça (PMDB), de quem herdará a Prefeitura de Porto Alegre, ou a tucana Yeda Crusius, se ela de fato tentar a reeleição. No sábado, a sigla assumiu o comando da Assembleia.

Mínimos detalhes. Executivos do grupo Cosan visitaram Dilma ontem na Casa Civil para apresentar um relato da fusão com a Shell.

Chamada. Em busca de resultados mais vistosos, Lula vai convocar os ministros envolvidos no Territórios da Cidadania para cobrar maior engajamento no programa, que até hoje patina. A agenda do presidente deve incluir em breve visita a um dos territórios, na região Nordeste.

Frugal. O PMDB oferece jantar hoje ao novo líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT), que acaba de se submeter a uma cirurgia para perder peso.

Pop 1. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), indicou que pretende ceder à pressão da opinião pública e incluir na pauta, já na próxima semana, o projeto que exige "ficha limpa" dos políticos como pré-requisito para candidaturas.

Pop 2. Apresentado em setembro passado com o respaldo de 1,3 milhão de assinaturas, o texto prevê que condenados em primeira ou única instância por crimes graves não possam disputar. Mas, se realmente for a voto, a tendência é de a restrição ser aliviada, tornando inelegíveis apenas os que tenham sido punidos por uma decisão colegiada de segunda instância.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"Talvez nem a Dilma queira em seu palanque alguém que foi acusado pela Procuradoria da República de chefiar a quadrilha do mensalão."

Do senador ACM JÚNIOR (DEM-BA), sobre José Dirceu, segundo quem a eventual eleição de Dilma será "o terceiro mandato de Lula", que então voltaria em 2014.

Contraponto

Follow Friday Em visita na sexta passada à Campus Party, megaevento de tecnologia realizado em São Paulo, Dilma Rousseff foi cobrada por não ter ainda aderido ao Twitter.
-O Serra já está lá...- cutucou alguém na plateia.
-Mas eu entendo tudo, porque sou cercada de "tuiteiros"- rebateu a ministra, citando os colegas Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Bernardo (Planejamento), duas presenças assíduas no microblog.
O público quis saber mais, e Dilma emendou:
-Aliás, um dia vou aprender a "tuitar" tão rápido quanto eles debaixo da mesa durante as reuniões!

Nenhum comentário: